domingo, 11 de outubro de 2020

LIVRO: O CORAÇÃO DA BÍBLIA DESFRUTAR DE CRISTO – O CAMINHO DA SALVAÇÃO NOSSA BEBIDA

 LIVRO: O CORAÇÃO DA BÍBLIA


DIA: 11/10/2020


TERCEIRA SEMANA – DOMINGO (Páginas 78 à 81)


Ler com oração:

1 Tm 4:6  Se você transmitir essas instruções aos irmãos, será um bom ministro de Cristo Jesus, nutrido com as verdades da fé e da boa doutrina que tem seguido.


DESFRUTAR  DE CRISTO – 

O CAMINHO DA SALVAÇÃO 

     NOSSA BEBIDA 


    No viver da igreja, um cristão, ao desfrutar de Cristo, produz impactos enormes. Carecemos não de um alto conhecimento bíblico ou de um viver democrático, como a igreja em Corinto buscava. O que mais necessitamos é desfrutar de Cristo.


     Em Corinto, devido à forte cultura grega, as reuniões eram feitas como em um parlamento, um congresso nacional. Todos tinham o direito de falar e, quanto mais falavam, mais necessitavam falar. Você gostaria que as reuniões da igreja tivessem esse tipo de ambiente controlado pelo homem, ou controlado pelo Espírito? Na igreja existe ordem e direção. Nas reuniões da igreja em Corinto todos falavam o que queriam, era uma verdadeira democracia. Contudo não havia o suprimento da vida de Cristo. O real desfrute de Cristo, nas reuniões da igreja, não vem pela democracia, mas pela teocracia, em que Deus é o centro da reunião. Cristo é o banquete das reuniões. Paulo tinha o desejo de alimentar a igreja em Corinto não com doutrinas. Ele disse: “Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido” (1 Co 3:2). Seu encargo era simplesmente levar os irmãos a beber e se alimentar de Cristo. O viver da igreja é muito simples.

 Voltemos à simplicidade de invocar o nome do Senhor e desfrutar da Sua presença. 


    No Evangelho de João, Cristo é apresentado de várias maneiras para que o homem desfrute Dele. Uma delas é que Cristo é a bebida. Ele pode saciar a sede espiritual de todo aquele que Nele crê. Leiamos: “Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” (Jo 4:14). Essa fonte que não para de jorrar está dentro de você. Na igreja não deve haver discussões, democracia ou quem fala melhor ou pior. Não! Temos Cristo como a água viva, a verdadeira bebida que jorra do nosso interior. Se desfrutarmos Dele, as pessoas ao nosso redor serão contagiadas com essa água viva que está a jorrar.


     Continuando no Evangelho de João, lemos: “No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (Jo 7:37-38). Aleluia! Temos rios de água viva que estão prontos para fluir de nós por meio da pregação do evangelho. 


    Outro meio poderoso de fazer esses rios jorrarem, é invocar o nome do Senhor Jesus. Todas as vezes que invocamos o Seu grandioso nome, nós somos curados. Esse nome é doce e refrigera a alma. Como é bom desfrutar de Cristo ao clamar Seu nome! Experimente agora mesmo! Invoque várias vezes durante o dia. Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! E você perceberá que em seu interior há rios cheios de vida, querendo fluir e abençoar outros. 



     NOSSA COMIDA



     Cristo, além de ser nossa bebida, é nossa comida. Uma comida cheia de nutrientes. Leiamos: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. [...] Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá” (Jo 6:51, 57). Graças ao Senhor, no viver da igreja temos a palavra profética, um falar que nos dá direção. O falar de Cristo é capaz de nos sustentar nos momentos mais difíceis. Por isso a igreja, com simplicidade e obediência, deve receber a palavra dos Seus profetas e, rapidamente, praticá-la. 


    Em 1 Timóteo 4:6, lemos: “Expondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, alimentado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido”. Nesse versículo, vemos que precisamos expor as Escrituras. Isso significa que somos como um “garçom”, que leva a comida até a mesa. No viver da igreja somos “garçons” que alimentam a todos. O Alimento Diário (um devocional semestral, publicado por esta editora, composto por seis volumes, com quatro semanas cada, contendo a palavra profética dispensada nas conferências internacionais, realizadas na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, e algumas conferências regionais) tem muitas riquezas escondidas. Se não gastarmos tempo, labor e dedicação na sua leitura, como seremos bons ministros de Cristo Jesus? Somos garçons que levam um cardápio recheado das riquezas de Cristo para que todos se alimentem e sejam fortalecidos; assim, precisamos gastar tempo com o desfrute da Palavra de Deus. 


O PODER DE LER-ORAR A PALAVRA


    Transformar a Palavra de Deus em nossa oração é a oração mais poderosa. Em minhas visitas e viagens às igrejas, tenho sentido que estamos perdendo o real significado de ler e orar a Palavra de Deus. Nas reuniões, ao ler e orar algum versículo das Escrituras, percebo que “comemos” rapidamente; não gastamos tempo. Em menos de um minuto já finalizamos um determinado versículo. No mundo animal, por exemplo, ao oferecer uma picanha a um cachorro, ele rapidamente engole aquele saboroso pedaço de carne. É certo que ele não desfrutou do sabor, e os nutrientes daquela carne não foram totalmente processados. Com os animais ruminantes é diferente. O boi, por exemplo, mastiga várias vezes, desfrutando do sabor e retirando, ao máximo, os nutrientes do capim. De igual maneira, gastemos tempo ao ler e orar a Palavra de Deus e seremos grandemente ajudados por ela. Precisamos realmente degustar a Palavra, entrar nela, e essa prática maravilhosa será nosso viver.