sábado, 2 de agosto de 2014

OS TRÊS ASPECTOS DO MINISTÉRIO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - SÁBADO

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 18: As verdades no ministério de Paulo [2] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: At 6:3-4; 1 Co 12:3-7

Ler com oração: A graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo (Ef 4:7).


OS TRÊS ASPECTOS DO MINISTÉRIO

Nesta semana vimos sobre a experiência de Paulo a caminho de Damasco e seu processo de aperfeiçoamento. Hoje, daremos mais ênfase ao ministério do Novo Testamento. O Senhor nos colocou na vida da igreja para sermos aperfeiçoados pelo menos em três aspectos da obra do ministério: na Palavra, nos serviços e nas ofertas de riquezas materiais. O ministério da nova aliança é um só, mas há muitos ministros que têm parte nele.
Ministério é o resultado do trabalhar do Senhor em nós, fazendo-nos funcionar no Corpo de Cristo, por meio do exercício contínuo dos nossos dons. Desempenhando nossos dons, teremos um ministério.
O primeiro aspecto do ministério neotestamentário é a Palavra. Sabemos que o Senhor levanta irmãos para profetizar nas reuniões da igreja, e, assim, edificar Seu Corpo. Falar por Deus é um dom que, quanto mais exercido, torna-se ministério. Quanto a esse primeiro aspecto, é necessário esclarecer que as irmãs também podem ser úteis para o Senhor. Quando as irmãs estiverem em grupos menores, sem a intenção de ensinar exercendo autoridade, podem falar pelo Senhor e expressá-Lo. As irmãs também podem tornar-se ministras da nova aliança.
O segundo aspecto do ministério diz respeito aos serviços. Servir aos santos também é um dom concedido pelo Espírito. O versículo 5 de 1 Coríntios 12 diz que também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. Quando os dons funcionam, temos os serviços, que são do Senhor e para o Senhor.
O terceiro aspecto do ministério refere-se às riquezas materiais. Se você participa e entrega sua oferta normalmente, significa que está exercitando seu dom, e Deus pode operar por meio de você. Mas, eventualmente, existem necessidades especiais na obra do Senhor. Quando participamos, ofertando para essas necessidades, exercemos o ministério das ofertas de riquezas materiais. Cabe ressaltar que todos podem ofertar, não apenas os irmãos que possuem considerável recurso financeiro, mas aqueles que têm poucos recursos também podem ofertar.
Todo irmão reserva dez por cento de seus ganhos para o Senhor: é o dízimo. Isso é devido e devemos praticar, pois é um dom que nos foi dado. O dízimo é voltado para as necessidades básicas da igreja. Mas, no momento em que são apresentadas outras necessidades, também podemos participar ofertando. Essa prática contínua faz com que nosso dom de ofertar se torne um ministério de oferta de riquezas materiais.
Hoje, a obra do Senhor tem muita necessidade financeira: a África, por exemplo, é uma delas. No intuito de acelerarmos o surgimento do filho varão, conforme revelação que nos foi dada em Apocalipse 12, o encargo de ofertar para essa necessidade especial deve arder em nossos corações.
O início do ministério é o dom. Ofertar, primeiramente, é um dom. Efésios 4:7 diz: “E a graça foi dada a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo”. Os dons são distribuídos segundo o Espírito, visando a um fim proveitoso (1 Co 12:7). Graça é Deus concedendo Seu Filho a nós gratuitamente. Quanto mais exercitamos os dons, mais graça nos será acrescentada! Assim, o que era dom se torna ministério! Aleluia!


Ponto-chave: Exercitar meu dom até tornar-se ministério.