quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O MINISTÉRIO EPISTOLAR DE PAULO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 7 - QUINTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 23: A prática da verdade (2 Jo 4; 3 Jo 3-4)
Leitura bíblica: At 21:19-21; Gl 3:1-11, 23; 5:1-2, 4, 6


Ler com oração: Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado (Gl 2:16). Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão (v. 21).

O MINISTÉRIO EPISTOLAR DE PAULO

No final de sua terceira viagem ministerial, Paulo foi para Jerusalém levar a oferta dos santos da Macedônia e Acaia para os necessitados ali (At 19:21; 2 Co 8:1; 9:2, 4). Ele até pediu aos irmãos em Roma que orassem para que seu serviço em Jerusalém fosse bem aceito pelos santos (Rm 15:25-32). Uma vez em Jerusalém, Paulo “contou minuciosamente o que Deus fizera entre os gentios por seu ministério. Ouvindo-o, deram eles glória a Deus e lhe disseram: Bem vês, irmão, quantas dezenas de milhares há entre os judeus que creram, e todos são zelosos da lei” (At 21:19-20). Eles estavam preocupados que os judeus se incomodassem com a presença de alguém que pregava que, uma vez salvos, os judeus crentes já não precisavam da lei e dos costumes do Antigo Testamento, nem circuncidar os filhos (vs. 21-22; cf. Gl 2:16, 21; 3:1-11, 23; 5:1-2, 6). Por isso sugeriram que Paulo fizesse um voto de nazireado a fim de conciliar o evangelho com a lei (At 21:23-24).
O voto do nazireu no Antigo Testamento era para pessoas que não eram levitas, ou seja, não estavam qualificadas para servir ao Senhor como sacerdotes, mas queriam participar desse serviço (Nm 6:1-21). Esse voto servia apenas por um período; um nazireu não era um sacerdote vitalício. Provavelmente por causa da pressão da esfera religiosa que havia ali, Paulo aceitou fazer o voto (At 21:26). Caso Paulo tivesse cumprido o voto até o final, um grande problema surgiria: seria o fim de seu serviço espiritual, pois ele mesmo estaria voltando para a lei, depois de ter pregado que não se devia estar debaixo de seu jugo, e anularia para si o sacrifício da cruz de Cristo (Gl 2:21; 5:4).
Para se realizar o voto havia uma preparação de sete dias. Pela soberania do Senhor, findando-se os sete dias, os judeus vindos da Ásia viram Paulo no templo e alvoroçaram todo o povo e o agarraram (v. 27). A intenção deles era matá-lo, porém o Senhor não permitiu e interveio na situação (v. 31).
Paulo foi preso em Jerusalém e mais tarde, visto que os judeus ainda queriam matá-lo, foi levado para Cesareia, a fim de ser julgado pelos representantes romanos. O Senhor preservou Paulo para que ele completasse a incumbência de escrever as catorze epístolas, das quais apenas seis estavam prontas. Se Paulo fosse morto naquela ocasião, não teríamos os oito livros restantes. O Senhor, porém, zela por Sua palavra. Aleluia!


Ponto-chave: Não mais lei, mas Cristo.
Pergunta: De que modo o Senhor salvou Paulo de voltar

terça-feira, 20 de agosto de 2013

A ECONOMIA DE DEUS NOS ESCRITOS DE PAULO

ALIMENTO DIÁRIO \ SEMANA 7 - QUARTA-FEIRA


SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 23: A prática da verdade (2 Jo 4; 3 Jo 3-4)

Leitura bíblica: Ef 3:1-3; 4:1; Fp 1:13; Cl 1:25; 4:9; Fm 1, 9, 22

Ler com oração: O mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos (Cl 1:26).

A ECONOMIA DE DEUS NOS ESCRITOS DE PAULO

A economia de Deus, ou Seu dispensar, tem duas etapas: a do Antigo e a do Novo Testamento. A do Antigo Testamento foi revelada a Moisés quando esteve no monte durante quarenta dias e noites. Já a economia neotestamentária foi revelada a Paulo e transmitida a nós em seus escritos. Todas as revelações contidas em suas catorze epístolas não poderiam ser escritas com poucas palavras em um curto período de tempo. Todavia, apesar de ter discorrido sobre a economia de Deus em Efésios 1, Paulo não teve como detalhar aquelas palavras e ajudar os irmãos a praticá-las em seu viver.
Dentre os escritos de Paulo temos, primeiramente, Gálatas e Romanos. Segundo os historiadores, o livro de Gálatas foi escrito por volta do ano 54, quando Paulo estava em Corinto (cf. At 18:1, 11). Já a carta para os irmãos em Roma deve ter sido escrita mais tarde, por volta do ano 60, também em Corinto (Rm 15:25-32; At 19:21; 20:1-3). Depois temos mais quatros livros, que são em pares, Primeira e Segunda Coríntios e Primeira e Segunda Tessalonicenses, dando assim um total de seis livros escritos antes de ir para Roma.
Primeira Coríntios provavelmente foi escrita por volta do ano 60, quando Paulo estava em Éfeso (At 19:21-22; 1 Co 16:3-8, 19), e 2 Coríntios pouco tempo depois, quando ele estava na Macedônia (2 Co 2:13; 7:5-6; 8:1; 9:2, 4). Primeira Tessalonicenses deve ter sido escrita por volta do ano 54, em Corinto, na segunda viagem ministerial de Paulo, pois Silvano, que é Silas, estava com ele (1 Ts 1:1; 3:6; At 18:1, 5), e 2 Tessalonicenses pouco tempo depois (2 Ts 1:1).
Durante as jornadas de Paulo em prol do evangelho, muitos o perseguiram e quiseram matá-lo. Contudo, mesmo em meio a situações tão difíceis e estando tão ocupado, ele separou um tempo para escrever para certas igrejas. Porém a revelação da economia de Deus, do Seu dispensar, que ele relata em Efésios 1, ainda não fora escrita.
Somente depois de seu aprisionamento é que ele teve paz e tempo para fazer isso. Na prisão em Roma ele escreveu aos efésios (At 28:30; Ef 3:1; 4:1; 6:20), aos filipenses (Fp 1:13), aos colossenses (Cl 4:9) e a Filemom (Fm 1, 9, 22). Como veremos na leitura de amanhã, o Senhor poupou a vida de Paulo em Jerusalém para que ele pudesse completar seu ministério epistolar (Cl 1:25-27). Graças ao Senhor por Sua revelação transmitida a nós nas epístolas de Paulo!


Ponto-chave: A Palavra escrita nos permitiu conhecer a vontade de Deus.
Pergunta: De que maneira o Senhor usou Paulo em seu primeiro aprisionamento?

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O DISPENSAR DO DEUS TRIÚNO

ALIMENTO DIÁRIO \ SEMANA 7 - TERÇA-FEIRA

MENSAGEM 23: A prática da verdade (2 Jo 4; 3 Jo 3-4)
Leitura bíblica: Jo 1:1-5, 10-14; 16:7-16; 20:22; 1 Co 15:45

Ler com oração: Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir (Jo 16:13).

O DISPENSAR DO DEUS TRIÚNO

O livro de Efésios, de maneira muito clara, nos traz a visão acerca da economia neotestamentária de Deus. O capítulo 1 fala do dispensar do Deus Triúno a nós, ou seja, o trabalhar do Deus Triúno em nossa pessoa. Devemos conhecer bem a obra do Pai, a do Filho e a do Espírito; para isso devemos ler várias vezes o livro de Efésios. Também precisamos aplicar essa revelação ao nosso viver diário.
Podemos dizer que todo o encargo de Deus está no livro de Efésios, que contém palavras muito preciosas, pois Paulo as recebeu ao ser arrebatado ao terceiro céu. Como Deus queria que nós também as conhecêssemos, Ele confiou a Paulo essa incumbência de escrever o que lhe fora revelado.
Todavia não foi apenas Paulo quem escreveu sobre o dispensar do Deus Triúno. O apóstolo João também fala do Pai, do Filho e do Espírito em seu evangelho. João 1:1 diz: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. Então no versículo 14 lemos: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai”. Antes de Sua encarnação, não tínhamos como tocar o Pai, pois Ele habitava em luz inatingível (1 Tm 6:16). Agora, porém, visto que Deus tornou-se homem, cheio de graça e verdade, por meio Dele tocamos em toda a graça e a verdade que o Pai tem para nós. Mediante a encarnação do Verbo, a graça e a verdade chegaram até nós.
A obra de Deus, porém, não parou aí. O Verbo encarnado morreu por nós e pôs fim ao nosso velho homem, que está ligado à vida da alma. Por meio Dele, os pecados que cometemos anteriormente foram todos perdoados pela obra redentora na cruz. O sangue que saiu do lado ferido de Jesus é eficaz para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Por estar próximo à cruz, João viu que junto com o sangue saiu água, que representa a vida. O Senhor verteu a vida por nós! Portanto, além de sermos lavados pelo Seu sangue, a vida divina tornou-se disponível a todo o que crê no nome do Senhor. Por meio de Sua morte e ressurreição, podemos ter um novo nascimento.
Não somente isso, como o Filho de Deus em carne, Ele não poderia estar para sempre conosco, mas, como o Espírito da verdade, ou realidade, como o outro Consolador, o Senhor poderia entrar em nós, em nosso espírito, e ficar para sempre conosco (Jo 14:16-18; 20:22). O primeiro Consolador era o próprio Senhor Jesus, e Sua responsabilidade era levar a nós, pecadores, para o Pai. Após a morte e ressurreição, Ele se tornou o Espírito da realidade a fim de entrar em nós (15:26; cf. 1 Co 15:45b). Aleluia! Hoje o Deus Triúno habita em nós!


Ponto-chave: Fomos escolhidos, predestinados, redimidos e regenerados.
Pergunta: Como João apresenta o dispensar do Pai, do Filho e do Espírito em seu evangelho?

domingo, 18 de agosto de 2013

AS VERDADES REVELADAS DEVEM SE TORNAR NOSSA REALIDADE

ALIMENTO DIÁRIO\SEMANA 7 - SEGUNDA-FEIRA


SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 23: A prática da verdade (2 Jo 4; 3 Jo 3-4)
Leitura bíblica:  Ef 1:3-14
Ler com oração: Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor (Ef 3:1-2).

AS VERDADES REVELADAS DEVEM SE TORNAR NOSSA REALIDADE

O tema desta semana é “A prática da verdade”, e essa é a atitude que devemos ter: as verdades objetivas que ouvimos e nas quais cremos devem tornar-se nossa experiência subjetiva.
O apóstolo Paulo foi quem mais escreveu sobre a economia neotestamentária de Deus. Para equipá-lo com essas verdades, o Senhor o arrebatou até o terceiro céu e lhe revelou palavras inefáveis. Em 2 Coríntios 12:2, 4 Paulo diz: “Conheço um homem em Cristo que [...] foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir”. Devido à sua humildade, ele quis ocultar-se, não afirmando que esse “homem” era ele mesmo. Depois de Paulo receber essas palavras, Deus quis que ele as registrasse, o que fez em epístolas. Os catorze livros que escreveu contêm essas verdades que recebeu segundo a revelação que lhe foi dada (Ef 3:3).
Nós recebemos muito benefício dos escritos de Paulo e usamos as palavras que ele registrou, principalmente o livro de Efésios. Contudo nossa atitude quanto às verdades dessa epístola é andar nelas, isto é, aplicá-las ao nosso viver.
Essa foi a atitude do apóstolo João, quando chegou a Éfeso. Ele já havia amadurecido na vida divina e levou a igreja a andar no que Paulo havia escrito aos efésios. João sabia que aquilo era o que Deus mais queria: dispensar-se a nós.
Em Efésios 1 vemos os três aspectos dessa obra de dispensação: a obra do Pai em nos escolher antes da fundação do mundo e nos predestinar para a filiação (vs. 3-6), a obra do Filho em nos redimir e se tornar a Cabeça de todas as coisas (vs. 7-12), e a obra do Espírito em nos selar e ser o penhor da herança de Deus para nós (vs. 13-14). Vemos, portanto, nesse trecho, a economia neotestamentária de Deus.
Por meio do dispensar do Deus Triúno, Sua vida e natureza são infundidas em nós e podemos andar na verdade, na graça, no amor, na luz e no Espírito. Esses cinco tipos de andar são desvendados nos três últimos capítulos do livro de Efésios.
Se invocarmos o nome do Senhor e nos voltarmos ao nosso espírito, no qual habita o Espírito de Deus, certamente ganharemos mais da vida divina, cuja manifestação é o amor. Quanto mais vida ganhamos, mais o amor de Deus cresce em nós e se manifesta, tanto na pregação do evangelho para os que ainda não creram no Senhor, como no cuidado com os que já creram. Que isso se torne nossa realidade!


Ponto-chave: Desfrutar o dispensar de Deus a nós.
Pergunta: Em que esfera podemos desfrutar o dispensar do Deus Triúno a nós?

sábado, 17 de agosto de 2013

DUAS FERRAMENTAS PARA PROPAGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO

ALIMENTO DIÁRIO \ SEMANA 6 - DOMINGO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 22: A verdade no ministério ulterior de João (2 Jo 4; 3 Jo 3-4)
Leitura bíblica:
Mt 24:45-47; Jo 21:15-17; 2 Pe 1:8; Ap 5:9-10; 20:6
Ler com oração: Aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras (Ap 22:5). Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele (1 Co 9:23).

DUAS FERRAMENTAS PARA PROPAGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO

Como vimos na leitura de ontem, uma vez que a vida divina cresce em nós, não apenas amamos os irmãos com amor fraternal, mas também somos preenchidos do amor de Deus, o amor ágape.
Quando as características da vida de Deus existem em nós e em nós aumentam, elas fazem com que não sejamos passivos nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo (2 Pe 1:8); pelo contrário, por amar as pessoas com o amor divino, nós as contatamos e pregamos o evangelho. Isso é resultado do amor de Deus em nós, e o amor de Deus é a expressão da vida divina em nós. Esse amor também nos leva a apascentar e cuidar de nossos conservos (Jo 21:15-17; Mt 24:45-47) para que cresçam na vida divina e conosco possam reinar com Cristo por mil anos na era vindoura (Ap 5:9-10; 20:6).
O Senhor nos confiou pregar o evangelho do reino (Mt 24:14). Para isso temos hoje duas ferramentas – o BooKafé e a colportagem. Por meio delas podemos alcançar mais pessoas, conduzi-las à salvação, se ainda não são salvas, ou conduzi-las a crescer em vida, invocando o nome do Senhor e aprendendo a negar a si mesmas, a fim de serem vencedoras para governar o mundo que há de vir. Hoje estamos praticando isso. Em vez de tomar as verdades divinas contidas na Palavra simplesmente para estudar, nos aprofundar e discutir, queremos propagar a Palavra da vida ao maior número de pessoas possível.
Essas duas ferramentas que o Senhor nos concedeu – o BooKafé e colportagem, que estão sendo usadas não apenas no Brasil, mas em toda a América do Sul e outros continentes, visam suprir vida a todos, para que os filhos de Deus cresçam espiritualmente e se preparem para reinar com Cristo. Louvado seja o Senhor!


Ponto-chave: Propagar o evangelho do reino e suprir vida a todos.
Pergunta: Você tem participado da pregação do evangelho do reino?

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

AS VERDADES APRESENTADAS POR PEDRO SEGUNDO SUA EXPERIÊNCIA

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 6 - SÁBADO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 22: A verdade no ministério ulterior de João (2 Jo 4; 3 Jo 3-4)
Leitura bíblica: Lc 6:27; 1 Pe 1:6; 5:1, 9; 2 Pe 1:3-8; 3 Jo 3-4

Ler com oração: Estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo (2 Pe 2:8).

AS VERDADES APRESENTADAS POR PEDRO SEGUNDO SUA EXPERIÊNCIA

Ao estudar os escritos de Pedro, vemos muitas menções de sofrimentos e provações (1 Pe 1:6; 4:12-13; 5:1, 9). Em sua experiência, Pedro descobriu que não é simplesmente por meio dos sofrimentos que somos transformados, mas por meio do fogo do Espírito que nos purifica (1 Pe 1:7; Mt 3:11). Se, ao passar por sofrimentos, tentamos por nós mesmos tomar a cruz, aparentemente pode haver resultados, mas no final a vida da alma volta a se manifestar. Porém, se, ao passar por sofrimentos e provações, voltamos ao espírito e nos arrependemos, o Espírito irá trabalhar em nós, queimando nossas impurezas, como o fogo purifica o ouro. Segundo ele nos escreveu, os sofrimentos e provações são como um cadinho que ajuda a purificar e apurar o ouro. Se, ao passar por sofrimentos, mantemos nosso espírito “fervoroso”, estaremos lançando a vida da alma no “cadinho quente”; dessa maneira, as impurezas serão consumidas, mas o que é da vida de Deus (ouro) permanecerá! Aleluia!
Pedro passou por vários sofrimentos, mas, porque permitiu que o fogo do Espírito queimasse sua vida da alma, foi transformado. Assim em 2 Pedro 1:3-4, lemos: “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo”. Todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, isto é, à semelhança de Deus, já nos foram doadas quando nascemos de novo.
Hoje somos coparticipantes da natureza divina. A natureza e a vida de Deus estão em nós, porém precisam crescer. Assim como um recém-nascido tem a vida do pai e precisa crescer na vida humana, nós também precisamos crescer na vida divina, ou, em outras palavras, permitir que a vida divina cresça em nós. Por isso, Pedro continua dizendo que deveríamos reunir toda a nossa diligência e associar com a nossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor (vs. 5-7).
Começando pela fé que obtemos ao crer no Senhor e nascer de novo, podemos crescer, como se fôssemos subindo degraus na linha da vida. Um item é acrescentado a outro e depois algo mais é acrescentado. No final, chega ao amor fraternal, “filadélfia”. Quanto mais crescemos na vida de Deus, mais amor há entre os irmãos. O amor fraternal, entretanto, ainda não é o ponto mais elevado. Precisamos mais da vida de Deus até chegar ao amor ágape citado no versículo 7. Uma vez que Deus cresce em nós, e Deus é amor, podemos amar até os inimigos com o amor divino (Lc 6:27, 32).
Hoje, temos as verdades divinas reveladas a Paulo, João e Pedro e transmitidas a nós por meio de seus escritos. Nosso objetivo não deve ser apenas estudá-las, conhecê-las e discutir sobre elas. Devemos buscar recebê-las no espírito e praticá-las, para que se tornem nossa vida, nossa realidade. Quando andamos na verdade, isto é, praticamos a Palavra que nos é transmitida, Deus fica alegre, e aqueles que nos instruem também ficam (3 Jo 3-4). Louvado seja o Senhor!


Ponto-chave: Receber a verdade no espírito e praticá-la.
Pergunta: De que maneira Pedro apresenta nossa experiência de crescimento de vida?

BUSCAR O ESPÍRITO NA PALAVRA DE DEUS

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 6 - SEXTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 22: A verdade no ministério ulterior de João (2 Jo 4; 3 Jo 3-4)
Leitura bíblica: Jo 21:22; 1 Jo 4:7-8

Ler com oração: Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida (Jo 5:39-40). O Espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são Espírito e são vida (6:63).

BUSCAR O ESPÍRITO NA PALAVRA DE DEUS

Quando buscamos a verdade da Palavra de Deus, podemos fazê-lo de duas maneiras: como mero conhecimento ou como realidade e vida. Visto que a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo, precisamos ir até Ele para ganhar vida. Foi isso que o Senhor disse aos fariseus: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida” (Jo 5:39-40). A maneira de tomar a Palavra de Deus é ir ao Senhor. Hoje Ele habita em nosso espírito como o Espírito da realidade, portanto devemos sempre orar e voltar ao nosso espírito quando lemos a Palavra.
O Senhor disse que Suas Palavras são Espírito e são vida (Jo 6:63). Isso nos mostra que, ao ler a Palavra do Senhor, devemos buscar o Espírito, pois Nele recebemos vida, a vida de Deus. Quanto mais vida ganhamos, mais Deus é expresso em nós. Deus é amor, e, por meio de Sua vida, nós experimentamos o amor entre os irmãos (1 Jo 4:7-8). Por isso, João, depois de ter escrito o livro de Apocalipse, na fase final de seu ministério, em idade bem avançada, foi para Éfeso e ali escreveu suas três epístolas, nas quais ele ressalta o amor de Deus.
Hoje estamos seguindo a linha do apóstolo João em sua maturidade. Seu ministério de Espírito e vida é o ministério final, que trará o Senhor de volta, pois, segundo o Senhor nos mostrou em João 21:22, seu ministério permanecerá até a volta do Senhor.
Portanto vemos claramente duas linhas sobre a verdade: as da linha de Paulo vieram da revelação que ele recebeu do Senhor em visões e revelações (2 Co 12:1-3; Gl 1:11-12), e as verdades da linha de Pedro e João vieram diretamente de Jesus Cristo quando estava entre os discípulos na terra.
Aleluia pelo Espírito da realidade, que ensinou o apóstolo João e o fez lembrar de tudo que o Senhor fizera e falara! Que possamos sempre permanecer nessa linha para ganharmos mais Espírito e vida.


Ponto-chave: Estar no espírito para receber vida.
Pergunta: De que maneira João recebeu as revelações que nos transmitiu?

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A REVELAÇÃO DO ESPÍRITO DA VERDADE NO MINISTÉRIO DE JOÃO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 6 - QUINTA-FEIRA


SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 22: A verdade no ministério ulterior de João (2 Jo 4; 3 Jo 3-4)

Leitura bíblica: Jo 14:2-3, 10, 17, 20, 23; 15:26; 16:13

Ler com oração: O Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito (Jo 14:26). Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir (16:13).

A REVELAÇÃO DO ESPÍRITO DA VERDADE NO MINISTÉRIO DE JOÃO

A verdade segundo a linha ministerial dos apóstolos veio da experiência viva que tiveram durante os três anos em que caminharam com o Senhor Jesus. Embora não entendessem muito bem o significado do que Jesus lhes falava naquele tempo, quando o Espírito da realidade veio, Ele os fez lembrar de tudo que lhes ensinara (Jo 14:26).
No capítulo catorze de seu evangelho, João registra as palavras do Senhor com respeito à Sua morte e ressurreição e à vinda do Espírito como outro Consolador: “Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também” (vs. 2-3).
Quando o Senhor falou que ia preparar lugar e que voltaria e nos receberia para Si mesmo, o “ir” se referia à Sua morte na cruz, e o “voltar” à Sua ressurreição. Quando Ele morreu e ressuscitou, trouxe-nos a vida de Deus e nos colocou em Si mesmo, por isso Ele disse: “Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós” (v. 20). Esse “dia” se refere à Sua ressurreição, ou seja, essa já era a Sua “volta”.
A maioria dos cristãos, porém, entende essa passagem como se o Senhor Jesus tivesse ido preparar uma casa para nós no céu. Alguns podem pensar: “Já se passaram dois mil anos e Ele não voltou ainda. Será que não terminou de preparar as casas?”. Não! Nossa habitação é em Cristo e no Pai. Por isso Ele disse que nos receberia para Si mesmo, para que nós estivéssemos onde Ele estava (v. 3). No versículo 10 o Senhor afirmou que estava no Pai e também declarou: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada” (v. 23). As “muitas moradas”, no versículo dois, que Ele iria preparar, somos nós, os que amam o Senhor e guardam Sua palavra.
Enquanto estava em carne, o Senhor não tinha como estar dentro daqueles que O amam. Após Sua morte e ressurreição, porém, Ele preparou essas moradas, pois se tornou o Espírito que dá vida (1 Co 15:45b) e voltou a nós como o outro Consolador, o Espírito da verdade a fim de entrar em nós e estar para sempre conosco (Jo 14:17; 15:26; 16:13).
A palavra grega para “verdade” também quer dizer realidade. O Espírito da verdade nos faz entrar na realidade de todas as coisas espirituais. O Senhor Jesus hoje já é o Espírito da realidade. Ele é verdadeiro e real para nós. O que precisamos hoje é desse Espírito da realidade. Nele estão o Pai, o Filho e também o Espírito Santo.
Louvamos ao Senhor, pois esse Espírito está hoje em nosso espírito para tornar todas essas coisas reais para nós!


Ponto-chave: Experimentar a realidade do Espírito.
Pergunta: Qual é o significado de morada em João 14:2?

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

O ESPÍRITO CONTINUA A REVELAR


ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 6 - QUARTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 22: A verdade no ministério ulterior de João (2 Jo 4; 3 Jo 3-4)
Leitura bíblica: Jo 21:25; Ef 6:17-18; Ap 3:17
Ler com oração: O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica (2 Co 3:6).

O ESPÍRITO CONTINUA A REVELAR

As verdades divinas reveladas por meio de Paulo são cruciais em nosso viver cristão, porém não devemos tomá-las como mero ensinamento para estudar, analisar, e sim no espírito. O próprio Paulo chegou a dizer que “a letra mata, mas o espírito vivifica” (2 Co 3:6). Portanto, ao tomar a Palavra de Deus, devemos exercitar nosso espírito para obtermos a vida que há na Palavra. Uma ótima maneira de fazer isso é ler-orar, isto é, ler com oração a Palavra de Deus. Em Efésios 6:17-18 lemos: “Tomai [...] a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito”. O próprio Paulo nos incentiva a tomar a Palavra com oração.
A Palavra de Deus é muito rica e sua revelação é inesgotável. O apóstolo João disse que, se todas as coisas que Jesus fez, fossem relatadas uma por uma, nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos (Jo 21:25). Podemos dizer o mesmo quanto à revelação da Palavra de Deus.
Não devemos nos sentir satisfeitos com o que já nos foi revelado no passado e estacionar, senão podemos nos tornar como a igreja em Laodiceia: considerar-nos ricos e abastados (Ap 3:17). Por exemplo, no tocante à revelação das verdades divinas na Palavra, nós recebemos muita ajuda do irmão Witness Lee. Todavia, após sua partida para estar com o Senhor, o Espírito Santo continuou a revelar novas verdades. O irmão Lee nos esclareceu muito quanto à nova Jerusalém, mas atualmente o Espírito nos tem falado a respeito de pregarmos o evangelho do reino em toda a terra habitada (Mt 24:14), de governarmos o mundo que há de vir com Cristo (Hb 2:5-8; Ap 20:6) e também da importância do ministério de João em sua maturidade, para nos preparar para a vinda do Senhor. Ó Senhor Jesus! Venha o Teu reino e seja feita a Tua vontade na terra como é feita nos céus!


Ponto-chave: Jamais nos considerar ricos e abastados.
Pergunta: De que maneira você pode extrair vida da Palavra de Deus!

Ó Senhor Jesus! Amém!

terça-feira, 13 de agosto de 2013

AS VERDADES REVELADAS A PAULO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 6 - TERÇA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 22: A verdade no ministério ulterior de João (2 Jo 4; 3 Jo 3-4)
Leitura bíblica: Jo 19:34; Rm 1:1-4; 2 Co 12:1-4; Gl 1:11-12, 17; Cl 1:25-27

Ler com oração: Segundo uma revelação, me foi dado conhecer o mistério [...] o qual, em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, no Espírito [...]. A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo (Ef 3:3, 5, 8).

AS VERDADES REVELADAS A PAULO

Podemos dizer que as verdades contidas no Novo Testamento nos foram reveladas por meio de duas linhas ministeriais: a linha do ministério de Paulo e a linha do ministério dos apóstolos que caminharam com o Senhor Jesus, representados principalmente por Pedro e João.
A verdade segundo a linha de Paulo veio da revelação que ele recebeu quando foi arrebatado ao terceiro céu (2 Co 12:1-4). A revelação que Paulo obteve tinha muito conteúdo e se refere à economia neotestamentária de Deus, ao mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações (Cl 1:25-27). Paulo registrou essa revelação em catorze epístolas, por meio das quais o Senhor manifestou aos santos o que estava em Seu coração (Ef 3:1-8).
Visto que a revelação que Paulo obteve era mais importante do que a que Moisés recebera no Monte Sinai (segundo o registro de Êxodo 24:18, Moisés permaneceu no monte por quarenta dias e noites na presença do Senhor), cremos que Deus tenha gastado o mesmo tempo para revelar a Paulo Sua economia neotestamentária. Deus o levou para o deserto na Arábia após sua conversão (Gl 1:11-12, 17) e ali o arrebatou ao paraíso, onde lhe revelou palavras inefáveis sobre Seu plano eterno. Inicialmente Paulo registrou em seis epístolas parte dessa revelação que recebera no terceiro céu. São elas as epístolas aos gálatas, aos romanos, aos coríntios (duas) e aos tessalonicenses (duas).
A Epístola aos Romanos é um livro que trata do Evangelho de Deus “com respeito a seu Filho” (Rm 1:1). O Senhor Jesus é o conteúdo do evangelho, e Paulo O mostra em dois aspectos: o divino e o humano. No aspecto humano, Ele recebeu um corpo físico por meio de Maria (Mt 1:20), que era descendente de Davi. Foi necessário que Jesus Se apresentasse primeiro como descendente de Davi (Rm 1:3), pois, visto que temos carne e sangue, destes também Ele participou. No aspecto divino, Ele foi designado Filho de Deus, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos (1:4). Isso indica que, pela ressurreição, o Senhor Jesus tornou-se o primogênito Filho de Deus.
Em outras palavras, o Evangelho de Deus tem duas etapas. Na primeira, o Senhor veio em semelhança de carne pecaminosa para resolver o problema de nossos pecados (8:3). Uma vez resolvido esse problema, estamos qualificados para receber a vida do Filho de Deus, isto é, nascermos de novo e nos tornarmos os muitos filhos de Deus.
O Evangelho de João também mostra esses dois aspectos ao dizer que do lado ferido do Senhor não apenas saiu sangue, mas também saiu água (Jo 19:34). O sangue resolveu o problema de nossos pecados, e a água simboliza a vida divina que ganhamos pela regeneração. Para entrar no reino dos céus, é necessário o novo nascimento. Jesus disse que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino dos céus (3:3). Nós já experimentamos a primeira etapa do evangelho e estamos agora na segunda. Como filhos de Deus, estamos sendo trabalhados pelo Senhor a fim de que possamos crescer e nos tornar filhos maduros, Seus herdeiros. Louvado seja o Senhor pelo evangelho!


Ponto-chave: Redimidos e regenerados para entrar no reino de Deus.
Pergunta: Em que aspecto Romanos 1:3-4 corresponde a João 19:34?

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A PALAVRA DE DEUS É A VERDADE

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 6 - SEGUNDA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 22: A verdade no ministério ulterior de João (2 Jo 4; 3 Jo 3-4)
Leitura bíblica: Jo 1:1, 12-14, 17; 6:63
Ler com oração: Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade (Jo 17:17). O mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos (Cl 1:26).

A PALAVRA DE DEUS É A VERDADE

O tema desta semana é “A verdade no ministério ulterior de João”. No capítulo um do Evangelho de João, lemos que o Senhor Jesus é o Verbo que se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade (v. 14). Logo em seguida, ele complementa: “A lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade, porém, vieram por meio de Jesus Cristo” (v. 17). João escreveu isso para nos mostrar que a verdade que nós recebemos é o próprio Senhor Jesus.
Quando falamos da verdade, referimo-nos ao Verbo, à Palavra de Deus. A Palavra de Deus é a verdade (17:17), mas podemos tomá-la de duas maneiras: como mero conhecimento e letras mortas (2 Co 3:6) ou como Espírito e vida (Jo 6:63). Por um lado nós precisamos da verdade, por que é a Palavra de Deus, mas devemos lembrar-nos de que a verdade deve sempre ser acompanhada pela graça, pois ambas vieram por meio de Jesus Cristo.
Com a degradação da igreja, o acesso à Palavra de Deus foi vedado por cerca de mil anos. Somente no século dezesseis, com a reforma de Martinho Lutero, é que a Bíblia se tornou um livro acessível e pôde voltar às mãos das pessoas. Segundo a profecia de Apocalipse, essa fase é prefigurada pela igreja em Sardes, que significa restauração (Ap 3:1-6). Nesse período, o Senhor começou a restaurar o que fora perdido nos séculos anteriores. Não se tratava apenas de restaurar as verdades, mas restaurar a experiência de Cristo.
A primeira verdade restaurada foi a justificação por fé, e não por obras (Gl 2:16; Tt 3:5). A Bíblia, porém, por ser a Palavra de Deus, contém muitas verdades que só foram reveladas nos séculos seguintes.
As verdades que hoje desfrutamos nos foram transmitidas por muitos mestres, estudiosos da Bíblia, que viveram principalmente nos séculos dezenove e vinte. Dentre eles, os Irmãos Unidos estudaram a Palavra de Deus profundamente, e receberam muita revelação do Espírito. Graças ao Senhor essas revelações foram deixadas como herança ao povo de Deus. Depois, recebemos muita ajuda do ministério do irmão Watchman Nee, que tinha um dom especial para compreender e explicar as Escrituras. Ele conseguiu ler muitos livros dos autores cristãos antes dele e do tempo dele. Em sua biografia lemos que nos dois lados de sua cama havia pilhas de livros. Além disso, porque o irmão Nee tinha uma mente capaz de sintetizar tudo o que lia, ele conseguiu fazer um quadro comparativo sobre todos esses estudos. O irmão Nee nos apresentou muitas verdades com respeito à vida divina.
Por meio desses mestres, não somente a Bíblia se tornou disponível, mas sua revelação também. Graças ao Senhor, nós somos privilegiados e beneficiados com a revelação da Palavra que recebemos por meio dos irmãos que viveram antes de nós.


Ponto-chave: A revelação da Palavra de Deus está disponível para todos nós.
Pergunta: Que ocorreu a partir da reforma de Lutero com relação à Bíblia?

Ó Senhor Jesus! Amém!

sábado, 10 de agosto de 2013

A PLENA SALVAÇÃO DE DEUS

ALIMENTO DIÁRIO \ SEMANA 5 - DOMINGO


SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 21: A verdade no ministério de Paulo (2 Tm 2:2)
Leitura bíblica: Mt 13:18-23

Ler com oração: O Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém! (1 Pe 5:10-11).

A PLENA SALVAÇÃO DE DEUS

A parábola do semeador é outra porção da Palavra sobre a qual Pedro provavelmente refletiu bastante. É possível que ele tenha aplicado a revelação contida nessa parábola em sua vida. Em Mateus 13 o Senhor Jesus descreve três espécies de solos inadequados, que tipificam três condições negativas em que o coração do homem pode ser encontrado. O primeiro tipo é o solo à beira do caminho, endurecido, no qual a semente não penetra; o segundo tipo é o solo rochoso, onde há pouca terra e, consequentemente, pouca água, impedindo a semente de se desenvolver; o terceiro é o solo cheio de espinhos, que crescem e sufocam a semente.
Ao considerarmos a experiência de Pedro diante da necessidade apresentada por cada um desses solos, podemos perceber que o Espírito e o fogo são os elementos necessários para que tais solos se tornem adequados e frutíferos. O solo endurecido precisa de ar, que representa o Espírito, para ser arejado e afofado. O solo rochoso precisa ter as pedras removidas para reter a água, que também é tipificada pelo Espírito. O solo com espinhos precisa ser purificado pelo fogo, para que eles sejam destruídos e a semente possa crescer livremente. Assim cada um desses solos pode ser uma boa terra, que produz a cem, a sessenta e a trinta por um. Esse é o resultado do trabalhar do Espírito Santo e do fogo em nossa alma.
Na proporção em que somos submetidos às provações, temos a oportunidade de usar o fogo purificador do Espírito para eliminar as impurezas de nossa alma, assim como acontece no processo de purificação do ouro. Por isso Pedro disse: “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (1 Pe 1:6-7).
Assim sendo, quanto maior for a “temperatura” das provações, maior será a oportunidade de eliminarmos as impurezas de nossa alma. Não por causa do sofrimento em si, mas por causa da ação purificadora do fogo do Espírito. Essa é a revelação que recebemos por intermédio da experiência e do ministério de Pedro. É a maneira de praticarmos a Palavra, experimentando o trabalhar do Espírito em nossa alma, que consumará a salvação completa de todo o nosso ser tripartido. Essa é a plena salvação de Deus “preparada para revelar-se no último tempo” (1 Pe 1:5).
O mero conhecimento das verdades, por mais elevado e profundo que seja, não basta para sermos aprovados pelo Senhor na Sua vinda. Somente por meio do operar do Espírito em nós, na proporção em que o fogo santificador nos purifica, é que podemos ser enchidos com a vida de Deus e assim ser aprovados por Ele naquele Dia. Aqueles que se permitirem ser purificados pelo Espírito Santo e pelo fogo estarão aptos para reinar com Cristo em Seu reino vindouro, recebendo louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo.


Ponto-chave: Quanto maiores as provações, maiores as oportunidades de eliminarmos as impurezas de nossa alma.
Pergunta: De que modo podemos praticar as verdades, seguindo o modelo apresentado por Pedro?

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A PRÁTICA DA VERDADE NA EXPERIÊNCIA DE PEDRO

ALIMENTO DIÁRIO \ SEMANA 5 - SÁBADO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 21: A verdade no ministério de Paulo (2 Tm 2:2)
Leitura bíblica: Mt 13:11; Jo 21:18; 1 Pe 1:6-9, 22; 4:12


Ler com oração: Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente (1 Pe 1:22-23).



A PRÁTICA DA VERDADE NA EXPERIÊNCIA DE PEDRO

Graças ao Senhor pelo ministério do apóstolo João, que, em sua maturidade, nos ajudou a perceber que não basta sermos bons conhecedores das verdades, pois necessitamos andar na verdade. Isso significa que, em nosso viver diário, nossas ações e nossa conduta devem expressar a verdade que recebemos; não devemos tomá-la somente como nosso discurso.
Também as epístolas de Pedro nos auxiliaram a perceber isso. Ele comparou a necessidade de eliminarmos nossas impurezas com a necessidade do ouro passar pelo fogo, sendo purificado por ele. Em outras palavras, a maneira de eliminarmos nosso ego e salvarmos nossa alma é por meio do fogo do Espírito Santo.
Todos nós possuímos uma vida da alma que busca ser independente de Deus. Em algumas pessoas ela se apresenta de maneira mais forte do que em outras. Podemos dizer que Pedro é um representante ideal da força que possui nossa vida da alma, nosso ego. Ao considerarmos seu histórico, suas experiências, bem como a transformação que o Espírito operou em sua vida, podemos aprender muitas lições.
Pedro possuía uma vida da alma muito forte e, por certo tempo, pensou que as tribulações e sofrimentos pelos quais passava, seriam capazes de eliminá-la. De fato, quando passamos por tribulações e sofrimentos e nos voltamos ao Senhor, nossa vida da alma é amortecida por algum tempo, porém logo torna a se manifestar. Embora os sofrimentos possam auxiliar a nos voltarmos para o Senhor, eles não são suficientes para transformar nossa alma.
Graças ao Senhor, mediante o ministério de Pedro em sua maturidade, compreendemos o que o Espírito quis dizer em Mateus 3:11, onde nos é revelado que o Senhor Jesus nos batizaria com Espírito Santo e com fogo. Ao lermos as palavras escritas por Pedro em suas epístolas, percebemos que por meio do fogo que há no Espírito nossa alma pode ser purificada e salva (1 Pe 1:6-9; 22). Aleluia!
Nesse sentido, a experiência de Pedro é um excelente modelo para nós. Não devemos estranhar quando somos provados por esse fogo (4:12). Pelo contrário, cada vez que a vida da alma se manifestar, devemos nos voltar ao Espírito, para que o fogo santificador que há Nele nos purifique.
Esse processo de amadurecimento por que Pedro passou, foi profetizado pelo próprio Senhor Jesus em João 21:18. Nessa ocasião o Senhor fez menção à imaturidade de Pedro, quando disse que, enquanto Pedro era “moço”, andava por onde queria. Na sequência, Ele afirmou que, quando Pedro se tornasse “velho”, isto é, amadurecesse, ele estenderia suas mãos e seria restringido e levado por outros para onde não queria. Isso mostra que, à medida que avançasse em seguir o Senhor, Pedro iria eliminar sua vida da alma por meio do fogo do Espírito. Dessa maneira ele foi transformado e sua alma purificada, tornando-se maduro na vida divina.


Ponto-chave: Eliminar o ego e salvar a alma por meio do fogo do Espírito.
Pergunta: De que modo o ministério de Pedro nos auxilia a compreender a vontade de Deus?

CONHECER A VERDADE E PRATICÁ-LA

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 5 - SEXTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 21: A verdade no ministério de Paulo (2 Tm 2:2)
Leitura bíblica: At 21:23-31; 2 Tm 4:7-8; 2 Jo 3-4; 3 Jo 4


Ler com oração: O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco (Fp 4:9). Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade (3 Jo 4).

CONHECER A VERDADE E PRATICÁ-LA

No final de sua terceira viagem, Paulo insistiu em ir para Jerusalém. Ali, subjugado pelo ambiente religioso, acabou aceitando fazer um voto para provar que ainda guardava a lei de Moisés. Então, Paulo, juntamente com quatro homens que haviam aceitado o voto, tendo-se purificado com eles, entrou no templo, acertando o cumprimento dos dias da purificação, até que se fizesse a oferta em favor de cada um deles (At 21:23-26). Quando já estavam por findar os sete dias, ele foi reconhecido pelos judeus da Ásia, que, ao vê-lo, queriam matá-lo (vs. 27-31). Entretanto Paulo acabou sendo preso, ficando impedido de prosseguir com seu ministério de edificar as igrejas.

O Senhor preservou sua vida e não permitiu que ele fosse morto nas mãos dos judeus, pois ainda precisava usá-lo, uma vez que Paulo ainda não havia registrado muitas coisas relacionadas às visões e revelações que recebera. Enquanto aguardava seu julgamento, em prisão domiciliar em Roma, Paulo pôde concluir seu ministério, transmitindo por meio de suas epístolas todo conteúdo da economia neotestamentária que Deus havia lhe mostrado nas regiões da Arábia.
Ao final de sua vida, após ter complementado a revelação de Deus em suas cartas, ele deu testemunho de si mesmo, dizendo: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda” (2 Tm 4:7-8).

Como já dissemos anteriormente, o Novo Testamento possui duas principais linhas ministeriais. Uma foi apresentada por Paulo e a outra pelos doze apóstolos, especialmente Pedro e João. Ao nos depararmos com essas verdades precisamos ter uma atitude equilibrada entre essas duas linhas ministeriais. Alguns estudiosos destacam apenas o ministério do apóstolo Paulo, pelo fato de ser ele o escritor da maioria dos livros do Novo Testamento (catorze no total). Embora tais verdades sejam essenciais, não basta apenas conhecê-las plenamente e transmiti-las.
Por meio da revelação que temos recebido, hoje nosso enfoque é praticar as verdades. Por um lado, de fato, precisamos conhecer e transmiti-las, porém ainda é necessário laborar nelas no espírito a fim de praticá-las.

 Essa é a linha ministerial que damos mais atenção, pois isso é o que alegra o coração do nosso Senhor, conforme vemos em 2 João 4: “Fiquei sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai”. E, ainda, em 3 João 3-4: “Pois fiquei sobremodo alegre pela vinda de irmãos e pelo seu testemunho da tua verdade, como tu andas na verdade. Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade”.

Louvado seja o Senhor! Esse é o encargo apresentado por João: a prática da verdade, e, mediante a misericórdia e a graça que o Senhor tem nos dado, esse também é o nosso enfoque. Aleluia!


Ponto-chave: Buscar o equilíbrio entre conhecer e praticar as verdades.
Pergunta: Por que razão conhecer e transmitir as verdades não são suficientes para cumprir a vontade de Deus?

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

SEGUIR O ESPÍRITO NOS LEVA A FAZER A VONTADE DE DEUS

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 5 - QUINTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 21: A verdade no ministério de Paulo (2 Tm 2:2)

Leitura bíblica:At 15:33-35; 16:6-10; 19:1-12


Ler com oração: Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele (Is 30:21).


SEGUIR O ESPÍRITO NOS LEVA A FAZER A VONTADE DE DEUS

Ontem vimos que os líderes da igreja em Jerusalém deram pouca atenção ao discurso de Pedro. O parecer de Tiago foi o que prevaleceu (At 15:19-21). Tendo elaborado uma carta de recomendações que seria lida nas igrejas dos gentios, enviaram dois irmãos, Judas e Silas, para acompanharem Barnabé e Paulo em sua viagem seguinte.
Depois de lerem a carta junto à igreja em Antioquia, Judas retornou para Jerusalém. Silas, todavia, permaneceu ao lado de Paulo e Barnabé em Antioquia (vs. 33-35). A Bíblia não menciona o motivo que levou Silas a permanecer ali, porém cremos que ele tenha percebido que a direção do Espírito estava com Paulo.
Ao prepararem-se para a segunda viagem, com o propósito de visitar os irmãos pelas cidades onde anunciaram o evangelho, Barnabé manifestou o desejo de levar João Marcos com eles. Paulo, por sua vez, recusou-se a levá-lo, e isso gerou tal desavença entre eles que se separaram. Assim, Barnabé seguiu para Chipre, levando Marcos consigo, e Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu para visitar as igrejas da Síria e Cilícia.
Nessa viagem Paulo e Silas se deixaram ser totalmente conduzidos pelo Senhor. Por estarem sensíveis à direção do Espírito, posto que quisessem pregar o evangelho na Ásia, Mísia e Bitínia, e tendo sido impedidos pelo Espírito, desceram para Trôade onde aguardaram o Senhor lhes mostrar o caminho que deveriam seguir (16:6-8).
Naquela noite sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio lhe rogava, dizendo: “Passa à Macedônia e ajuda-nos” (v. 9). E logo após Paulo ter recebido essa visão, imediatamente partiram para a Macedônia, em obediência à direção que o Espírito lhes havia mostrado. O Senhor os abençoou de tal modo que, por onde passaram, mesmo diante dos sofrimentos e de grandes tribulações, muitas pessoas creram no evangelho e foram salvas. Louvado seja o Senhor!
Contudo, quando Paulo partiu para a sua terceira viagem, a situação mudou. Silas, que estivera com ele por toda segunda viagem, já não mais o acompanhava. Ao chegar a Éfeso, Paulo pregou o evangelho para um grupo de pessoas que havia recebido apenas o batismo de João. Paulo os batizou, e logo grande quantidade de pessoas creu no evangelho, por ocasião dos sinais e prodígios realizados por Paulo (At 19:1-8, 11-12).
Apesar de Paulo ter sido comissionado por Deus para pregar o evangelho aos gentios, durante sua permanência em Éfeso, ele também acabou dando muita ênfase às doutrinas e verdades espirituais, discorrendo-as na escola de Tirano por dois anos (vs. 9-10).
Com efeito, Paulo havia sido constituído com a revelação da economia neotestamentária, no entanto não era o desejo de Deus que isso fosse motivo de discussão ou debates. Essas verdades deveriam promover a fé e ajudá-los a crescer na vida de Deus.


Ponto-chave: Ser sensível à voz do Espírito nos revela o caminho que devemos seguir.
Pergunta: Por que Silas não prosseguiu com Paulo em sua terceira viagem?

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O AMBIENTE ADEQUADO PARA OUVIR O FALAR DO ESPÍRITO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 5 - QUARTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 21: A verdade no ministério de Paulo (2 Tm 2:2)

Leitura bíblica: At 11:23-26, 29-30; 13:1-3; 15:1-5

Ler com oração: Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres. [...] E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram. Enviados, pois, pelo Espírito Santo (At 13:1-4a).

O AMBIENTE ADEQUADO PARA OUVIR O FALAR DO ESPÍRITO


Por força do arranjo soberano do Senhor, Paulo permaneceu algum tempo em Tarso após ter sido enviado para lá pelos irmãos de Jerusalém. Não sabemos quanto tempo ele permaneceu naquela cidade, todavia cremos que ele já estava sendo aperfeiçoado para a obra. Quando surgiu a igreja em Antioquia, Barnabé foi enviado até lá pelos irmãos que estavam em Jerusalém e, depois de testemunhar a alegria dos irmãos em Antioquia e de exortá-los a permanecerem no Senhor, partiu para Tarso à procura de Paulo e, tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia (At 11:23-26).

Eles permaneceram naquela cidade por um ano, servindo aos irmãos e pregando o evangelho às pessoas. Naquele tempo Paulo ainda estava aprendendo com Barnabé a servir o Senhor (vs. 29-30; 12:25). O capítulo 13 mostra que havia na igreja de Antioquia um ambiente saudável, com profetas e mestres servindo ao Senhor com jejum e oração, em comunhão íntima com Ele (vs. 1-2). Por causa desse ambiente positivo e cheio do Espírito, cremos que Paulo cresceu na vida de Deus, aprendendo a viver mais no espírito e a confiar menos em suas razões.

 Ali, ele também foi aperfeiçoado para a obra do ministério, aprendendo a se coordenar com os demais irmãos e a ser um dos profetas e mestres na igreja.
Por estarem no espírito, eles puderam discernir a voz do Espírito Santo, que teve liberdade para dizer: “Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado” (v. 2). O Senhor precisava deles para levar o evangelho aos gentios. Assim, partiram para a primeira viagem ministerial, na qual passaram por muitos lugares e muitas situações perigosas, como tempestades, ondas e naufrágio, porém o Senhor os guardou.

Em Gálatas 3:3 vemos como eles realizavam a obra de Deus. Paulo e Barnabé conduziam as pessoas ao Espírito. Eles pregavam o evangelho e levavam as pessoas a receber o Espírito por meio de invocar o nome do Senhor Jesus (1 Co 1:2; 12:3). Assim eles pregaram o evangelho na Galácia e na Ásia Menor, estabelecendo igrejas por onde passavam.

Entretanto, em Atos 15:1 lemos: “Alguns indivíduos que desceram da Judeia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos”. Esses judaizantes de Jerusalém perturbavam e confundiam o entendimento dos novos crentes, pois, ao contrário do que Paulo e Barnabé lhes haviam anunciado, ensinavam que não bastava aos gentios crerem no Senhor, impondo-lhes a circuncisão e a observância da lei mosaica como condição para serem salvos (v. 5).

Diante dessa situação, Paulo e Barnabé decidiram ir a Jerusalém, a fim de levar o assunto aos apóstolos e presbíteros da igreja naquela cidade (v. 2). Depois de darem testemunho acerca de tudo que Deus fizera por intermédio deles, deflagrado um grande debate entre todos, Pedro tomou a palavra e lhes falou (vs. 7-11). Infelizmente, nesse tempo o apóstolo Pedro quase não mais exercia liderança na igreja em Jerusalém e, mesmo tendo falado com a sabedoria do Espírito, suas palavras tiveram pouca repercussão. Além disso, havia muitas tradições e conceitos religiosos naquele ambiente.

Essa situação nos revela quão prejudicial são nossos conceitos e tradições, pois nos impedem de ouvir e discernir o falar do Espírito. Devemos sempre esvaziar nosso ser diante do Senhor, em temor e oração, para que possamos atender ao Seu chamado e não ser pedra de tropeço na obra do Senhor.


Ponto-chave: Viver no espírito e servir em coordenação para ouvir o falar do Espírito.
Pergunta: Por que em Atos 15 os líderes da igreja em Jerusalém não foram convencidos pelas palavras de Pedro?

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

EQUIPADOS COM A REVELAÇÃO PARA SERMOS ÚTEIS AO SENHOR

Alimento diário / Semana 5 - terça-feira


SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 21: A verdade no ministério de Paulo (2 Tm 2:2)

 

Leitura bíblica: At 9:20-29; Gl 1:17; 2:16; 3:2-3; 5:16, 25; 2 Co 12:1-4

 

Ler com oração: Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente, disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade (2 Tm 2:24-26).
 


EQUIPADOS COM A REVELAÇÃO PARA SERMOS ÚTEIS AO SENHOR

 
Vemos duas linhas ministeriais no Novo Testamento. A primeira linha principal é identificada no ministério dos doze apóstolos e relaciona-se com os ensinamentos do Senhor Jesus durante os três anos e meio em que conviveu com Seus discípulos. Eles receberam as palavras diretamente do Senhor Jesus, que os instruía à medida que O seguiam, utilizando-se das circunstâncias presentes para lhes transmitir lições. O chamamento de Paulo deu origem à segunda linha ministerial, baseada nas visões e revelações que recebeu sobre a economia neotestamentária de Deus.


Conforme vimos nas semanas anteriores, Paulo não havia conhecido o Senhor pessoalmente, pois não era um de Seus discípulos. Ao ser chamado por Deus, Paulo, que era fariseu, possuía apenas o conhecimento acerca das coisas do Antigo Testamento, pois fora instruído aos pés de Gamaliel quanto à exatidão da lei (At 22:3). Por isso Deus precisava equipá-lo com as verdades neotestamentárias, para que ele estivesse apto a realizar Sua obra.


Depois de sua conversão, Paulo foi para as regiões da Arábia (Gl 1:17). Cremos que foi nesse período que Paulo recebeu as revelações que nortearam seu ministério (2 Co 12:1-4). Ao ser arrebatado ao terceiro céu, ao paraíso de Deus, ele recebeu diretamente de Deus as visões e revelações de Sua economia neotestamentária.


O conteúdo dessas revelações foi registrado por Paulo em suas epístolas. Uma parte dessas revelações está na Epístola aos Gálatas, uma das primeiras que escreveu, onde apresentou uma visão geral da economia neotestamentária de Deus. Nessa carta, ele nos mostra que somos justificados pela fé em Cristo e naquilo que Cristo realizou por nós, e não pelas obras da lei (2:16). Pelo ouvir da fé recebemos o Espírito (3:2-3), e agora devemos andar no espírito (5:16, 25) para crescer na vida de Deus e nos tornar os herdeiros da promessa (3:29; 4:1-7).


Depois disso, Paulo retornou para Damasco, onde pregava nas sinagogas (At 9:20). Nesse primeiro momento, por causa de sua persuasão e eloquência, muitos se tornaram seus discípulos, ao passo que outros o odiavam e queriam matá-lo (vs. 22-25). O Senhor não desejava que Paulo tivesse um discipulado, pois queria enviá-lo aos gentios a fim de anunciar-lhes o evangelho. Por ainda ser imaturo, Paulo se envolvia em muitas discussões e contendas, na tentativa de convencer as pessoas das coisas que falava. Por fim, a perseguição dos judeus contra ele forçou-o a fugir de Damasco e, posteriormente, a se retirar de Jerusalém e ir para Tarso (vs. 28-29).


Paulo foi equipado com as visões e revelações da economia neotestamentária de Deus. Ele havia recebido a mais elevada revelação de Deus. Contudo, mesmo tendo obtido o conhecimento destas coisas, a vida de Deus ainda necessitava crescer mais nele. Graças ao Senhor, um pouco antes de ser martirizado, ele escreveu: "Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente" (2 Tm 2:24).


Deus não nos chamou para discutir sobre as verdades com as pessoas, mas para praticá-las. Que essa seja nossa realidade.

 



Ponto-chave: Não discutir sobre as verdades, mas praticá-las.


 
Pergunta: Por que o Senhor precisou revelar Sua economia divina para Paulo?


domingo, 4 de agosto de 2013

O PODER TRANSFORMADOR DA VIDA DE DEUS

ALIMENTO DIÁRIO \ SEMANA 5 - SEGUNDA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 21: A verdade no ministério de Paulo (2 Tm 2:2)

Leitura bíblica: At 7:58-60; 8:1-3; 9:1-2; 22:3, 16-18; Gl 1:14; Fp 3:5-6





Ler com oração: Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios (Gl 1:15-16a).


O PODER TRANSFORMADOR DA VIDA DE DEUS

Nessa semana adentraremos mais nas revelações apresentadas por Paulo em seu ministério. Antes, porém, é importante vermos a pessoa de Paulo, seu histórico judaizante, o operar do Espírito em sua vida, as revelações recebidas, as experiências vividas em suas viagens ministeriais, bem como o cuidado que ministrava às igrejas.

Paulo, anteriormente chamado Saulo, era um jovem zeloso das tradições de seus pais, que se avantajava a muitos de sua idade (Gl 1:14), sendo instruído por Gamaliel (At 22:3), um dos principais fariseus da época. Em Atos vemos que ele estava presente no momento da morte de Estevão, um dos diáconos da igreja em Jerusalém (6:5). Saulo guardava as vestes dos que o apedrejavam e consentia em sua morte (7:58; 8:1). Ele testemunhou que Estevão, enquanto era apedrejado, invocava e dizia: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito!”, e ainda: “Senhor, não lhes imputes este pecado!” (7:59-60).

Saulo era fariseu extremamente zeloso da lei judaica e se considerava irrepreensível quanto à justiça que há nela (Fp 3:5-6), por isso se tornou o principal perseguidor da igreja. Atos 8:1b descreve: “Naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e Samaria”. Todos os cristãos de Jerusalém, exceto os doze apóstolos, tiveram que fugir para as cidades vizinhas. Enquanto isso, Saulo “assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere” (v. 3).

Tendo perseguido e prendido vários cristãos em Jerusalém, “Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém” (At 9:1-2).

Quando, porém, estava a caminho de Damasco, uma forte luz lhe apareceu, fazendo-o cair por terra e deixando-o cego. No meio daquela luz uma voz lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” (v. 4). Nesse momento ele certamente percebera que era Deus quem lhe falava e perguntou: “Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues” (v. 5). Diante disso Saulo compreendeu que, ao perseguir os cristãos, aqueles que invocavam o nome do Senhor Jesus, ele também estava perseguindo o próprio Senhor. Essa experiência mudou sua vida completamente.

Com efeito, Deus queria usá-lo, mas disse-lhe: “Levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer”. Chegando a Damasco, Saulo permaneceu três dias jejuando e orando (vs. 9, 11). Ananias, então, foi enviado por Deus a Saulo para anunciar-lhe Seu propósito (vs. 15-17). Por fim Saulo foi batizado invocando o nome do Senhor (22:16). Saulo, que estava cego até aquele momento, passou a enxergar novamente (v. 18). Depois de algum tempo, pregava ousadamente o evangelho em todo lugar, tornando-se um importante instrumento nas mãos de Deus. Aleluia!

Assim como foi com Saulo, Deus deseja mudar nossa vida, renovar nossa visão, equipar-nos e enviar-nos para pregar o evangelho do reino para todas as pessoas.


Ponto-chave: O Senhor deseja mudar nossa vida e renovar nossa visão.
Pergunta: Por que motivo Deus precisou se apresentar de modo tão intenso para Saulo?

sábado, 3 de agosto de 2013

A MANEIRA ESPONTÂNEA DE NEGAR A VIDA DA ALMA

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 4 - DOMINGO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 20: Ouro transparente [2] – (2 Pe 1:3-8)
Leitura bíblica: Rm 6:6; 2 Co 5:17; Gl 5:24


Ler com oração: Pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo (2 Pe 1:3-4).

A MANEIRA ESPONTÂNEA DE NEGAR A VIDA DA ALMA

Por permitir que o Senhor trabalhasse nele, Pedro tinha certeza de que receberia louvor, glória e honra na revelação do Senhor, isto é, na Sua volta (1 Pe 1:7). E quanto a nós? Devemos continuar a negar a vida da alma, voltar-nos ao espírito e permitir que o fogo queime todas as impurezas de nosso ser.

A Bíblia nos revela vários fatos espirituais realizados pelo Senhor a nosso favor na cruz. Romanos 6:6 diz: “Sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos”. Em 2 Coríntios 5:17 Paulo nos diz: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. Em Gálatas 5:24 lemos: “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências”. Esses feitos realizados pelo Senhor são objetivos, isto é, são fatos que, em muitos aspectos de nosso viver, ainda não se tornaram nossa realidade.

Por isso insistimos que não é fácil negar a vida da alma, negar a si mesmo, tomar a cruz, fazer morrer a carne com suas paixões e concupiscências, e despojar-nos do velho homem com suas práticas. Isso não depende simplesmente de entender os fatos espirituais com a mente e tomar uma decisão com a vontade.

Quando ouvimos essas palavras acerca de negar a nós mesmos, de que nosso velho homem já foi crucificado juntamente com Cristo e que hoje somos uma nova criatura, muitas vezes decidimos: “De hoje em diante, eu vou negar a vida da alma”, pensando que desse modo a vida da alma vai embora. Não! Dia a dia devemos experimentar desses fatos espirituais. O reino foi semeado em nós pela Palavra do Senhor (Mt 13:19). Agora essa semente precisa crescer, e isso leva tempo e requer labor e cuidado. Por um lado, ninguém pode dizer que já foi totalmente transformado e já está crescido; por outro, todos têm esperança, pois a semente está lá. Aleluia, estamos nesse processo!

O modo de experimentar esses feitos do Senhor é voltar-nos ao nosso espírito, onde habita o Espírito da verdade, da realidade. Ele é que torna todos esses fatos espirituais realidade para nós e em nós. Uma maneira simples e eficiente de nos voltar ao espírito é invocar o nome do Senhor Jesus (cf. 1 Co 12:3). O Senhor está trabalhando naqueles que foram regenerados. Eles nasceram de novo, receberam a vida divina e estão no processo de crescimento e transformação a fim de se tornarem filhos maduros. Quando o Senhor terminar essa obra neles, poderão herdar o reino a fim de governar com Ele o mundo que há de vir. Louvado seja o Senhor!


Ponto-chave: Os fatos espirituais não podem tornar-se nossa realidade subjetiva.

Pergunta: Qual é a maneira mais espontânea de negarmos a nós mesmos?

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O VIVER DE REUNIÕES, FAMILIAR, SOCIAL E A BATALHA ESPIRITUAL

ALIMENTO DIÁRIO \ SEMANA 4 - SÁBADO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 20: Ouro transparente [2] – (2 Pe 1:3-8)
Leitura bíblica: Jo 10:11-15; At 2:42-47; 1 Pe 2:11-12, 17-20; 3:1-7

Ler com oração: Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei (1 Pe 2:17).

O VIVER DE REUNIÕES, FAMILIAR, SOCIAL E A BATALHA ESPIRITUAL

Se permitirmos que o Senhor trabalhe em nós e nos transforme nesta era, na revelação de Jesus Cristo receberemos louvor, glória e honra (1 Pe 1:6-7). Isso foi o que Pedro provou e devemos também provar. Pedro era bastante natural, como vemos nos evangelhos, agindo conforme os impulsos de sua alma, mas Deus trabalhou nele a ponto de ele ser transformado: o Pedro que vemos nos evangelhos é bem diferente do Pedro que vemos em suas cartas, pois já havia amadurecido na vida do Senhor.

O viver da igreja é o ambiente em que o Senhor nos transforma, e esse viver é constituído de quatro esferas: as reuniões, o viver familiar, o viver social e a batalha espiritual. Precisamos do viver de reuniões, pois nelas podemos exercitar o espírito, ter comunhão uns com os outros, receber luz coletivamente e nos alimentar da Palavra. Somos um rebanho; não conseguimos viver sozinhos (Jo 10:11-15). Porém a vida da igreja não se limita às reuniões. Não podemos ter um viver nas reuniões e outro em casa, por isso a vida da igreja inclui também a vida familiar: em casa devemos também ruminar a Palavra, orar com nossos familiares e ter momentos de comunhão pessoal com o Senhor a fim de ter intimidade com Ele.

Além desses dois tipos de viver da igreja, devemos também exercitar o espírito e nos voltar a ele na vida social. No trabalho ou na escola, devemos sempre ter bom testemunho e expressar o Senhor tanto em ações como em palavras, pregando o evangelho aos colegas e conhecidos. Além disso, não podemos esquecer que estamos em uma guerra espiritual, batalhando a favor do reino de Deus, e a todo tempo precisamos vigiar e orar, pois o inimigo de Deus não dorme; ele quer nos matar, roubar e destruir para impedir que o reino de Deus se manifeste (Mt 26:41; Jo 10:10, Gl 5:17; Ef 6:12).

Esses quatro aspectos do nosso viver fazem parte da vida da igreja, e em todos eles devemos ter experiências subjetivas da obra transformadora do Senhor em nós, como as que Pedro teve: experiências de ser purificado pelo fogo. Quando nos voltamos ao nosso espírito, o fogo do Espírito pode consumir todas as impurezas.

Apesar de em nós haver ainda muitas impurezas por causa de nossa herança em Adão, isto é, nossa vida da alma caída, o Senhor hoje está ocupado trabalhando em nós. Com o passar do tempo nossa vida da alma vai sendo negada e a vida de Deus vai crescendo até chegar a um ponto em que receberemos o louvor, a glória e a honra.

Que todos nós vivamos a vida da igreja, exercitando o espírito no viver de reuniões, na vida familiar, na vida social e na batalha espiritual a favor do reino de Deus. Aleluia!


Ponto-chave: Viver a vida da igreja no espírito nos conduz ao reino.

Pergunta: A sua vida da igreja tem se limitado apenas às reuniões?

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

VIDA DA ALMA: O EMPECILHO PARA NOSSA TRANSFORMAÇÃO

 Alimento diário / Semana 4 - sexta-feira


SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 20: Ouro transparente [2] – (2 Pe 1:3-8)

Leitura bíblica:
Hb 2:5-7; 4:15; 1 Pe 1:6-7; Ap 21:23

 

Ler com oração: Todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito (2 Co 3:18).
 


VIDA DA ALMA: O EMPECILHO PARA NOSSA TRANSFORMAÇÃO

 
Deus quer tornar-nos úteis para Seu reino e nos entregar o governo do mundo que há de vir, por isso, hoje, Ele está nos preparando (Hb 2:5). O homem foi criado para ir ao encontro da necessidade de Deus. Porém, para governar o mundo que há de vir, o homem precisa ter seu problema resolvido: a natureza caída herdada de Adão, que o leva a cometer todos os tipos de pecado e a ser independente de Deus.


Mateus 1:1 diz que o Senhor Jesus era descendente de Davi. Ao nascer de Maria, Ele se revestiu da natureza humana, participando de carne e sangue, semelhante a nós, porém sem pecado (Hb 2:14; 4:15). Então, mesmo sendo Filho, o Senhor aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu (5:8), submetendo-se à vontade do Pai, a ponto de morrer na cruz por nós. Ele sabia que o que mais atrapalha o homem de fazer a vontade do Pai é o velho homem, o ego, o homem natural, ou seja, a vida da alma!


O objetivo do Senhor, portanto, após nascermos de novo, é Se trabalhar em nós a fim de eliminar a vida da alma caída. Então Pedro, checando seu viver, se deu conta de que, para isso ocorrer, precisava do fogo (1 Pe 1:6-7). Se nossa meta é crescer na vida divina, precisamos eliminar a vida da alma por meio do fogo. Ninguém vai levar a vida da alma para o reino. Deus trabalha em nós na era presente, por isso precisamos render-nos ao Senhor para que Ele a elimine com o fogo que há em nosso espírito.


Na vida da igreja servimos uns aos outros e, de vez em quando, expressamos nossa vida natural por meio de opiniões, preferências e pontos de vista. Nossa vida da alma está lotada de opiniões! Agir segundo a vida natural nos causa sofrimentos, provações e tribulações, porém não são os sofrimentos que nos irão transformar (todos os seres humanos sofrem e nem por isso são transformados à imagem de Deus), e sim, negar a vida da alma, por meio de nos voltar ao espírito. Toda vez que fazemos isso, um pouco mais da vida da alma é eliminada e mais da vida divina é acrescentada.


Embora seja fácil falar sobre isso, não é fácil aprender essa lição! Por isso devemos invocar o tempo todo: "Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus!". Quando a Bíblia diz que quem invocar o nome do Senhor será salvo, não se refere apenas à salvação inicial, à regeneração, mas à salvação completa, isto é, a transformação de nossa alma nesta era. Ao invocar, entramos no espírito, no qual habita o Espírito de Deus, e Nele encontramos o fogo, que espontaneamente queima todas as impurezas. Aleluia.


Em Hebreus 2:6, lemos: "Que é o homem, que dele te lembres?". Nesta era, ou seja, por pouco tempo, o ser humano é menor do que os anjos, mas Deus tem um alvo para esse homem que foi corrompido com a natureza pecaminosa: trabalhar nele continuamente até que ele seja coroado de glória e de honra (v. 7). Ele faz isso removendo nossa vida da alma, isto é, nosso velho homem, e infundindo em nós mais de Sua vida e natureza. Por meio do trabalhar do Espírito e do infundir da vida divina, no aspecto positivo, e do queimar do fogo, no aspecto negativo, somos transformados na imagem do Senhor, dia a dia e de glória em glória (2 Co 3:18). Como a imagem gloriosa do Senhor, seremos a nova Jerusalém, radiando luz por toda a eternidade (Ap 21:23).

 



Ponto-chave: Transformação da alma.


Pergunta: Que lição devemos aprender sobre a transformação de nossa alma?
 

OPORTUNIDADES PARA QUE A VIDA DIVINA CRESÇA EM NÓS

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 4 - QUINTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 20: Ouro transparente [2] – (2 Pe 1:3-8)
Leitura bíblica: Gn 2:10-12; Ap 21:18, 24-25


Ler com oração: Se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará (1 Co 3:12-13).


OPORTUNIDADES PARA QUE A VIDA DIVINA CRESÇA EM NÓS

Além da vida humana que recebemos de nossos pais, obtivemos outra vida por meio do novo nascimento: a vida divina: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos” (1 Pe 1:3). Quando recebemos o Senhor, a vida divina que entrou em nós (Jo 1:12-13) ainda é em pequena proporção, como uma semente (1 Pe 1:23), mas temos uma viva esperança de que essa vida crescerá e que o Senhor fará surgir oportunidades nas quais as impurezas em nós serão removidas. Essa viva esperança é que um dia receberemos uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para nós (v. 4).

O versículo 5 diz que somos “guardados pelo poder de Deus, mediante a fé para a salvação preparada para revelar-se no último tempo”. Essa será nossa salvação completa: teremos nosso espírito, alma e corpo salvos. Contudo o versículo 6 diz que no presente precisamos aprender várias lições: “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações”. Essa é a etapa de nossa jornada cristã pela qual todos precisamos passar; é a etapa do cadinho. É dessa forma que seremos apurados, refinados, purificados das impurezas, por isso, por breve tempo, seremos contristados por várias provações.

O ouro transparente da nova Jerusalém será o resultado do trabalhar da vida divina em nós. Uma vez refinados pelo fogo, isto é, pela obra transformadora do Espírito em nós, seremos mais preciosos do que o ouro perecível. Essa preciosidade é completamente diferente do ouro que conhecemos hoje. Na eternidade futura, a nova Jerusalém será uma cidade de ouro puro, semelhante a vidro límpido (Ap 21:18). Se o ouro da nova Jerusalém fosse o que conhecemos hoje, opaco, pelo qual não passa luz, como a cidade poderia iluminar todas as nações em volta (vs. 24-26)? Seria impossível! Porém esse ouro será muito especial, será transparente e puro, demonstrando o resultado do trabalhar do Senhor em nós.

A primeira vez que o ouro é mencionado na Bíblia é em Gênesis 2:10-12: “E saía um rio do Éden para regar o jardim e dali se dividia, repartindo-se em quatro braços. O primeiro chama-se Pisom; é o que rodeia a terra de Havilá, onde há ouro. O ouro dessa terra é bom; também se encontram lá o bdélio e a pedra de ônix”. O versículo 12 diz que o ouro dessa terra era bom. Ele prefigura a nossa experiência de provar o purificar do Senhor como o ouro é purificado pelo fogo que remove as impurezas. O produto final é um ouro especial, mais precioso que ouro perecível, um ouro transparente.

O rio Pisom prefigura o rio da água da vida que flui até a nova Jerusalém. Por meio do fluir do rio da vida e o trabalhar do Senhor em nós, recebemos “o ouro” não perecível e somos transformados em “pedras preciosas”, que por fim comporão a nova Jerusalém. Isso ocorrerá na revelação de Jesus Cristo e redundará em louvor, glória e honra.


Ponto-chave: Refinados, purificados e transformados.
Pergunta: Qual será o resultado do trabalhar de Deus e do queimar do Espírito em nosso ser?

quarta-feira, 31 de julho de 2013

O FOGO DO ESPÍRITO COMO SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA A VIDA NATURAL

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 4 - QUARTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 20: Ouro transparente [2] – (2 Pe 1:3-8)
Leitura bíblica: Gn 2:11-12; 1 Co 3:12; Ap 21:18

Ler com oração: Para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo (1 Pe 1:7).


O FOGO DO ESPÍRITO COMO SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA A VIDA NATURAL

Não é muito eficaz eliminar a vida da alma simplesmente por meio de sofrimentos. O passar por tribulações em si não é o que nos transforma, e sim voltar-nos ao nosso espírito, onde habita o Espírito do Senhor. Nesses momentos de sofrimento e provação, é o Espírito que opera em nós, e não o sofrimento em si. Se não nos voltamos ao Espírito que habita em nosso espírito, vamos simplesmente usar nossa força natural para tentar melhorar a nós mesmos. Isso pode ter algum efeito temporário, porém, após passar o sofrimento, voltamos a ser o que éramos antes.

Por isso, em sua primeira epístola, Pedro diz que, quando somos contristados por várias provações, devemos exultar, pois essas provações do presente são por breve tempo e ocorrem se necessário. Depois, uma vez confirmado o valor da nossa fé, que é muito mais precioso do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redundará em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo (1 Pe 1:6-7).

Nossa vida da alma é forte. Quando, ela se manifesta e somos iluminados, percebemos que ela ainda está muito ativa e espontaneamente tentamos suprimi-la por nós mesmos. Decidimos não mais agir daquela forma ou pensar de certa maneira, mas de repente ela se manifesta de novo, pois esse é nosso ser natural. Essa é nossa história onde quer que estejamos. A solução, o segredo, é nos voltarmos ao espírito, onde há o fogo do Espírito que pode queimar a vida da alma. Louvado seja o Senhor!

Dentre os mais de cem elementos químicos, o ouro é um dos que tem alta temperatura de fusão. Para que o ouro seja refinado, o minério ainda impuro é colocado num receptáculo chamado “cadinho”, que é posto no fogo, em altíssima temperatura, acima de mil graus Celsius. Nesse ponto o ouro se funde. Visto que o ouro é um metal pesado e os demais metais são relativamente mais leves, o ouro permanece no fundo do cadinho e os demais sobem e podem ser retirados.

Todos nós precisamos ter a experiência de passar pelo fogo. Esse fogo está em nosso espírito, portanto, quando estamos no espírito, o fogo começa a operar e separar as impurezas em nosso ser natural. Uma vez removidas, o que resta é o “ouro”, isto é, a natureza divina.

O ouro físico nunca é cem por cento puro, e Pedro o chama de ouro perecível, mas o ouro na Bíblia refere-se à natureza divina. Ele é mencionado em Gênesis 2:11-12,

1 Coríntios 3:12 e Apocalipse 21:18. É a esse ouro – a natureza divina em nós – que Pedro se refere quando menciona o valor aumentado da fé após ser apurada por fogo: “Para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais precioso do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (1 Pe 1:7 lit.). É esse “ouro” que devemos desejar!


Ponto-chave: A fé provada é como ouro depurado.

Pergunta: Como pode sua velha natureza caída tornar-se como ouro puro?

terça-feira, 30 de julho de 2013

AQUELE QUE PERSEVERAR ATÉ O FIM SERÁ SALVO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 4 - TERÇA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 20: Ouro transparente [2] – (2 Pe 1:3-8)
Leitura bíblica: Sl 32:1-5; 51:1-10, 17


Ler com oração: Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança (Tg 1:2-3).

AQUELE QUE PERSEVERAR ATÉ O FIM SERÁ SALVO

Pedro descobriu que o Espírito e o fogo andam juntos, por isso, em sua primeira epístola, ele escreve que “uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (1 Pe 1:7). Pedro percebeu que, quando se voltava ao espírito, esse fogo consumia sua vida natural. Em seu viver, ele reconhecia que sua vida da alma era muito forte. Embora tivesse tentado eliminá-la, ela voltava. Quando, porém, viu acerca do Espírito Santo e do fogo, ele descobriu o segredo. Era como se dissesse: “Basta estar no espírito, porque aí há fogo. Quando estou no espírito, há um fogo no meu interior que pode queimar minha vida da alma”.
Ninguém gosta da sensação de ser queimado no fogo. Não é nada confortável, mas, ao entender esse aspecto da obra transformadora do Senhor, assim como Pedro, podemos exultar, porque entendemos o benefício de estar no espírito: nele está o Espírito Santo e o fogo. Assim, ao nos voltarmos ao espírito, as impurezas de nossa alma são queimadas.
Certa vez um irmão deu testemunho dizendo que percebia que sua vida da alma era muito forte. Um dia ele ficou bastante enfermo e, como todos nós quando temos uma enfermidade grave, sua primeira reação foi de se arrepender diante do Senhor. Após esse arrependimento, ele apresentou uma boa recuperação.
Passado um tempo, ele piorou novamente e orou: “Ó Senhor, eu já me arrependi, já confessei diante de Ti. Será que ainda há algo dentro de mim relacionado à minha vida da alma?”. E o Espírito Santo lhe mostrou que sim. Ainda no leito do hospital, ele mais uma vez confessou e se arrependeu de novo. Nessa segunda confissão, seu arrependimento foi mais profundo do que da primeira vez. Depois disso, ele voltou a melhorar.
Tempos depois, ele ficou ruim pela terceira vez. Nesse momento ele reconheceu que não havia confessado o suficiente e o fez de forma ainda mais profunda, e o Senhor o perdoou novamente. A seguir ele testificou: “Eu sofri e neguei a vida da alma; sofri de novo e neguei mais uma vez. Porém, passado um tempo, percebi que a vida da alma ainda estava lá”.
Não desanimemos, pois nossa alma caída certamente será transformada pelo Senhor. Mas é importante sabermos que, mesmo tendo passado por situações que nos fizeram negar a nós mesmos, não obtivemos “diploma” por isso. Cada situação é uma nova oportunidade de negar a vida da alma. Isso ocorrerá até a volta do Senhor. Por isso o Senhor diz que “aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo” (Mt 10:22; 24:13).


Ponto-chave: Render-se cada dia à obra transformadora do Espírito.
Pergunta: Que lições você tirou do testemunho apresentado hoje?