sábado, 19 de janeiro de 2013

NOVO NASCIMENTO


NOVO NASCIMENTO

João 3

Por ter procurado Jesus de noite, Nicodemos tem sido muitas vezes acusado de covardia. Somos apressados em julgar e condenar atitudes alheias. Admiro este homem!

Porque admiro este homem.
Por sua humildade – Sendo ele um dos principais dos judeus, por isso mesmo um dos membros do Sinédrio, o mais alto tribunal eclesiástico e civil de Israel. Não se mostra arrogante e altivo.
Por seu interesse pela verdade – É melhor vir de noite, do que nunca.


Esta é uma das poucas passagens que provam que o Evangelho é para todos, sem distinção. Para ricos e pobres, homens comuns e importantes.

"IMPORTA-VOS NASCER DE NOVO"

Nicodemos não consegue aplicar esta frase de Jesus a si mesmo porque:

Os judeus criam que pelo fato de serem filhos de Abraão, isto é da aliança, e pelo fato de pertencerem àquela organização religiosa, reputada de ordem divina, já haviam cumprido qualquer exigência de natureza religiosa que lhes fosse solicitada.
Os judeus criam que o nascer de novo se aplicava aos gentios, os rabinos declaravam: "todo gentio precisa nascer de novo", o que representava tornar-se prosélito, e isso acontecia passando por certos rituais e ensinamentos no templo e sinagoga.


O QUE NÃO É NOVO NASCIMENTO

a) Não é ter nascido em um lar cristão.

b) Não é ser ativo e ocupar um cargo de liderança.

c) Não é orar ou ler a Bíblia.

d) Não é batizar-se ou crer nas doutrinas da Igreja.

e) Não é ter trocado alguns hábitos maus por outros bons. Nicodemos não era mau e mesmo assim Jesus não exitou em dizer: "Necessário vos é nascer de novo".

Nicodemos possuía qualidades que qualquer um de nós gostaria de ter. Ser bom não basta. Para entrar no Reino de Deus é necessário novo nascimento, não apenas ser crente nominal. Nicodemos não era incrédulo.

f) Não é reencarnação.



O QUE É NOVO NASCIMENTO

O termo "nascer de novo" significa > nascer de Deus, ou nascer do alto. Ver João 1:12-13 – Isto é regeneração. O que Jesus busca fazer Nicodemos entender é que isto é feito apenas por ação do Espírito Santo.

Ver Tito 3:4-7

Não é mudança de corpo, mas da natureza que preenche este corpo.O novo nascimento é necessário porque os que estão na carne não podem agradar a Deus. (Rm.8:8)

Como se efetua o novo nascimento

Pela operação do Espírito Santo. João 1:12-13 e Tito 3:5.
Pela aceitação da mensagem do Evangelho. Tiago 1:18, I Pe.1:23
Pela aceitação pessoal de Jesus Cristo. I João 5:1; Gálatas 3:26
Quais os resultados do novo nascimento?


Mudança de caráter. Col.3:10; Ef.4:24.
Vitória sobre o pecado e o mundo. I João 5:4; 3:9
Uma vida de justiça. I João 2:29
Amor para com os irmãos. I João 4:7
CONCLUSÃO:Nicodemos aparece por mais duas vezes (João 7:50 e João 19:39); uma vez defendendo Jesus e outra no sepultamento de Jesus. Se tornou seguidor de Jesus. E você? Já nasceu de novo? Que evidências revelam isto?