quinta-feira, 17 de abril de 2014

LAVADOS E PURIFICADOS PELA ABUNDÂNCIA DA VIDA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - QUINTA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 3: O Leão da tribo de Judá – (Ap 5:5)

Leitura bíblica: Gn 49:11; 1 Co 6:11

Ler com oração: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10:10b). Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito (Ef 5:25b-27).


LAVADOS E PURIFICADOS PELA ABUNDÂNCIA DA VIDA

Nossa transformação ocorre quando nós, que temos uma natureza teimosa como a de um jumento, estamos amarrados à videira, isto é, ao Senhor e às palavras de vida que Ele nos tem ministrado. À medida que nos alimentamos dessas palavras, gradualmente perdemos nossa velha natureza (Ef 5:25b-27). Esse é o caminho que o Senhor encontrou para que haja transformação em nós.
A vida de Deus, representada pelo fruto da videira, é tão abundante que é suficiente para “lavar” nossas vestes e capa. A parte final de Gênesis 49:11 diz: “Lavará as suas vestes no vinho e a sua capa, em sangue de uvas”. As vestes, na Bíblia, representam os nossos atos, o que expressamos em nosso viver (Ap 19:8). O “vinho” e o “sangue de uvas” são provenientes do suco da uva e representam a vida divina gerada pelo sofrimento do Senhor, que agrada a Deus e nos dá alegria (Jz 9:12-13). Se compararmos à quantidade de água usada para lavar roupas, certamente entenderemos que a vida de Deus é tão abundante que pode lavar nossas vestes exteriores, isto é, mudar nosso viver.
Em nossos dias, há escassez de água, por isso é recomendado economizá-la. Quando se trata da vida de Deus, porém, não precisamos poupá-la. Por ser abundante, temos de aproveitar tudo o que ela pode nos proporcionar. Por isso, quanto mais amarrados ao Senhor e alimentados da vida de Deus que há em Sua Palavra, mais transformação será vista em nosso viver.
Nossa vida da igreja precisa ter abundância de vida. Todos os aspectos do viver da igreja, incluindo as reuniões, os serviços, a pregação do evangelho, o viver familiar e a vida social, necessitam estar ligados ao Senhor para ter abundância de vida. Assim, quanto mais o tempo passa, como resultado de estarmos “amarrados à videira”, mais lavados e purificados seremos das coisas da nossa velha natureza (1 Co 6:11). Nossas “vestes” serão limpas e puras. Não queiramos ir a outro lugar!