quinta-feira, 3 de abril de 2014

JAMAIS DEIXAR DE INVOCAR O NOME DO SENHOR

ALIMENTO DIÁRIO -SEMANA 1 - QUINTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES (PARTE 2)
MENSAGEM 1: Todo aquele que invocar o nome do Senhor Jesus será salvo – (At 2:21)

Leitura bíblica: At 4:1-18

Ler com oração: Amo o SENHOR, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver (Sl 116:1-2). Pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos (At 4:20).


JAMAIS DEIXAR DE INVOCAR O NOME DO SENHOR

O fato de muitos em Jerusalém terem se convertido e passado a invocar o nome do Senhor incomodou os religiosos que ali viviam. Os fariseus não aceitavam Jesus como o Filho de Deus, tampouco criam em Sua ressurreição, e queriam impedir os discípulos de falar sobre o nome do Senhor Jesus (At 4:15-18).
Um dos perseguidores implacáveis da igreja era um jovem chamado Saulo, cujo nome significa grande; posteriormente, este, se tornou Paulo, isto é, pequeno. Ele era irrepreensível no tocante à lei e havia sido educado aos pés de Gamaliel, um grande mestre da lei judaica (22:3; Gl 1:14; Fp 3:5-6). Saulo era um líder entre os de sua geração e guardava a tradição de seus pais. Por causa disso, ele perseguia os cristãos e prendia todos aqueles que invocavam o nome do Senhor, pois esse era o sinal de que haviam crido em Jesus (At 7:59; 9:14).
Com a grande perseguição, todos, exceto os apóstolos, foram dispersos para outras regiões, pois em Jerusalém já não podiam invocar o nome do Senhor publicamente (8:1b). Dessa forma, o evangelho espalhou-se rapidamente pelas regiões da Judeia, Samaria, Fenícia, Chipre e Antioquia (11:19-20). Isso nos mostra que a obra da pregação do evangelho é do Espírito Santo e não pode ser contida pelos homens.
No entanto a Bíblia registra que os apóstolos permaneceram em Jerusalém (8:1b). Não podemos afirmar que eles deixaram de invocar o nome do Senhor, mas é certo que não mais o faziam em público, pois havia o risco de serem presos. Nossa intenção não é criticá-los, mas extrair uma importante lição desse episódio: jamais podemos deixar de invocar o nome do Senhor: Ó Senhor Jesus!