terça-feira, 10 de junho de 2014

EXTRAIR VIDA DAS VERDADES NA FORMA DA LETRA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - TERÇA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 11: As verdades na forma da letra [5] – (1 Co 12:1-6)

Leitura bíblica: Jo 5:39-40; At 15:21; 23:6-8

Ler com oração:  O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida (Jo 6:63).

EXTRAIR VIDA DAS VERDADES NA FORMA DA LETRA

O ministério da nova aliança não é da letra, mas do Espírito (2 Co 3:6a). Embora a Bíblia seja um livro composto por letras, para obter o Espírito e a vida que nela há, precisamos usar o nosso espírito. O Senhor Jesus já havia advertido os fariseus sobre isso: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida” (Jo 5:39-40). Apenas analisar e estudar as Escrituras não nos permitirá extrair o suprimento de vida que Deus tem para nós. Somente quando usamos o espírito é que Deus tem caminho para trabalhar Sua vida em nosso interior (6:63). Fortalecidos pela vida divina, facilmente negamos a nós mesmos e, de fato, nos tornamos ministros da nova aliança.
Preocupado com a possibilidade de apenas se usar a mente para explorar o conteúdo do que foi escrito na Palavra de Deus, o apóstolo Paulo advertiu, dizendo: “A letra mata, mas o Espírito vivifica” (2 Co 3:6b). Na época de Paulo, era muito comum os seguidores de Moisés apenas estudarem e explanarem sobre a lei, provocando debates (cf. At 15:21; 23:6-8). Em nossos dias, isso não é diferente. Não são poucos aqueles que apreciam os escritos de Paulo e os tomam apenas para discutir. Dessa maneira, aquilo que era para dar vida, pelo mau uso, pode “matar”. Quem assim procede a si mesmo se desqualifica como ministro da nova aliança.
Falando de sua própria experiência, o apóstolo Paulo disse: “Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir” (2 Co 12:2-4). Essas visões e revelações que Paulo recebeu, foram registradas por ele na forma de letra para compartilhar conosco o plano de Deus para Seu povo. Essas palavras foram escritas para que as tomemos em nosso espírito a fim de que sejam vida para nós e, ao mesmo tempo, por meio de nós, supram outros com vida. Se assim praticarmos, teremos muito desfrute e conseguiremos aplicar à nossa vida o que Paulo transmitiu.
Graças ao Senhor, como ministros da nova aliança temos tudo para extrair vida da Palavra. Por meio de invocar o nome do Senhor, podemos nos achegar a Ele e, no espírito, ganhar vida em nossa leitura e estudo das Escrituras e usá-la para suprir as pessoas de vida!


Ponto-chave:  A letra mata, mas o Espírito dá vida.