sexta-feira, 16 de agosto de 2013

AS VERDADES APRESENTADAS POR PEDRO SEGUNDO SUA EXPERIÊNCIA

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 6 - SÁBADO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 22: A verdade no ministério ulterior de João (2 Jo 4; 3 Jo 3-4)
Leitura bíblica: Lc 6:27; 1 Pe 1:6; 5:1, 9; 2 Pe 1:3-8; 3 Jo 3-4

Ler com oração: Estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo (2 Pe 2:8).

AS VERDADES APRESENTADAS POR PEDRO SEGUNDO SUA EXPERIÊNCIA

Ao estudar os escritos de Pedro, vemos muitas menções de sofrimentos e provações (1 Pe 1:6; 4:12-13; 5:1, 9). Em sua experiência, Pedro descobriu que não é simplesmente por meio dos sofrimentos que somos transformados, mas por meio do fogo do Espírito que nos purifica (1 Pe 1:7; Mt 3:11). Se, ao passar por sofrimentos, tentamos por nós mesmos tomar a cruz, aparentemente pode haver resultados, mas no final a vida da alma volta a se manifestar. Porém, se, ao passar por sofrimentos e provações, voltamos ao espírito e nos arrependemos, o Espírito irá trabalhar em nós, queimando nossas impurezas, como o fogo purifica o ouro. Segundo ele nos escreveu, os sofrimentos e provações são como um cadinho que ajuda a purificar e apurar o ouro. Se, ao passar por sofrimentos, mantemos nosso espírito “fervoroso”, estaremos lançando a vida da alma no “cadinho quente”; dessa maneira, as impurezas serão consumidas, mas o que é da vida de Deus (ouro) permanecerá! Aleluia!
Pedro passou por vários sofrimentos, mas, porque permitiu que o fogo do Espírito queimasse sua vida da alma, foi transformado. Assim em 2 Pedro 1:3-4, lemos: “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo”. Todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, isto é, à semelhança de Deus, já nos foram doadas quando nascemos de novo.
Hoje somos coparticipantes da natureza divina. A natureza e a vida de Deus estão em nós, porém precisam crescer. Assim como um recém-nascido tem a vida do pai e precisa crescer na vida humana, nós também precisamos crescer na vida divina, ou, em outras palavras, permitir que a vida divina cresça em nós. Por isso, Pedro continua dizendo que deveríamos reunir toda a nossa diligência e associar com a nossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor (vs. 5-7).
Começando pela fé que obtemos ao crer no Senhor e nascer de novo, podemos crescer, como se fôssemos subindo degraus na linha da vida. Um item é acrescentado a outro e depois algo mais é acrescentado. No final, chega ao amor fraternal, “filadélfia”. Quanto mais crescemos na vida de Deus, mais amor há entre os irmãos. O amor fraternal, entretanto, ainda não é o ponto mais elevado. Precisamos mais da vida de Deus até chegar ao amor ágape citado no versículo 7. Uma vez que Deus cresce em nós, e Deus é amor, podemos amar até os inimigos com o amor divino (Lc 6:27, 32).
Hoje, temos as verdades divinas reveladas a Paulo, João e Pedro e transmitidas a nós por meio de seus escritos. Nosso objetivo não deve ser apenas estudá-las, conhecê-las e discutir sobre elas. Devemos buscar recebê-las no espírito e praticá-las, para que se tornem nossa vida, nossa realidade. Quando andamos na verdade, isto é, praticamos a Palavra que nos é transmitida, Deus fica alegre, e aqueles que nos instruem também ficam (3 Jo 3-4). Louvado seja o Senhor!


Ponto-chave: Receber a verdade no espírito e praticá-la.
Pergunta: De que maneira Pedro apresenta nossa experiência de crescimento de vida?

BUSCAR O ESPÍRITO NA PALAVRA DE DEUS

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 6 - SEXTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 22: A verdade no ministério ulterior de João (2 Jo 4; 3 Jo 3-4)
Leitura bíblica: Jo 21:22; 1 Jo 4:7-8

Ler com oração: Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida (Jo 5:39-40). O Espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são Espírito e são vida (6:63).

BUSCAR O ESPÍRITO NA PALAVRA DE DEUS

Quando buscamos a verdade da Palavra de Deus, podemos fazê-lo de duas maneiras: como mero conhecimento ou como realidade e vida. Visto que a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo, precisamos ir até Ele para ganhar vida. Foi isso que o Senhor disse aos fariseus: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida” (Jo 5:39-40). A maneira de tomar a Palavra de Deus é ir ao Senhor. Hoje Ele habita em nosso espírito como o Espírito da realidade, portanto devemos sempre orar e voltar ao nosso espírito quando lemos a Palavra.
O Senhor disse que Suas Palavras são Espírito e são vida (Jo 6:63). Isso nos mostra que, ao ler a Palavra do Senhor, devemos buscar o Espírito, pois Nele recebemos vida, a vida de Deus. Quanto mais vida ganhamos, mais Deus é expresso em nós. Deus é amor, e, por meio de Sua vida, nós experimentamos o amor entre os irmãos (1 Jo 4:7-8). Por isso, João, depois de ter escrito o livro de Apocalipse, na fase final de seu ministério, em idade bem avançada, foi para Éfeso e ali escreveu suas três epístolas, nas quais ele ressalta o amor de Deus.
Hoje estamos seguindo a linha do apóstolo João em sua maturidade. Seu ministério de Espírito e vida é o ministério final, que trará o Senhor de volta, pois, segundo o Senhor nos mostrou em João 21:22, seu ministério permanecerá até a volta do Senhor.
Portanto vemos claramente duas linhas sobre a verdade: as da linha de Paulo vieram da revelação que ele recebeu do Senhor em visões e revelações (2 Co 12:1-3; Gl 1:11-12), e as verdades da linha de Pedro e João vieram diretamente de Jesus Cristo quando estava entre os discípulos na terra.
Aleluia pelo Espírito da realidade, que ensinou o apóstolo João e o fez lembrar de tudo que o Senhor fizera e falara! Que possamos sempre permanecer nessa linha para ganharmos mais Espírito e vida.


Ponto-chave: Estar no espírito para receber vida.
Pergunta: De que maneira João recebeu as revelações que nos transmitiu?