quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Amar a Deus e amar o próximo


Amar a Deus e amar o próximo
Escrito por Dong Yu Lan
 
Alimento Diário
 - O ministério que seguimos e praticamos

Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas (Mt 22:37-40)

Ex 20:1-17; 1 Pe 5:3

Os primeiros cinco mandamentos estabelecidos em Êxodo 20 dizem respeito ao nosso relacionamento com Deus, enquanto os cinco últimos correspondem ao nosso relacionamento com o próximo. Quando jovem, eu pensava que honrar pai e mãe não era um mandamento relacionado a Deus, mas aos homens. Esse mandamento está relacionado a Deus, pois nossos pais são nossa origem. Quando examinamos a ascendência de cada um de nós, constatamos que, na verdade, Deus é quem está em sua origem. Por isso, quando honramos pai e mãe, estamos honrando a Deus. Ele é a origem de todo homem.

Os mandamentos seguintes dizem respeito a amar o próximo. Por exemplo, quem ama não comete homicídio, não comete adultério, não cobiça, não furta e não diz falso testemunho. Hoje o Senhor requer de nós uma conduta que excede o que foi dito no Antigo Testamento. Por isso precisamos não apenas ter um procedimento correto, mas sermos pessoas corretas. Para nós, as exigências da lei se tornaram mais rigorosas. No Novo Testamento, aquele que se irar sem motivo contra seu irmão, ou proferir um insulto a seu irmão, estará sujeito a julgamento. De igual modo, aquele que olhar para uma mulher com intenção impura em seu coração já adulterou com ela.

Diante disso, vemos como se tornaram elevadas as exigências da lei para aqueles que pretendem reinar com Cristo no mundo que há de vir (Mt 5:20). Se nossa meta é reinar com Cristo, receberemos autoridade para governar, por isso seremos um padrão para as pessoas. De fato, quem ocupa uma posição de liderança deve ser um modelo para os demais (1 Pe 5:3c). Por esse motivo, o Senhor exige que sejamos irrepreensíveis, ou seja, que não haja motivos para ninguém ter algo contra nós. Se, ao apresentarmos nossa oferta a Deus, nos lembrarmos de que algum irmão tem algo contra nós, devemos buscar, primeiro, a reconciliação. Se alguém tem algo contra nós, isso mostra que nos falta amor no trato para com o próximo. Falta de amor é um sinal de que não negamos a vida da alma. Se essa é a nossa condição, ainda estamos sujeitos a passar pelo julgamento na vinda do Senhor. Por isso devemos negar a vida da alma e buscar reconciliação, pedindo perdão a quem ofendemos, enquanto é tempo. Com isso, o Senhor nos está preparando para reinar com Ele no reino vindouro.

    *Amar o próximo e negar a si mesmo.

Nenhum comentário: