sábado, 10 de maio de 2014

O NOVO E VIVO CAMINHO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 6 - SÁBADO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 6: A visão do tabernáculo [2] – (Êx 25:20-22)

Leitura bíblica: Êx 26:31-33; Mt 16:24; 27:51

Ler com oração: Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne (Hb 10:19-20).


O NOVO E VIVO CAMINHO

O modelo do tabernáculo, mostrado pelo Senhor no monte, demonstra o quanto nós precisamos crescer na vida de Deus. As tábuas, por exemplo, se não obedecerem ao padrão de medida que o Senhor estabeleceu, não podem compor essa edificação. Nossa alma, semelhantemente, com seus conceitos naturais, é algo muito grande. Portanto, para que haja a edificação da igreja, precisamos ser “cortados e ajustados”, isto é, negar-nos a nós mesmos (Mt 16:24).
Entre o Santo Lugar e o Santo dos Santos, há um véu sustentado por quatro colunas, formando três entradas (Êx 26:31-33). Essas entradas representam o Deus Triúno: o Pai, o Filho e o Espírito. Quando o Senhor morreu, o véu do santuário rasgou-se de alto a baixo (Mt 27:51). Nesse sentido, a parte do meio, que representa o Filho, foi rasgada. Como ele era suspenso pelos colchetes, ao ser partido, ficou pendurado nas colunas.
Quando o véu foi rasgado, o acesso ao Santo dos Santos foi liberado. O caminho à presença de Deus foi aberto: “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne” (Hb 10:19-20). Assim como a carne do Senhor, que era representada pelo véu, foi rasgada, nossa vida da alma também precisa ser “partida” para que a vida de Deus penetre nosso ser. É dessa maneira que a vida divina crescerá em nós.
Por meio do novo e vivo caminho, temos acesso ao Deus Triúno: ao Pai, ao Filho e ao Espírito. Agora já não há separação entre o Santo Lugar e o Santo dos Santos. Todos podemos acessar o Santo Lugar, antes permitido apenas aos filhos de Arão. E não somente isto, mas também ao Santo dos Santos, cujo acesso era permitido apenas ao sumo sacerdote, uma vez ao ano.
A arriscada entrada do sumo sacerdote ao Santo dos Santos, agora, é possível e segura por esse novo e vivo caminho. Havia grande temor no dia da expiação, quando o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos, pois, se houvesse qualquer impureza, ele poderia ser fulminado. Hoje, porém, podemos entrar com intrepidez, isto é, sem medo ou receio!
Esse registro da Bíblia é maravilhoso! Não há mais qualquer barreira entre o homem e Deus, uma vez que o Senhor Jesus cumpriu as altas exigências da lei em nosso lugar. Ele abriu-nos um caminho pelo qual temos acesso ao Pai, ao Filho e ao Espírito (Jo 14:6). Hoje, o Espírito habita em nós. Assim, a todo tempo podemos entrar no Santo dos Santos, isto é, em nosso espírito, e desfrutar da presença de Deus. Quando invocamos o nome do Senhor, esse fato se realiza.


Ponto-chave: Livre acesso ao Deus Triúno.