sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

SERVOS BONS, FIÉIS E PRUDENTES

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - SÁBADO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 19: O ministério de Espírito e vida [1] – (Jo 14:16, 21, 23-24, 26; Ap 1:1-3)
Leitura bíblica:  Mt 24:14; 25:1-30; Ef 1:13; Rm 8:11; 1 Jo 5:12

Ler com oração:  Quem é, pois, o servo fiel e prudente, a quem o senhor confiou os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Em verdade vos digo que lhe confiará todos os seus bens (Mt 24:45-47).

SERVOS BONS, FIÉIS E PRUDENTES

O ministério de Espírito e vida significa que precisamos de dois itens: primeiro, do Espírito: quem creu no Senhor tem o Espírito em seu espírito humano (Ef 1:13; Rm 8:11). Em segundo lugar, da vida: quem tem o Filho tem a vida (1 Jo 5:12). Logo, não é uma questão de conhecimento, mas de crer e ter o Filho de Deus para obter vida. Todos os que têm a vida de Deus estão aptos para exercer o ministério do Espírito e da vida!
Nosso conceito de ministério é intimamente ligado com letra. Quando ouvimos dizer que está aqui um ministro de Deus, logo pensamos que é uma pessoa com muito conhecimento, que conhece muito da Bíblia. Porém o significado da palavra ministério é serviço. Portanto um ministro de Deus precisa estar cheio de Seu amor para servir as pessoas com o evangelho.
Em 1 Coríntios 8:1b-3 Paulo diz: “O saber ensoberbece, mas o amor edifica. Se alguém julga saber alguma coisa, com efeito, não aprendeu ainda como convém saber. Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido por ele”. O mero conhecimento da letra nos torna pessoas orgulhosas, e o orgulho nos impede de amar a Deus e aos homens. Para ser um ministro da nova aliança o mais importante não é saber, mas amar. Por amar o Senhor e as pessoas, um ministro do Espírito prega o evangelho, isto é, serve as pessoas com a Palavra.
Mateus 24:14 traz uma grande comissão do Senhor para nós: “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim”. Essa comissão foi dada aos servos do Senhor, e os capítulos 24 e 25 de Mateus nos mostram quais são as características desses servos, desses ministros. Em 24:45 vemos que eles são fiéis e prudentes. Então, no capítulo 25, vemos as virgens prudentes e os servos bons e fiéis. Portanto os termos “bom”, “fiel” e “prudente” mostram a atitude dos que querem ser aprovados pelo Senhor naquilo que Ele lhes entregou. Por outro lado, esses capítulos mostram que há os que não foram aprovados pelo Senhor. Eles são chamados de “néscios”, “maus” e “negligentes”.
Diante disso, precisamos nos perguntar: “Que temos feito com o que Deus nos entregou?”. Isso inclui tudo: as coisas espirituais e físicas. Tudo o que temos, veio Dele. Todos os dias Ele nos dá mais um dia para viver. Estar vivo é a porção diária que Deus nos dá. Porém precisamos nos perguntar: “Que estou fazendo da vida, do tempo, dos recursos que o Senhor me dá cada dia? Que estou fazendo da palavra e do Espírito que Ele me dá?”.
Que sejamos servos bons, fiéis e prudentes que alimentam com Sua Palavra os conservos que Ele nos confiou.

AS BEM-AVENTURANÇAS APLICADAS AO MINISTÉRIO DA NOVA ALIANÇA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - SEXTA-FEIRA



NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 19: O ministério de Espírito e vida [1] – (Jo 14:16, 21, 23-24, 26; Ap 1:1-3)
Leitura bíblica: Mt 3:2, 11; 4:17; 5:3-12

Ler com oração: Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes (Jo 13:17).

AS BEM-AVENTURANÇAS APLICADAS AO MINISTÉRIO DA NOVA ALIANÇA


O início do evangelho do reino é o arrependimento: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (Mt 3:2; 4:17; 10:7). Arrepender-se é ter uma mudança na mente, e isso significa ter uma mudança de atitude. Além disso, Mateus 3:11 apresenta a necessidade de sermos batizados com Espírito e com fogo. Isso faz parte do processo de sermos habilitados para exercer o ministério da nova aliança. Quando experimentamos o arrependimento, vivemos no espírito e deixamos o fogo queimar nossas impurezas; nossa atitude muda.
O registro de uma mudança de atitude está nas bem-aventuranças de Mateus 5:3-11. Quem é pobre no espírito, isto é, sempre se esvazia e sente que precisa de mais, é quem está no ministério do Espírito; uma pessoa assim não é autossuficiente, mas sabe que sua suficiência vem de Deus (v. 3). Ele precisa de Deus todos os dias e em cada momento. Sua oração diária é: “Eu preciso de Ti, Senhor! Enche-me do Teu Espírito”.
Ele também chora porque vê a própria condição; chora por si e pela condição da humanidade (v. 4). Seu choro revela que tem amor. É fácil condenar e descartar alguém; no ministério da letra sempre condenamos os outros. No ministério do Espírito, contudo, nós choramos pelos outros, isso mostra que os amamos.
Os ministros da nova aliança são mansos; não saem para bater e brigar (v. 5). Eles confiam no que Deus faz, por isso oram, amam e deixam Deus fazer. Eles também têm fome e sede de praticar a palavra de Deus (v. 6). Embora se sintam incapazes e falhos, buscam fazer aquilo que Ele determinou, pois tem “fome” disso!
Só quem está no espírito tem misericórdia dos outros (v. 7). Se estiver na letra, você só irá julgar e condenar as pessoas. Cuidado! Essa era a atitude dos fariseus. Em seu orgulho, os fariseus conhecedores da lei julgavam que somente eles tinham discernimento e os demais não sabiam nada (Jo 7:47-49).
Em Mateus 5:8 lemos: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus”. O termo limpos também pode ser traduzido por puros. Esses são os que olham as coisas de maneira pura. Quem tem um coração puro, consegue ver a Deus. O maior sofrimento para quem ama o Senhor é não conseguir vê-Lo (não estamos falando de vê-lo fisicamente, mas de perceber Sua presença). Quando não O vemos, ficamos “secos”, mas, ao vê-Lo, ganhamos vida. Porém, para ver o Senhor, precisamos ser puros de coração.
Além disso, um ministro da nova aliança, porque anda no espírito, onde quer que vá, leva paz (v. 9). Se, porém, nosso ministério é da letra, só geramos discussão e contenda. Entretanto, embora seja um pacificador, um ministro deve estar preparado para ser perseguido (v. 10).
Ninguém gosta de ser perseguido ou ser caluniado. Suponha que você chore em seu íntimo por um irmão e oferte para ele ocultamente. Um dia, porém, esse irmão se levanta e começa a falar contra você injustamente. Isso dói muito! Mas não fique triste. O Senhor diz nos versículos 11 e 12: “Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus”.
Somente quem está no ministério do Espírito e vida suporta injúrias, perseguições e mentiras. Na esfera do ministério da letra, as pessoas discutem e tentam se defender, gerando conflitos intermináveis. Todavia, se permanecer no espírito, você será bem-aventurado, isto é, feliz e abençoado!