terça-feira, 4 de setembro de 2012

O INÍCIO DO MINISTÉRIO DE PAULO


Entrementes, Saulo assolava a igreja e “respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém” (At 9:1-2). Ele foi a Damasco para prender a todos que invocavam o nome do Senhor (v. 14). Mas aconteceu que “seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues” (vs. 3-5). Então Saulo entendeu que ao perseguir aqueles que invocavam o nome do Senhor, ele estava perseguindo 
o próprio Jesus.
Saulo creu, foi batizado e ousadamente pregava o evangelho. Ele era muito jovem e por onde passava discutia com os judeus, e estes intentavam matá-lo. Para guardá-lo, ele foi enviado para Tarso, sua terra natal. Tempos depois, Barnabé o levou para servir na igreja em Antioquia e o ajudou a exercitar seus dons.
Paulo ganhou muita graça e, de perseguidor daqueles que invocavam o nome do Senhor, se tornou um instrumento útil nas mãos de Deus. Um dia, quando ele estava servindo e jejuando junto com os demais irmãos em Antioquia, “disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado” (At 13:2). Eles foram enviados para pregar o evangelho, receberam o ministério e apostolado.
Apóstolo é aquele que é enviado da parte de Deus. O Senhor abençoou a obra deles porque estavam no espírito. Provavelmente eles invocavam o nome do Senhor e levavam as pessoas ao espírito. Isso nos revela um princípio: se pararmos de invocar o nome do Senhor, como os doze apóstolos fizeram, perderemos nossa função e o ministério que recebemos será entregue a outros, assim como ocorreu naquela época, quando o ministério foi passado para Barnabé e Paulo. Isto é, a responsabilidade de levar adiante a obra do Senhor recaiu sobre eles.

O QUE É A IGREJA?



Depois de salvos, precisamos prosseguir para ver a igreja. O que é a igreja? A igreja não é uma catedral, um local de reuniões, tampouco uma casa, um edifício, uma organização humana ou ainda um grupo religioso. Na língua original, a palavra igreja é ekklesia. Ela é composta de duas palavras: a primeira palavra é ek, que significa fora, e a segunda, klesia que significa chamar. A igreja, portanto, segundo o Novo Testamento, é a congregação dos que foram chamados para fora do mundo (1 Coríntios 1:2).

A igreja é o Corpo de Cristo (Efésios 1:22-23). Assim como Jesus tinha um corpo e usava-o para andar e se expressar, a igreja, como o Corpo de Cristo deve ser a expressão de Cristo na terra. Por isso é tão fundamental que a igreja desfrute as insondáveis riquezas de Cristo.
 Tudo o que Cristo é pode ser expresso pela igreja. Quando as insondáveis riquezas de Cristo são desfrutadas pelos santos, surge a igreja como a plenitude de Cristo, expressando tudo o que Ele é.

A igreja também é a casa do Deus vivo. Por todos os séculos, desde o princípio, Deus desejava ter um lar. Ele já tinha um trono para se assentar, um estrado para pôr Seus pés, mas carecia de uma casa para descansar (Atos 7:48-49). A igreja é a casa de Deus; é o lugar onde Ele pode ser manifestado na terra (1 Timóteo 3:15-16). No Antigo Testamento Ele estava em um lugar inacessível, mas com a edificação do tabernáculo e depois com a edificação do templo, Ele teve uma morada temporária, onde Sua Pessoa poderia ser achada e buscada pelos filhos de Israel. No Novo Testamento, quando Cristo se encarnou, Ele armou um tabernáculo entre os homens; assim, onde quer que Cristo estivesse, ali estava Deus. Agora, depois que o Senhor Jesus morreu, ressuscitou e ascendeu, se alguém quiser buscá-Lo, onde O encontrará? Aleluia! Hoje Deus está na igreja, Sua casa, Sua residência entre os homens, e essa é a razão pela qual Ele deseja estabelecer uma igreja em casa cidade.

EPIKALÉO: INVOCAR UMA PESSOA CHAMAR PELO NOME




A palavra hebraica para invocar significa gritar para, clamar a, isto é, gritar. A palavra grega para invocar significa invocar uma pessoa pelo nome, chamar uma pessoa pelo nome. Em outras palavras, chamar uma pessoa pelo nome audivelmente. Embora as orações possam ser silenciosas, o invocar deve ser audível.

O invocar o nome do Senhor começou na terceira geração da humanidade com Enos, o filho de Sete (Gn 4:26). Depois foi praticado por Abrão (Gn 12:8; 13:4; 21:33), Isaque (Gn 26:25), Moisés (Dt 4:7) e por muitos outros servos de Deus no Antigo Testamento (Jó 12:4; Sl 91:15; 1 Cr 4:10; Jz 16:28; 1 Sm 12:18; 2 Sm 22:4; Jn 1:6; 1 Rs 18:24; Lm 3:55; Jl 2:32; Sf 3:9; Zc 13:9).

No Novo Testamento, invocar o nome do Senhor foi praticado pelos crentes a partir do dia de Pentecostes (At 2:21; 7:59; 22:16; 1 Co 1:2; 12:3; 2 Tm 2:22). Saulo de Tarso, que tinha recebido autoridade dos principais sacerdotes para prender todo aquele que invocasse o nome do Senhor (At 9:14), ele mesmo foi batizado e teve seus pecados lavados invocando o nome do Senhor (At 22:13-16). Todos esses versículos indicam que os santos primitivos eram invocadores de Jesus. O invocar o nome do Senhor Jesus era um sinal, uma marca, de que eles eram cristãos.

No livro de Romanos, o apóstolo Paulo escreveu: "Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo" (Rm 10:12-13).

ELE ESTÁ TRABALHANDO

Muitas vezes olhamos para nossa condição espiritual e ficamos profundamente decepcionados. Procuramos pela expressão da vida de Deus em nós e não encontramos, procuramos os frutos e não encontramos, procuramos até ser úteis ao Senhor, mas parece que Deus não faz caso de nós. Acreditamos que muitos filhos de Deus, de vez em quando, têm a sensação de que nada está acontecendo o
u sendo operado em sua vida.

Essa pequena história que contamos não é apenas a história de algumas pessoas, mas também a história de Pedro. Tudo que ele fazia parecia estar errado; nele não se via muito da expressão de Deus e mesmo tendo sido comissionado pelo Senhor, sua atuação em termos de registro bíblico ficou suspenso por muitos anos. Entretanto, por trás de toda a situação que parecia ser negativa o Espírito resolveu dedicar-se para trabalhar nele; e foi isso que aconteceu. Depois do investimento invisível e misterioso do Espírito, Pedro passou a expressar a vida de Deus, dar frutos, ser útil ao Senhor e pôde deixar registrada, em duas epístolas, sua história de transformação. Portanto, não desanime. Deus também está trabalhando em você!

O CRESCIMENTO DE VIDA




A vida que recebemos de Deus precisa crescer. Qualquer coisa que tem vida sempre cresce, e o crescimento é assunto da vida. Todas as formas de vida - a vida humana, a vida animal e a vida vegetal - exibem crescimento. O mesmo acontece com a vida divina. A vida divina é a vida mais sublime, a vida no plano mais alto. Uma vez que a vida divina é a vida mais sublime, ela tem o maior crescimento.

Paulo disse: "Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus" (1 Co 3:6). O versículo não diz: "eu ensinei" mas "eu plantei". COM A VIDA HÁ CRESCIMENTO. Paulo disse que Apolo regou. Hoje, entre os cristãos, fala-se muito de ensinamento. Mas quantos falam sobre nossa necessidade de ser regados? As plantas secas precisam ser regadas. Precisamos mudar a terminologia, muito usada no meio cristão, de ensinar para regar.

Há muitas pessoas que estão preocupadas com o modo como alguns irmãos andam, do modo que se vestem e como arrumam o cabelo. E na tentativa de se fazer alguma coisa, eles começam a corrigir, repreender e ameaçar. Na verdade, o que precisamos fazer é regar os irmãos. Os irmãos não precisam ser corrigidos, mas regados. Só o regar produz o crescimento de vida.

É o alimento da mãe que faz com que o filho cresça. Uma mãe alimenta os filhos, e é isso que os leva ao crescimento.

Se invocarmos o nome do Senhor com sinceridade, com certeza, haverá crescimento. É impossível não haver nenhum tipo de crescimento, se estamos recebendo Cristo dia após dia.