sábado, 6 de julho de 2013

LUTAR CONTRA A PASSIVIDADE

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 8 - DOMINGO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 16: A edificação do Corpo de Cristo no ministério de João (3 Jo 3-4)
Leitura bíblica: Ap 2:1-11
Ler com oração: Não temas as coisas que tens de sofrer. [...] Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida (Ap 2:10).

LUTAR CONTRA A PASSIVIDADE

Por meio do ministério de Espírito e vida, o Senhor pode transformar as pessoas. Vejamos, por exemplo, Demétrio. Em Atos 19:23-26 lemos: “Por esse tempo, houve grande alvoroço acerca do Caminho. Pois um ourives, chamado Demétrio, que fazia, de prata, nichos de Diana e que dava muito lucro aos artífices, convocando-os juntamente com outros da mesma profissão, disse-lhes: Senhores, sabeis que deste ofício vem a nossa prosperidade e estais vendo e ouvindo que não só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e desencaminhado muita gente, afirmando não serem deuses os que são feitos por mãos humanas”. Mesmo uma pessoa que era contra o evangelho, contra Paulo e que fazia ídolos de prata, aparece na Terceira Epístola de João fazendo parte desse ministério, conforme lemos no versículo 12: “Quanto a Demétrio, todos lhe dão testemunho, até a própria verdade, e nós também damos testemunho; e sabes que o nosso testemunho é verdadeiro”. A vida divina transforma as pessoas. Podemos ter essa transformação no viver normal da igreja ou no CEAPE, o qual promove um viver da igreja intensificado.
Nossa dificuldade é que a necessidade pela sobrevivência nos mantém sempre ocupados, sem tempo de cuidar das coisas de Deus. Mesmo assim isso não deve nos impedir de servir o Senhor e cuidar das coisas Dele. Precisamos mudar! Devemos lutar contra toda passividade para ter um viver normal da igreja, que consiste não apenas em participar das reuniões, mas também em sair para pregar o evangelho e apascentar pessoas.
Assim como a igreja em Éfeso mudou totalmente na época de João, a ponto de se tornar um centro de obra de onde irmãos saíam para pregar o evangelho (cf. 3 Jo 6-7), assim também deve ser nosso viver da igreja hoje. Desse modo, a igreja em nossa cidade pode de fato ser uma igreja desejável. Aleluia!
A igreja em Esmirna, que historicamente é a continuação da igreja em Éfeso, viveu cerca de duzentos anos debaixo da perseguição do império romano. Porém, quanto mais irmãos eram martirizados pelos romanos, mais irmãos surgiam. Isso só pode ser por meio da vida de Deus que é indestrutível. Por fim, o Senhor a encorajou a ser fiel até a morte e, como recompensa, receberia a coroa da vida. Assim como o Senhor prometeu para a igreja em Esmirna a coroa da vida, nossa meta é ser coroado de glória e de honra no mundo que há de vir.


Ponto-chave: Viver a igreja intensamente.
Pergunta: Que fazer para que a necessidade pela subsistência não nos impeça de servir ao Senhor?


ACOLHER OS QUE SAEM POR CAUSA DO NOME

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 8 - SÁBADO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 16: A edificação do Corpo de Cristo no ministério de João (3 Jo 3-4)
Leitura bíblica: 3 Jo
Ler com oração: Pelo contrário, em tudo recomendando-nos a nós mesmos como ministros de Deus: [...] como desconhecidos e, entretanto, bem conhecidos; como se estivéssemos morrendo e, contudo, eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo (2 Co 6:4a, 9-10). Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus (Rm 15:7).

ACOLHER OS QUE SAEM POR CAUSA DO NOME

Em Efésios 4:1 e 17, lemos o rogo do apóstolo Paulo aos crentes efésios: “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados. [...] Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos”. Então, em 2 João 4, lemos: “Fiquei sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai”. Paulo rogava aos santos e esperava que andassem na verdade. Mais de vinte anos depois, no ministério de João, os irmãos estavam andando na verdade. Essa é a experiência que almejamos ter em todas as igrejas.
Outra característica do ministério de João é não desprezar ninguém, e sim incluir a todos. Em 3 João 5, João escreve para Gaio: “Amado, procedes fielmente naquilo que praticas para com os irmãos, e isto fazes mesmo quando são estrangeiros”. Aqui notamos que até irmãos que eram estrangeiros, ou, como dizem algumas versões, estranhos, desconhecidos, eram acolhidos.
No versículo 6, lemos: “Os quais, perante a igreja, deram testemunho do teu amor. Bem farás encaminhando-os em sua jornada por modo digno de Deus; pois por causa do Nome foi que saíram, nada recebendo dos gentios”. Esses que saíram era os “desconhecidos” (segundo algumas versões) do versículo 5. Aleluia, esse ministério inclui tantos, que alguns são desconhecidos. Igualmente hoje, tantos irmãos, colportores e ceapistas saem pregando o reino de Deus para as pessoas até desconhecidas. Mas Deus os conhece!
Esses que saíram por causa do Nome voltavam falando de como haviam sido bem acolhidos por Gaio. Igualmente hoje os irmãos responsáveis das igrejas devem acolher e cuidar bem dos colportores em sua cidade. Encaminhar irmãos para a suas respectivas jornadas era algo comum na época de João. Até o próprio João viajava, pois em 2 João 13-14 lemos: “Muitas coisas tinha que te escrever; todavia, não quis fazê-lo com tinta e pena, pois, em breve, espero ver-te. Então, conversaremos de viva voz”. Ainda que fosse bem idoso João, desejava visitar as igrejas.
Os colportores e os que saem para fazer a obra do Senhor precisam ser acolhidos de todo coração. Por isso é bom que tanto cooperadores como irmãos responsáveis passem algum tempo no CEAPE. Desse modo todos podem experimentar a rotina dos colportores e o acolhimento para com eles irá mudar. Assim todos poderemos nos tornar cooperadores da verdade.


Ponto-chave: Como desconhecidos, mas bem conhecidos.
Pergunta: Você tem acolhido os que saem para pregar o evangelho e despendem a vida em prol do reino?