sábado, 15 de fevereiro de 2014

A PRÁTICA DE INVOCAR O NOME DO SENHOR NO BRASIL

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 5 - SÁBADO

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 21: Andar na verdade [1] – (2 Jo 1-4)
Leitura bíblica: Jo 6:63; 1 Co 12:1-3; Ef 1:3-14; 1 Jo 5:12

Ler com oração:  Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome (Jo 20:30-31).

A PRÁTICA DE INVOCAR O NOME DO SENHOR NO BRASIL

Na década de 1970, essa prática foi trazida para o Brasil. No início, não foi fácil, pois não tínhamos o hábito de invocar o nome do Senhor. O servo de Deus veio nos visitar uma vez e, percebendo nossa dificuldade em invocar o nome do Senhor, chamou os jovens e os ajudou nessa prática. Os jovens aprenderam e continuaram invocando o Senhor constantemente. Depois disso, nós também passamos a invocar e até hoje praticamos o que ele nos ensinou. Aprendemos que, quando invocamos o nome do Senhor, estamos no espírito (1 Co 12:3). Não somente o Espírito Santo está em nós, mas o Espírito da realidade, o próprio Deus Triúno habita em nós. Assim, experimentamos Deus Pai, o Filho e o Espírito Santo. Aleluia!
Embora em outros lugares a prática de invocar o nome do Senhor tenha passado, no Brasil e na América do Sul nós permanecemos invocando o nome do Senhor desde meados de 1970 até hoje. Ao invocarmos o nome do Senhor, estamos no espírito e, assim, ganhamos mais da vida de Deus. Quando temos o Filho, temos a vida de Deus (1 Jo 5:12). No espírito, desfrutamos do amor do Pai, da obra do Filho e do selar do Espírito Santo (Ef 1:3-14).
Em 1 Coríntios 12:1-3, vemos que ninguém pode dizer “Senhor Jesus” senão pelo Espírito Santo. O Espírito é que dá vida (Jo 6:63). Além disso, temos vida em Seu nome (20:31). Logo, por meio da prática de invocar o nome do Senhor, ganhamos mais da vida divina. Invocar o nome do Senhor é uma evidência de que a vida de Deus foi concedida a nós. Quanto mais invocamos, mais da vida de Deus temos em nós; por fim a manifestação dessa vida é o amor. Por causa desse amor acolhemos as pessoas e lhes anunciamos o evangelho.
Quando comecei a servir na obra aqui no Brasil, havia outros cooperadores além de mim. Na verdade, eu os acompanhava por onde iam, mas não tomava a frente, pois eu não sabia falar. Uma vez, a igreja em Belo Horizonte me convidou para ministrar uma conferência. Eu disse a eles que não seria possível, pois os irmãos cooperadores haviam viajado. Mas eles insistiram em que eu mesmo ministrasse a conferência. Como eu não sabia o que fazer, telefonei para o irmão Samuel Ma. Ele me encorajou a ir, e oramos por três dias. Assim, fui a Belo Horizonte acompanhado de um grupo de jovens de Ribeirão Preto. A partir de então, esses jovens passaram a me acompanhar nas conferências regionais. Depois, eles entraram nas universidades, e em todo lugar pregaram o evangelho. Dessa maneira o Senhor acrescentou muitas pessoas.
Invocar o nome do Senhor é um ministério que o Senhor nos confiou no Brasil. Por isso, onde quer que vamos, procuramos ajudar os irmãos a invocar o nome do Senhor. Mesmo que em outros lugares as pessoas tenham parado de praticar isso, nós permaneceremos praticando esse ministério até a vinda do Senhor. Todavia não devemos nos orgulhar, mas permanecer humildes, fiéis ao que o Senhor nos confiou. Ó Senhor Jesus!