quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A VIDA DA IGREJA NOS AJUDA A CRESCER NA VIDA DIVINA

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 1 - QUARTA-FEIRA

SÉRIE: NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 01: Introdução (Mt 24:14)

Leitura bíblica: Mt 16:18; Jo 3:3-5; Gl 4:1-2; Ef 4:11-16

Ler com oração: E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas (Ef 1:22-23).

A VIDA DA IGREJA NOS AJUDA A CRESCER NA VIDA DIVINA

Nascer de novo, isto é, nascer do Espírito, é apenas o primeiro passo para quem deseja entrar no reino de Deus (Jo 3:3-5). Depois disso, cada filho de Deus ainda precisa crescer para se tornar um herdeiro do reino. Para que esse crescimento aconteça, o Senhor provê à igreja, pastores, mestres, mordomos, tutores e curadores (Gl 4:1-2; Ef 4:11b). Estes são irmãos mais crescidos espiritualmente, usados por Deus para cuidar de Seus filhos, ensiná-los e alimentá-los, a fim de se tornarem maduros e aptos para governar o mundo que há de vir.
Infelizmente muitos têm um conceito errado sobre o verdadeiro sentido da palavra igreja. Em Mateus 16 lemos: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (v. 18). A palavra igreja nesse texto é o equivalente a ekklesía no grego, isto é, a assembleia dos que foram chamados para fora. Diferentemente do que muitos pensam, igreja não é um templo físico, material; tampouco uma organização humana, mas um grupo de pessoas que foram chamadas para fora do mundo. Além disso, o sentido da palavra ekklesía sugere algo dinâmico e não estático. Ao falar sobre a igreja, o Senhor Jesus se referia ao viver das pessoas que nasceram de novo e foram chamadas por Deus para estarem juntas.
Outro importante exemplo de que a igreja (ekklesía) não é algo físico, fixo e estático, e muito menos uma organização humana, é o fato de ela ser o Corpo de Cristo (Ef 1:22-23). O Corpo de Cristo é algo vivo, orgânico, e que se move conforme a necessidade da Cabeça, que é Cristo. Como membros do Seu Corpo, recebemos a vida divina para exercer nossa função conforme Sua vontade. Por isso, depois de salvos, devemos crescer e dar nossa justa cooperação para que o Corpo seja edificado em amor, isto é, precisamos nos ajudar mutuamente até que todos cheguemos à estatura da plenitude de Cristo (4:12-16) e possamos receber como herança reinar com Cristo no mundo que há de vir.


Ponto-chave: Cada filho de Deus precisa crescer na vida divina para se tornar um herdeiro no reino.
Pergunta: Qual o sentido da palavra igreja, ekklesía em grego, e o que essa palavra nos sugere?