segunda-feira, 7 de abril de 2014

O ENCARGO DE PAULO COM RESPEITO ÀS VERDADES

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - SEGUNDA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 2: A nossa história – (Sl 78:3-4; 145:4)

Leitura bíblica:  At 9:1-17; 22:6-16; Gl 2:8-9; Ef 4:13; Cl 1:9-10; 2 Pe 1:2, 8


Ler com oração: Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade (Tt 1:1).


O ENCARGO DE PAULO COM RESPEITO ÀS VERDADES

Nesta semana falaremos um pouco sobre a nossa história, considerando ainda a nossa atitude para com as verdades.
O apóstolo Paulo escreveu dois importantes versículos com respeito às verdades: “Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1 Tm 2:3b-4). E ainda: “E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros” (2 Tm 2:2). Aqui vemos seu duplo encargo: primeiro, que todos conhecessem a verdade (Cl 1:9-10; Ef 4:13; 2 Pe 1:2, 8) e, segundo, que houvesse homens fiéis e idôneos, ou seja, capazes de instruir a outros.
A atitude de Paulo tem muita relação com a forma como ele se converteu e com as revelações que recebeu. Paulo foi salvo no caminho para Damasco (At 9:1-17). Ali ele recebeu orientação do Senhor, que o designou para ser ministro e apóstolo aos gentios (22:6-16; Gl 2:8-9). Para isso era necessário que ele conhecesse o plano de Deus do Novo Testamento, Sua economia neotestamentária.
Após sua conversão, Paulo não subiu para Jerusalém, para ver os que eram apóstolos antes dele, mas partiu para as regiões da Arábia e voltou para Damasco, onde ficou por um tempo servindo na igreja ali (At 9:19-20; Gl 1:17).
Paulo não esteve com Jesus em Seu ministério terreno, mas foi chamado depois da ascensão do Senhor aos céus. Como ele não tinha recebido nada do Senhor Jesus enquanto Este estava na terra, alguém poderia perguntar: “De onde, então, vieram as revelações que ele registrou em suas catorze epístolas?”. Cremos que Paulo as recebeu quando foi para as regiões da Arábia.
Graças ao Senhor, Paulo foi fiel em registrar a revelação da economia neotestamentária de Deus nas epístolas que escreveu, de forma que elas chegaram até nós! Que o Senhor nos conceda a graça de não apenas conhecer essas verdades, como também praticá-las em nossa experiência, e, assim, ser fiéis e idôneos para transmiti-las a outros!