terça-feira, 3 de novembro de 2020

A OPOSIÇÃO DE JUDEUS E GREGOS

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 3 – TERÇA-FEIRA (páginas 41 e 42)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
O PODER DO EVANGELHO – EZRA MA E PEDRO DONG
Mensagem: UMA VISÃO PANORÂMICA – (1 TS 1:1, 3, 5-10)
Ministrada por Pedro Dong
Leitura bíblica:
At 17:6-10; Rm 16:21
Ler com oração:
Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo, de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia (1 Ts 1:6-7

A OPOSIÇÃO DE JUDEUS E GREGOS

Conforme vimos ontem, alguns judeus, numerosa multidão de gregos piedosos e muitas distintas mulheres passaram a crer em Jesus Cristo. Isso provocou a inveja dos judeus de Tessalônica, como bem relata este versículo: “Os judeus, porém, movidos de inveja, trazendo consigo alguns homens maus dentre a malandragem, ajuntando a turba, alvoroçaram a cidade e, assaltando a casa de Jasom, procuravam trazê-los para o meio do povo” (At 17:5). Os judeus invejosos trouxeram homens maus da malandragem para juntos se opor ao evangelho.
Os judeus queriam prender os apóstolos e levá-los às autoridades, por isso invadiram a casa de Jasom, pois ele os havia hospedado. Jasom é novamente citado como parente de Paulo (Rm 16:21). O termo “parente”, naquele tempo, poderia ser usado para um familiar ou um compatriota, e tanto Paulo como Jasom eram judeus.
Voltando ao episódio ocorrido em Tessalônica, os judeus invejosos, não encontrando os apóstolos, arrastaram Jasom e alguns irmãos perante as autoridades, acusando-os de estar “transtornando o mundo” (At 17:6). O evangelho pregado pelos apóstolos anunciava Cristo como o Filho de Deus, O qual ressuscitou dentre os mortos e voltará para estabelecer Seu reino aqui na terra. Essa pregação era uma novidade e estava transtornando a cultura e a religião da época.
O evangelho que Paulo e Silas pregaram certamente era o evangelho do reino. Sabemos que a queda do homem no jardim do Éden causou sua desconexão de Deus. O evangelho do reino, portanto, não é só para falar sobre o reino de Deus, é também para reconectar as pessoas ao rei Jesus. Isso foi interpretado como uma ameaça política à dominação romana, como lemos: “Todos estes procedem contra os decretos de César, afirmando ser Jesus outro rei” (At 17:7b).
Apesar da grande agitação gerada, Jasom e os demais, após pagar fiança, foram postos em liberdade. Já à noite, os irmãos de Tessalônica aconselharam Paulo e Silas a deixar a cidade, enviando-os para Bereia. Essa saída repentina causou dor no coração de Paulo e de Silas, pois desejavam ter permanecido mais tempo para ajudar a igreja a progredir.
Além da oposição dos judeus, os gregos tampouco se agradavam do evangelho. Os gregos não aprovavam o domínio dos romanos por meio de um único imperador, inclusive a democracia, cuja existência precede a época desse regime de governo, estava em contraposição a esse regime. Como a pregação do evangelho consistia em anunciar um único rei, Jesus, que reinaria sobre todos, os gregos passaram a se opor também.
A religião grega era politeísta, composta por deuses, semideuses, heróis, ninfas e outras figuras da mitologia grega. Sua origem encontra-se no sexto capítulo de Gênesis. Como o homem era o centro (antropocentrismo), cada deus grego tinha uma função, atendendo dessa forma a uma dada necessidade humana. Por isso Paulo escreveu em Colossenses: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria” (3:5). A idolatria é motivada pela avareza do homem, o qual deseja o favor para si, visando ao próprio benefício e enriquecimento. O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males e conduziu o homem a criar uma religião politeísta, para que os diversos deuses atendessem às mais variadas necessidades humanas. Esse era o ambiente da época, muito contrário à existência de um Deus único e verdadeiro.
Assim, tanto os judeus como os gregos que creram em Jesus sofriam grande isolamento religioso e social, enfrentando até dificuldades de conseguir emprego ou realizar negócios. Apesar disso, damos glória a Deus em razão de judeus, gregos piedosos e distintas mulheres terem acolhido as palavras dos apóstolos, dando início à igreja dos tessalonicenses.