sexta-feira, 30 de maio de 2014

UNGIDOS PARA PROCLAMAR O EVANGELHO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - SEXTA-FEIRA

SÉRIE: NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 9: As verdades na forma da letra [3] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: Sl 133; 1 Jo 2:27

Ler com oração:  Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros (Hb 1:9). Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1 Pe 2:9).

UNGIDOS PARA PROCLAMAR O EVANGELHO

A base do óleo sagrado da unção era um him de azeite de oliveira. Esse azeite permite a mistura das especiarias, formando o óleo composto da unção. Os estudiosos da Bíblia afirmam que o azeite de oliveira se refere ao Espírito de Deus. Notamos, então, que o óleo sagrado da unção não era azeite puro, somente líquido, mas sim o azeite mesclado a quatro especiarias, formando um unguento complexo e intenso. Isso significa que O Espírito hoje dispensado a nós não é apenas o Espírito Santo, pois também contém as riquezas espirituais de todo processo pelo qual o Deus Triúno passou, desde tornar-se homem, Seu viver humano, Sua morte e ressurreição. Nele temos a divindade de Cristo e também Sua humanidade. Temos o poder de Sua morte e o poder de Sua ressurreição. Temos tudo em O Espírito!
Quando o SENHOR ordenou a Moisés que comissionasse Arão com a função de sumo sacerdote, Ele o orientou a ungi-lo com o óleo sagrado da unção (Êx 30:30). Ao receber a unção, Arão foi consagrado para ministrar diante do SENHOR em favor do povo de Israel, fazendo as ofertas e servindo a Deus no santuário.
No salmo 133 vemos a forma como a unção foi derramada sobre o sacerdote para consagrá-lo: “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes” (vs. 1-2). Esse óleo, como um unguento, desce lentamente desde a cabeça, passando pela barba de Arão, até alcançar a orla de suas vestes, isto é, toda extensão de seu corpo.
No Novo Testamento, o Senhor Jesus nos é apresentado como nosso Sumo Sacerdote misericordioso (Hb 2:17-18; 3:1). Enquanto Arão recebeu o sacerdócio terreno, o Senhor Jesus foi comissionado com o sacerdócio celestial e superior. O óleo da unção sobre a cabeça de Arão tipifica a unção de Cristo, nosso Cabeça; além disso, o óleo sagrado descendo gradualmente para a barba de Arão e alcançando as extremidades de sua veste indica que a unção é para todo o Corpo de Cristo, isto é, para todos nós que cremos em Cristo (1 Jo 2:27).
Ao recebermos o Espírito, somos consagrados a Deus para exercer a função de sacerdotes e reis. Como sacerdotes, nós O servimos, levando os homens a Deus. Para sermos reis e cooperarmos com o Senhor, necessitamos dia a dia obedecer a unção do Espírito, levando a vida de Deus até as pessoas. Esse Espírito é todo-inclusivo, pois Nele está a natureza divina mesclada às virtudes humanas elevadas do Senhor Jesus. O Espírito nos capacita a ministrar diante de Deus e dos homens. Por meio do Espírito, todos somos ungidos para sermos sacerdotes neotestamentários a fim de proclamar às pessoas o evangelho, as virtudes e riquezas do Senhor Jesus (1 Pe 2:9).


Ponto-chave:  Ungidos pelo Espírito.