segunda-feira, 4 de agosto de 2014

INVOCAR O NOME DO SENHOR É O COMEÇO DE TUDO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - TERÇA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 19: Ministros de uma nova aliança – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica:  Jo 1:12-13; At 4:12; Rm 10:9-13; 1 Co 12:1-3

Ler com oração:  Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei (Jr 29:12). E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos (At 4:12).


INVOCAR O NOME DO SENHOR É O COMEÇO DE TUDO

A primeira condição para sermos ministros da nova aliança é estar no Espírito. Uma maneira bem simples para alcançarmos essa condição é invocar o nome do Senhor Jesus. Isso ficou evidente para nós ao lermos 1 Coríntios 12:3, em que Paulo afirma que ninguém pode dizer: “Senhor Jesus!” se não pelo Espírito Santo. Em outras palavras, só conseguimos invocar o nome do Senhor Jesus em realidade se estivermos no Espírito.
Antes de crermos genuinamente no Senhor, éramos guiados por ídolos mudos (v. 2). Por isso, não invocávamos o nome do Senhor Jesus. Quando, entretanto, cremos em nosso coração no Deus vivo e invocamos Seu nome, recebemos Sua salvação e vida (Rm 10:9-11; At 4:12; Jo 1:12; 20:31). Essa foi a experiência que marcou o nosso novo nascimento e nos livrou da perdição eterna (Jo 1:13; 5:24).
Invocar o nome do Senhor Jesus é o começo de tudo! E isso não é somente para o início da nossa salvação (Rm 10:13), mas também para desfrutarmos continuamente as riquezas do Senhor (v. 12). Por meio desse simples ato de declarar que Jesus é o Senhor, iniciamos a nossa comunhão com Deus, somos introduzidos no Espírito, e assim desenvolvemos nossos dons até que se tornem ministérios e sirvam às operações de Deus. Ó Senhor Jesus!


Ponto-chave:  Um ministro da nova aliança vive no espírito.

AS CARACTERÍSTICAS DOS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - SEGUNDA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES

MENSAGEM 19: Ministros de uma nova aliança – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica:  At 6:3; Rm 12:6-8, 11; 1 Co 12:4-6; 1 Pe 5:1-4

Ler com oração:  Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue (At 20:28).

AS CARACTERÍSTICAS DOS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

O tema desta semana é “Ministros de uma nova aliança”. A palavra ministro em grego significa diácono que, em português, equivale a aquele que serve, isto é, um ministro é alguém que serve. Na vida da igreja há dois tipos de irmãos que servem como ministros; são eles os presbíteros e os diáconos.
Os ministros da nova aliança, ou ministros neotestamentários, devem desenvolver os três aspectos do ministério: a Palavra, os serviços e a oferta de riquezas materiais. À medida que têm experiências com esses aspectos do ministério, mais úteis eles serão em suas funções. Ao contatar as palavras que foram registradas nas Escrituras, eles devem usar seu espírito para extrair delas o Espírito e transformar a letra em vida para suprir os irmãos. Ao servir, precisam fazê-lo no espírito e com um espírito fervoroso; ao ofertar, devem contribuir com liberalidade (Rm 1:9; 12:8, 11).
Os presbíteros têm como função pastorear a igreja de Deus (At 20:28; 1 Pe 5:1-4); eles são responsáveis pela sua administração e também são a autoridade representativa de Deus. Os diáconos, por sua vez, são aqueles que cooperam nos serviços gerais da igreja (At 6:3; 1 Tm 3:8-10); eles assistem os presbíteros em sua administração. Quando uma igreja é levantada, os presbíteros necessitam da ajuda dos diáconos para cuidar dos irmãos, conduzir a igreja e executar os diversos serviços. Assim, tanto um como outro são os que servem os santos na igreja.
Os ministros da nova aliança foram habilitados pelo Espírito (2 Co 3:6). Seu ministério não é da letra, mas do Espírito. Assim como um sumo sacerdote no Antigo Testamento precisava ser ungido com o óleo da unção para exercer suas funções no serviço ao Senhor, os ministros do Novo Testamento são habilitados, são ungidos com o Espírito a fim de exercerem suas funções (1:21).
Outro item importante do ministro da nova aliança é que ele está envolvido com o Deus Triúno. Em 1 Coríntios 12:4-6 o apóstolo Paulo diz que os dons provêm do Espírito; os ministérios do Filho, ou Senhor; e as operações do Pai. Quando fomos salvos, recebemos o Espírito que trouxe Consigo os dons (Jo 7:39; Rm 12:6). Mas é preciso exercitá-los e desenvolvê-los até que se tornem ministérios e, assim, possamos servir ao Senhor em coordenação com os membros de Seu Corpo (1 Co 12:12-27). À medida que servimos, nosso ministério propiciará a Deus realizar Suas operações (vs. 28-31).


Ponto-chave:  Os ministros de Deus servem no espírito.