sábado, 24 de agosto de 2013

ÉFESO TORNOU-SE O CENTRO DA OBRA

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 7 - DOMINGO


SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 23: A prática da verdade (2 Jo 4; 3 Jo 3-4)
Leitura bíblica: At 19:24-41; 3 Jo 3-8, 12

Ler com oração: Por causa do Nome foi que saíram, nada recebendo dos gentios. Portanto, devemos acolher esses irmãos, para nos tornarmos cooperadores da verdade (3 Jo 7-8)
.
ÉFESO TORNOU-SE O CENTRO DA OBRA

João levou sua experiência para a igreja em Éfeso e a tornou o centro da obra, de onde ele enviou irmãos para outros lugares. Esses irmãos ganharam vida por meio do viver da igreja em Éfeso e, ao sair por causa do Nome (3 Jo 3-8), manifestavam essa vida por meio do amor.
Em Atos 19:24-41 vemos um ourives chamado Demétrio que causou muito problema para Paulo e seus cooperadores na pregação do evangelho em Éfeso. Contudo em 3 João 12, João escreve: “Quanto a Demétrio, todos lhe dão testemunho, até a própria verdade, e nós também damos testemunho; e sabes que o nosso testemunho é verdadeiro”.
Quando vemos alguém pecando, nossa reação não deve ser de condenação; antes, devemos ministrar-lhe Espírito, vida divina e amor. Em uma das unidades do CEAPE (Centro de Aperfeiçoamento para Propagação do Evangelho), vários ceapistas anteriormente eram moradores de rua, outros dependentes químicos. Há certos órgãos que dão assistência a essas pessoas para que se recuperem, no entanto, uma vez recuperadas, quem lhes dá trabalho? Com um passado daquele tipo, como empregá-las? O Senhor, todavia, prepara todas as coisas. Uma excelente opção para essas pessoas recuperadas é ser um colportor. Dessa maneira eles terão uma profissão por meio da qual também poderão servir a Deus.
Há algum tempo recebemos a visita de uma irmã da Alemanha, uma pastora que os viu e os entrevistou, ouviu e registrou o testemunho de cada um. Ela vertia lágrimas enquanto os ouvia e, ao final, nos disse: “Nós não conseguimos, na Alemanha, esse resultado”. Louvado seja o Senhor! Uma pessoa como Demétrio pôde ser transformada. Se há pessoas assim no nosso meio, vamos amá-las e suprir-lhes vida. Elas serão transformadas!
João, em sua maturidade, depois de ter escrito Apocalipse, foi levado pelo Espírito a servir em Éfeso. Historicamente falando, a igreja em Éfeso pode representar a primeira fase da igreja. João serviu ali com amor e vida e, devido a isso, a igreja mudou. Em nosso serviço na igreja sejamos também assim: não repreender nem acusar, mas amar. É preciso amar esses irmãos com o amor que resulta do crescimento da vida divina em nós. Louvado seja o Senhor!


Ponto-chave: Ajudar os demais com amor.
Pergunta: De que modo devemos ajudar os irmãos que estão em pecado?