domingo, 18 de agosto de 2013

AS VERDADES REVELADAS DEVEM SE TORNAR NOSSA REALIDADE

ALIMENTO DIÁRIO\SEMANA 7 - SEGUNDA-FEIRA


SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 23: A prática da verdade (2 Jo 4; 3 Jo 3-4)
Leitura bíblica:  Ef 1:3-14
Ler com oração: Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor (Ef 3:1-2).

AS VERDADES REVELADAS DEVEM SE TORNAR NOSSA REALIDADE

O tema desta semana é “A prática da verdade”, e essa é a atitude que devemos ter: as verdades objetivas que ouvimos e nas quais cremos devem tornar-se nossa experiência subjetiva.
O apóstolo Paulo foi quem mais escreveu sobre a economia neotestamentária de Deus. Para equipá-lo com essas verdades, o Senhor o arrebatou até o terceiro céu e lhe revelou palavras inefáveis. Em 2 Coríntios 12:2, 4 Paulo diz: “Conheço um homem em Cristo que [...] foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir”. Devido à sua humildade, ele quis ocultar-se, não afirmando que esse “homem” era ele mesmo. Depois de Paulo receber essas palavras, Deus quis que ele as registrasse, o que fez em epístolas. Os catorze livros que escreveu contêm essas verdades que recebeu segundo a revelação que lhe foi dada (Ef 3:3).
Nós recebemos muito benefício dos escritos de Paulo e usamos as palavras que ele registrou, principalmente o livro de Efésios. Contudo nossa atitude quanto às verdades dessa epístola é andar nelas, isto é, aplicá-las ao nosso viver.
Essa foi a atitude do apóstolo João, quando chegou a Éfeso. Ele já havia amadurecido na vida divina e levou a igreja a andar no que Paulo havia escrito aos efésios. João sabia que aquilo era o que Deus mais queria: dispensar-se a nós.
Em Efésios 1 vemos os três aspectos dessa obra de dispensação: a obra do Pai em nos escolher antes da fundação do mundo e nos predestinar para a filiação (vs. 3-6), a obra do Filho em nos redimir e se tornar a Cabeça de todas as coisas (vs. 7-12), e a obra do Espírito em nos selar e ser o penhor da herança de Deus para nós (vs. 13-14). Vemos, portanto, nesse trecho, a economia neotestamentária de Deus.
Por meio do dispensar do Deus Triúno, Sua vida e natureza são infundidas em nós e podemos andar na verdade, na graça, no amor, na luz e no Espírito. Esses cinco tipos de andar são desvendados nos três últimos capítulos do livro de Efésios.
Se invocarmos o nome do Senhor e nos voltarmos ao nosso espírito, no qual habita o Espírito de Deus, certamente ganharemos mais da vida divina, cuja manifestação é o amor. Quanto mais vida ganhamos, mais o amor de Deus cresce em nós e se manifesta, tanto na pregação do evangelho para os que ainda não creram no Senhor, como no cuidado com os que já creram. Que isso se torne nossa realidade!


Ponto-chave: Desfrutar o dispensar de Deus a nós.
Pergunta: Em que esfera podemos desfrutar o dispensar do Deus Triúno a nós?