segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

A LINHA DAS VERDADES DOS APÓSTOLOS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - TERÇA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 18: O ministério da nova aliança [2] – (2 Co 3:12–4:6)

Leitura bíblica:  Jo 1:1, 14; At 2:41; 4:4

Ler com oração:  Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus (At 4:13).

A LINHA DAS VERDADES DOS APÓSTOLOS

As verdades precisam tornar-se nossa realidade. As verdades bíblicas em si são provenientes da Palavra, que no grego é logos. À medida que exercitamos nosso espírito, o logos (a palavra objetiva, estática; algo que está fora de nós) torna-se rhema, isto é, a palavra dinâmica, subjetiva, nossa realidade. Para exemplificarmos, leiamos João 1:1: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. A palavra “verbo” é o equivalente a “palavra”, no grego. Assim, a Palavra, nesse versículo é logos, portanto ela precisa tornar-se rhema, ou seja, ser a nossa prática, a nossa realidade de vida. Do mesmo modo que um copo d’água, preso em nossas mãos, não terá efeito em nosso organismo, se conhecermos apenas a Palavra em nossa mente, mas não a tomarmos como nossa vida, não experimentaremos sua eficácia em nosso viver. A atitude correta, portanto, é tomar a água. Se apenas descrevermos, com riqueza de detalhes, toda a composição da água e sua importância para a vida, não conseguiremos desfrutar de seus benefícios. Quando, porém, nós a ingerimos, saciamos nossa sede. Assim deve ser nossa atitude para com as verdades: precisamos experimentar a “água viva” que está na Palavra.
No Novo Testamento vemos duas linhas bem distintas com respeito às verdades: a linha de Paulo e a dos apóstolos; esta representada principalmente pelos escritos de Pedro e João. O que estes apóstolos receberam se originou do convívio deles com o Senhor Jesus. Enquanto esteve com eles, o Senhor usou todas as oportunidades, situações ou fatos para aperfeiçoá-los. Isso os ajudou a aprender lições de paciência, amor, longanimidade e tolerância.
Por terem a presença física do Senhor, os discípulos não tinham liberdade para fazer o que queriam. Inúmeras vezes o Senhor os restringiu, os corrigiu e os ajudou a prosseguir. Pedro, por exemplo, foi o principal apóstolo a ser ajudado e corrigido pelo Senhor enquanto andava com Ele fisicamente. João, por sua vez, também aprendeu lições de maneira muito rápida. Embora tenha sido menos exposto em suas falhas do que Pedro, ele aproveitava as lições deste e as aplicava à sua vida. Isso lhe poupou alguns tipos de sofrimento.
Depois da morte e ressurreição do Senhor Jesus, com o início da vida da igreja em Jerusalém, eles tiveram um bom começo; estavam cheios do Espírito por invocar o nome do Senhor. Esse vigor espiritual fez com que muitas pessoas fossem acrescentadas à vida da igreja (At 2:41; 4:4).
A Palavra de Deus crescia, e, “em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé” (6:7). Por falta de maturidade dos apóstolos, esses sacerdotes introduziram o judaísmo na vida da igreja, causando-lhe muito prejuízo espiritual. Contudo o Senhor, mais uma vez, permitiu-lhes aprender lições com esses sofrimentos. Por meio das experiências do fogo do Espírito Santo, eles amadureceram (Mt 3:11; cf. 1 Pe 1:6-7).
No final da vida, os apóstolos Pedro e João no seu ministério derradeiro, escreveram suas epístolas. Tanto nas epístolas de Pedro como nas de João vemos as lições aprendidas a partir de suas experiências pessoais. São experiências humanas e profundas expressas com palavras bastante simples, com as quais podemos nos identificar. São as verdades que vieram da vivência, da experiência de convivência que tiveram com o Senhor Jesus e do aperfeiçoamento que Ele lhes deu. Essa é a linha do Espírito e da vida.