sábado, 1 de junho de 2013

VOLTAR-SE AO ESPÍRITO DA REALIDADE E VIVER POR ELE

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 3 - SÁBADO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 11: O Leão da tribo de Judá (Ap 5:1-5)

Leitura bíblica:  Jo 14:16-18; 2 Co 2:12-13; 1 Tm 1:5, 19; 1 Jo 1:6-7

Ler com oração:  Também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens (At 24:16). O que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo [...]. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado (1 Jo 1:3, 7).

VOLTAR-SE AO ESPÍRITO DA REALIDADE E VIVER POR ELE

Por meio da regeneração recebemos a vida de Deus. Agora Ele espera que essa vida cresça até a maturidade. Ao sermos regenerados, nascemos de novo, mas, para recebermos o acréscimo da vida de Deus, precisamos nos exercitar em negar a vida da alma e tomar a cruz. Isso é possível quando nos voltamos ao espírito, onde habita o Espírito de Deus, e O usamos para queimar as impurezas de nossa alma. Todos nós devemos aprender a exercitar o espírito, por meio do qual Deus nos governa através da consciência, comunhão e intuição. Quando fazemos algo que desagrada ao Senhor, nossa consciência nos alerta e, então, podemos nos arrepender. O Senhor fala conosco frequentemente por meio da consciência, por isso devemos cuidar para ter uma boa consciência, que seja sensível ao sentimento de Deus (At 24:16; 1 Tm 1:5, 19). Por meio da comunhão, também podemos receber o falar direto do Senhor. Podemos ter comunhão com Ele tanto individualmente como no ambiente coletivo da igreja e, assim, receber ajuda e aperfeiçoamento (1 Jo 1:6-7). Quando nossa comunhão com Deus é fortalecida, Ele também utiliza a intuição para nos direcionar a fazer Sua vontade de maneira específica (2 Co 2:12-13).
João praticou andar no espírito, por isso experimentou o Espírito da realidade, por meio do qual Deus lhe mostrou a realidade das revelações e das palavras que o Senhor Jesus havia dito. Assim, quando retornou do exílio, ele estava apto a ajudar os outros a também exercitar o espírito e a negar o ego, pois essa prática havia se tornado real em seu viver.
Tudo que necessitamos para crescer em vida está no Espírito da realidade! Conforme João 14:16-18, o Espírito da realidade contém a totalidade da pessoa do Deus Triúno, pois Nele estão o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Nele temos a obra de Deus Pai que nos escolheu e predestinou para a filiação. Além disso, temos a redenção realizada pelo Filho na cruz, e também a purificação de nossos pecados, pelo sangue de Jesus. Também desfrutamos a obra do Espírito Santo, nos direcionando a fazer a vontade de Deus a fim de sermos aprovados e selados por Ele. Portanto, assim como João, vamos nos voltar mais ao Espírito da realidade e viver por Ele.


Ponto-chave:  Manter uma boa consciência para ter comunhão com Deus.

Pergunta:  Que devemos fazer para crescer em vida após sermos regenerados?