terça-feira, 30 de julho de 2013

AQUELE QUE PERSEVERAR ATÉ O FIM SERÁ SALVO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 4 - TERÇA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 20: Ouro transparente [2] – (2 Pe 1:3-8)
Leitura bíblica: Sl 32:1-5; 51:1-10, 17


Ler com oração: Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança (Tg 1:2-3).

AQUELE QUE PERSEVERAR ATÉ O FIM SERÁ SALVO

Pedro descobriu que o Espírito e o fogo andam juntos, por isso, em sua primeira epístola, ele escreve que “uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (1 Pe 1:7). Pedro percebeu que, quando se voltava ao espírito, esse fogo consumia sua vida natural. Em seu viver, ele reconhecia que sua vida da alma era muito forte. Embora tivesse tentado eliminá-la, ela voltava. Quando, porém, viu acerca do Espírito Santo e do fogo, ele descobriu o segredo. Era como se dissesse: “Basta estar no espírito, porque aí há fogo. Quando estou no espírito, há um fogo no meu interior que pode queimar minha vida da alma”.
Ninguém gosta da sensação de ser queimado no fogo. Não é nada confortável, mas, ao entender esse aspecto da obra transformadora do Senhor, assim como Pedro, podemos exultar, porque entendemos o benefício de estar no espírito: nele está o Espírito Santo e o fogo. Assim, ao nos voltarmos ao espírito, as impurezas de nossa alma são queimadas.
Certa vez um irmão deu testemunho dizendo que percebia que sua vida da alma era muito forte. Um dia ele ficou bastante enfermo e, como todos nós quando temos uma enfermidade grave, sua primeira reação foi de se arrepender diante do Senhor. Após esse arrependimento, ele apresentou uma boa recuperação.
Passado um tempo, ele piorou novamente e orou: “Ó Senhor, eu já me arrependi, já confessei diante de Ti. Será que ainda há algo dentro de mim relacionado à minha vida da alma?”. E o Espírito Santo lhe mostrou que sim. Ainda no leito do hospital, ele mais uma vez confessou e se arrependeu de novo. Nessa segunda confissão, seu arrependimento foi mais profundo do que da primeira vez. Depois disso, ele voltou a melhorar.
Tempos depois, ele ficou ruim pela terceira vez. Nesse momento ele reconheceu que não havia confessado o suficiente e o fez de forma ainda mais profunda, e o Senhor o perdoou novamente. A seguir ele testificou: “Eu sofri e neguei a vida da alma; sofri de novo e neguei mais uma vez. Porém, passado um tempo, percebi que a vida da alma ainda estava lá”.
Não desanimemos, pois nossa alma caída certamente será transformada pelo Senhor. Mas é importante sabermos que, mesmo tendo passado por situações que nos fizeram negar a nós mesmos, não obtivemos “diploma” por isso. Cada situação é uma nova oportunidade de negar a vida da alma. Isso ocorrerá até a volta do Senhor. Por isso o Senhor diz que “aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo” (Mt 10:22; 24:13).


Ponto-chave: Render-se cada dia à obra transformadora do Espírito.
Pergunta: Que lições você tirou do testemunho apresentado hoje?