quarta-feira, 17 de julho de 2013

NÃO APENAS CONHECER AS VERDADES, MAS PRATICÁ-LAS

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 2 - QUARTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 18: Ágape (2 Pe 1:3-8)

Leitura bíblica: At 2:21; 4:12; 9:13-14, 21; 13:1-2; 26:9-10; Gl 1:14, 17

Ler com oração: Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes (Jo 13:17). O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco (Fp 4:9).

NÃO APENAS CONHECER AS VERDADES, MAS PRATICÁ-LAS

Em outras mensagens vimos que o ministério de invocar o nome do Senhor foi confiado inicialmente aos doze apóstolos (At 1:8; 2:21; 4:12). Naquele tempo, ao anunciarem a salvação que há no nome do Senhor Jesus, segundo as palavras do profeta Joel, em um só dia cerca de três mil pessoas se converteram e foram batizadas (2:41), e dias depois o número chegou a quase cinco mil (4:4). Contudo, por causa da perseguição que se levantou contra a igreja em Jerusalém, os apóstolos que ficaram ali já não podiam mais invocar o nome do Senhor publicamente, tampouco anunciar o evangelho com a mesma ousadia naquela cidade.

Todos que invocavam o nome do Senhor eram perseguidos pelo judaísmo (9:13-14, 21; 26:9-10). Dentre os principais perseguidores estava Saulo, um jovem instruído aos pés de Gamaliel e zeloso nas tradições de seus pais (22:3; Gl 1:14). Ao dirigir-se para Damasco, com o propósito de prender mais cristãos, o Senhor apareceu a Saulo e Se revelou a ele. Depois disso, o Senhor enviou um membro de Seu Corpo, Ananias, para anunciar a Saulo que a partir daquele momento ele seria um instrumento para levar o nome do Senhor Jesus diante dos homens (At 9:15). Então Saulo foi batizado invocando o nome do Senhor (22:16), e, a partir daí, passou a chamar-se Paulo.

Desse modo, o ministério que havia sido confiado aos doze apóstolos foi transferido para aquele que antes era o maior perseguidor dos que invocavam o nome de Jesus. Paulo, depois dessa experiência, se tornou um grande pregador do evangelho, anunciando a salvação e a riqueza que recebemos quando invocamos o nome do Senhor (Rm 10:12-13).

Depois de seu encontro com o Senhor, Paulo viajou pelas regiões da Arábia (Gl 1:17), onde provavelmente recebeu a revelação da economia neotestamentária de Deus (2 Co 12:2). Ao retornar para Damasco, Paulo pregava com ousadia em nome de Jesus até que precisou fugir da cidade, pois conspiravam contra sua vida (At 9:27). Por causa de seu zelo natural, ao chegar a Jerusalém, Paulo discutia com as pessoas, e isso colocou sua vida novamente em risco. Quando ficaram sabendo desse perigo, os irmãos acharam melhor enviá-lo para Tarso (vs. 29-30). Ali permaneceu até que Barnabé se lembrou dele e o trouxe para Antioquia, onde, servindo ao Senhor junto com outros irmãos, recebeu o chamamento do Espírito Santo para a obra do ministério (13:1-2).

Até então, havia apenas uma linha ministerial, sob a liderança de Pedro e os demais apóstolos em Jerusalém. A partir desse chamamento em Antioquia, encontramos no Novo Testamento outra linha ministerial, a de Paulo. Este, baseado na visão celestial que havia recebido, expôs muitas verdades espirituais em suas epístolas. Nelas podemos encontrar todo o conteúdo da economia neotestamentária de Deus que lhe fora revelado. No entanto, infelizmente, as igrejas cuidadas por ele naquela época não conseguiram praticar essas verdades. Além disso, por ocasião de seu aprisionamento, Paulo não pôde acompanhar de perto as igrejas, por isso ficou impedido de ajudar os santos a praticarem o conteúdo de suas epístolas.

Por outro lado, a linha ministerial de Pedro e os demais apóstolos, embora tenha sido interrompida por um tempo, por causa da influência do judaísmo em Jerusalém, estava baseada nos ensinamentos dados pelo próprio Senhor Jesus, no momento em que exerceu Seu ministério terreno. Enquanto andava com eles, o Senhor Jesus ensinou-lhes muitas coisas, utilizando-se das circunstâncias e experiências que viviam diariamente. Dentre esses ensinamentos, o principal está descrito em Mateus 16:24, onde o Senhor revelou que, para segui-Lo, precisamos negar a nós mesmos, tomando a cruz.

Enquanto a linha ministerial do apóstolo Paulo deu mais ênfase às revelações celestiais que recebera, destacando a necessidade de obtermos o pleno conhecimento da verdade, podemos dizer que a linha ministerial dos doze apóstolos possui um aspecto mais prático, destacando nossa necessidade de seguirmos o Senhor, crescermos na vida de Deus, negarmos a nós mesmos e amarmos os irmãos. Que possamos colocar em prática as revelações que temos recebido da Palavra de Deus.


Ponto-chave: Praticar aquilo que tem sido revelado a nós.

Pergunta: Por que o ministério de invocar o nome do Senhor foi transferido para Paulo?