sexta-feira, 20 de junho de 2014

ESPÍRITO SANTO E FOGO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 4 - SÁBADO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 12: As verdades na linha da vida [1] – (Mt 3:11)

Leitura bíblica:
Lv 6:12-13

Ler com oração:
No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor (Rm 12:11). Não apagueis o espírito (1 Ts 5:19).

ESPÍRITO SANTO E FOGO

Voltando ao tema da semana, vimos a experiência de Pedro nos evangelhos e a dificuldade que teve para negar sua vida da alma. Para ilustrar essa questão, gostaria de contar-lhes a experiência de um irmão que me procurou para pedir ajuda. Ele havia estado enfermo e, enquanto permaneceu nessa condição, pediu luz ao Senhor. Ele percebeu que vivia de maneira muito natural, ou seja, independente do Senhor, e orou pedindo a Ele que o ajudasse a negar a si mesmo. Após ter sua saúde restabelecida, esse irmão se esqueceu daquela experiência e voltou a viver de acordo com sua vida da alma, até que adoeceu novamente. Ele se voltou ao Senhor outra vez para receber mais luz, pediu perdão pelos seus pecados e pela maneira como estava vivendo. Essa experiência mostra que, muitas vezes, os sofrimentos exteriores não são suficientes para tratar nossa vida da alma.
Diante dessa dificuldade, fica a pergunta: como podemos resolver o problema de nossa vida da alma a fim de seguir o Senhor? Em Mateus 3:11 está dito: “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”. No passado, de acordo com a interpretação que nos foi ensinada, entendíamos que aqueles que não cressem no Senhor e fossem batizados pelo Espírito Santo seriam batizados com o fogo inextinguível do versículo 12, que seria a perdição eterna. No entanto o texto não diz “Espírito Santo ou fogo” mas “Espírito Santo e fogo”, denotando que o fogo vem junto com o Espírito Santo para queimar as impurezas do nosso coração. Não sabemos como Pedro tomou conhecimento dessas palavras, mas o fato é que em algum momento ele deve ter percebido que os sofrimentos exteriores não seriam suficientes para que ele negasse sua vida da alma, como vimos em suas epístolas. O caminho era voltar-se ao espírito, onde havia o Espírito Santo e também o fogo.
Com a nova luz que ganhamos a partir desses versículos, não precisamos mais viver esperando pelos sofrimentos ou pedindo ao Senhor que nos faça sofrer para perdermos nossa vida da alma. Falando de outra forma, se quisermos ser libertos de nossa vida da alma, nós devemos hoje permanecer no espírito, a fim de queimar nosso ego quando ele se manifestar. A maneira de permanecermos no espírito é invocar o nome do Senhor. Assim, estaremos atentos às manifestações de nosso velho homem.


Ponto-chave:
Permanecer no Espírito.