quinta-feira, 21 de agosto de 2014

INVOCAR O NOME DO SENHOR NOS FAZ PERSEVERAR EM MEIO À TRIBULAÇÃO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 5 - QUINTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 21: Invocar o nome do Senhor (At 2:14, 21)

Leitura bíblica:  At 2:21; Ap 2:8-11


Ler com oração:  Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza.
 Então, invoquei o nome do SENHOR: ó SENHOR, livra-me a alma (Sl 116:3-4).

INVOCAR O NOME DO SENHOR NOS FAZ PERSEVERAR EM MEIO À TRIBULAÇÃO

Por causa da perseguição dos judeus no início da vida da igreja em Jerusalém, muitos cristãos fugiram e foram dispersos por diferentes cidades. Essa dispersão, porém, foi útil na expansão do evangelho, pois “os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra” (At 8:4) e o nome do Senhor (v. 12). Desse modo, juntamente com o evangelho, a prática de invocar o Senhor foi sendo transmitida e levada adiante.
Em Apocalipse 2–3 temos as sete cartas que o Senhor mandou João escrever para sete das igrejas da Ásia: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia. A situação dessas igrejas apresenta aspectos históricos e proféticos da igreja desde o final do primeiro século até a vinda do Senhor Jesus.
Éfeso simboliza a igreja na época dos apóstolos. Nessa época, a igreja ainda perseverou e, embora tenha sofrido provas por causa do nome do Senhor, não se deixou esmorecer (Ap 2:3). A igreja em Esmirna prefigura o período da igreja em que, após a morte dos apóstolos, o império romano perseguiu e matou milhares de cristãos. Esmirna quer dizer mirra, especiaria usada para embalsamar os mortos. Mesmo diante de perseguição e da ameaça de morte, os cristãos daquela época foram fiéis; por isso o Senhor lhes prometeu a coroa da vida (v. 10b) e ainda afirmou que o vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte (v. 11b).
O Senhor disse à igreja em Esmirna: “Conheço a tua tribulação, a tua pobreza. [...] Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias” (vs. 9-10). O Senhor conhecia a tribulação e os sofrimentos que a igreja nesse período sofria. Durante o domínio do império romano, houve dez grandes perseguições aos cristãos. Contudo, mesmo debaixo de tanta perseguição, os santos naquela época não cederam à pressão; pelo contrário, ainda foram fiéis ao nome do Senhor.
Igualmente hoje o inimigo nos pressiona para abandonar o Senhor e não perseverar na prática de invocar Seu nome. Somente em alguns países essas pressões são físicas, como aconteceu naquela época, mas em outros lugares elas vêm a nós de outras maneiras para deixarmos de invocar o nome do Senhor. Nós, porém, sabemos que nossa salvação está em invocar o nome do Senhor (At 2:21).
Invocar o nome do Senhor não é uma doutrina ou mera pregação; sempre que o fazemos experimentamos salvação, por isso não devemos, jamais, deixar de fazê-lo! O nome Jesus quer dizer Jeová, a salvação. Em Seu nome experimentamos Sua maravilhosa salvação todo-inclusiva, que inclui não apenas a salvação inicial, quando fomos regenerados, mas também a salvação diária, do pecado, do mundo, do ego, da vida natural.


Ponto-chave:  Jamais deixar de invocar o nome do Senhor!