segunda-feira, 27 de maio de 2013

O SENHOR JESUS É O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 3 - SEGUNDA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 11: O Leão da tribo de Judá (Ap 5:1-5)

Leitura bíblica: Gn 49:9-12; Jo 15:1; Ap 1:10-11; 4:11; 5:5

Ler com oração: Eu [Jesus] sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer (Jo 15:5).

O SENHOR JESUS É O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ

Após o martírio dos apóstolos Paulo e Pedro, o apóstolo João ficou aprisionado por anos, durante os quais cremos que ele aprendeu a negar a si mesmo. Além disso, quando estava exilado na ilha de Patmos, cremos que ele aprendeu a ouvir o Espírito (Ap 1:10). Por estar no espírito, João recebeu revelação e foi incumbido de escrever o livro de Apocalipse (v. 11). Nesse livro vemos a revelação de Jesus Cristo nos indicando como Deus está conduzindo as igrejas e administrando todas as coisas segundo Sua vontade (4:11). João registrou as visões que recebeu, tendo sido notificado pelo anjo do Senhor.
Em Apocalipse 5, há a visão de um livro selado, cujo conteúdo cremos que seja a economia neotestamentária de Deus, ou seu propósito eterno para o homem. Após ouvir a indagação do anjo sobre quem seria digno de abrir o livro com os seus selos, João chorava muito, porque ninguém em todo o universo era digno de abrir o livro nem mesmo de olhar para ele. Nesse instante, um dos vinte e quatro anciãos que se achavam diante do trono de Deus lhe disse: “Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e seus sete selos” (Ap 5:5). Ele estava se referindo ao Senhor Jesus.
Em Gênesis 49, nas bênçãos proféticas de Jacó para seus filhos, vemos que Judá é considerado um leão (vs. 9-10). Trata-se de uma prefiguração do Senhor Jesus como rei. O cetro e o bastão mencionados nessa profecia indicam, respectivamente, a autoridade e a nobreza da realeza.
O versículo 11 mostra que o jumentinho de Judá estaria amarrado à vide mais excelente e, como resultado, ele seria transformado (v. 12). Esse jumentinho representa o homem. Deus nos predestinou para reinarmos como Cristo, mas a nossa natureza ainda é vil como a de um jumento. Para nos prepararmos para o reino, precisamos nos despojar do velho homem, que se opõe à vontade de Deus, e isso só pode ocorrer se estivermos “amarrados” a Cristo, a vide mais excelente, para nos alimentar somente de Sua vida, representada pelo vinho e sangue de uvas. Em outras palavras, a fim de realizar uma obra transformadora em nós, o Senhor Jesus nos “amarrou” a Si mesmo.
Conforme João 15:1, Jesus é a videira verdadeira. A videira não é uma árvore alta, pois seu crescimento é horizontal, indicando que seu fruto é acessível a todos. Dessa maneira, mesmo um animal de baixa estatura como um jumento pode alcançar as uvas. Isso mostra que a vida de Deus está totalmente acessível.
Se desejarmos ser transformados como o jumentinho de Gênesis 49 foi, devemos aceitar a restrição. Dessa maneira, já não teremos liberdade para nos alimentar de qualquer coisa, pois nossa dieta agora é repleta de “uvas”, isto é, das palavras que nos suprem vida, a vida de Deus.


Ponto-chave:  Negar a si mesmo alimentando-se da videira verdadeira.

Pergunta:  O que representam o Leão da tribo de Judá e Seu jumentinho?