terça-feira, 25 de junho de 2013

TESTEMUNHAR DA PALAVRA JUNTO COM OS COMPANHEIROS

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 7 - QUARTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 15: O ministério de João e a volta do Senhor (Jo 21:22)
Leitura bíblica:  1 Jo 1:3-4; Ap 1:1, 3, 9
Ler com oração:  Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus (Ap 1:9).

TESTEMUNHAR DA PALAVRA JUNTO COM OS COMPANHEIROS

Deus deseja conceder a todos os Seus servos a revelação de Jesus Cristo. Ele quer nos mostrar o que está em Seu coração. Porém, para isso, Ele precisa que estejamos preparados, aptos a receber revelação. João foi um vaso preparado por Deus, pois aprendeu a estar no espírito e a negar a si mesmo. Dessa maneira, ele pôde obter a revelação de Jesus Cristo e transmiti-las aos demais servos de Deus (Ap 1:1).
Muitos filhos de Deus ainda não conhecem o evangelho do reino, e nosso testemunho é importante para que eles também obtenham revelação. Foi dessa maneira que o apóstolo João transmitiu a revelação que recebeu: dando testemunho de Jesus, conforme lemos: “Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus” (Ap 1:9). Receber revelação não significa acumular conhecimento da Palavra, pois Deus requer que a pratiquemos, a fim de dar um testemunho que corresponde à palavra que recebemos. O principal encargo do ministério de João é que a palavra de Deus se torne um testemunho vivo, isto é, que vivamos a Palavra.
Além disso, se guardamos a Palavra, somos bem-aventurados: “Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo” (v. 3). Portanto não basta ler e ouvir a Palavra do Senhor; também precisamos guardá-la, isto é, praticá-la.
Praticar a Palavra nos leva a ser irmãos companheiros uns dos outros, na tribulação, no reino e na perseverança. João era assim, apresentando-se aos irmãos como um companheiro. Como qualquer outro irmão, João passava por sofrimentos e também necessitava ser apascentado por seus irmãos e companheiros. Ser companheiro é se compadecer da situação dos irmãos, ou seja, se um irmão sofre, nós também sofremos. Quando servimos ao Senhor, nós o fazemos juntos, e, quando precisamos de ajuda, somos ajudados mutuamente. Hoje não mais servimos a Deus isoladamente, mas somos restringidos e abençoados pela ajuda uns dos outros. Se passamos juntos pela tribulação, obtemos perseverança e alcançaremos, no futuro, nosso destino: o reino. Aleluia!


Ponto-chave: Dar testemunho e ser companheiro na tribulação, no reino e na perseverança.
Pergunta: O que devemos fazer quando obtemos revelação?

OUVIR, VOLTAR-SE, VER E PRATICAR

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 7 - TERÇA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 15: O ministério de João e a volta do Senhor (Jo 21:22)
Leitura bíblica:  1 Jo 1:1-3; Ap 1:10a, 12a
Ler com oração:  Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta [...]. Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi [...] (Ap 1:10a, 12a).

OUVIR, VOLTAR-SE, VER E PRATICAR

O ministério de João encerra os evangelhos, as epístolas, toda a Bíblia e será usado pelo Senhor para concluir esta era. Isso revela a importância que Deus dá a esse último ministério, o qual visa nos preparar para o fim dos tempos. Mas será que lhe damos a mesma importância que o Senhor dá? Precisamos valorizar e dar importância às palavras ditas por João. Embora se tratem de ensinamentos simples, eles são profundos e nos ajudam a perceber o que o Senhor espera de nós com respeito à Sua vinda. Por isso o ministério de João é importante não somente para nós, cristãos, mas para toda a terra, pois envolve as coisas que hão de acontecer em todo o mundo.
Pela misericórdia de Deus, temos sido inseridos no mesmo encargo que o Senhor comissionou a João. Por isso, quando ouvimos Sua palavra no espírito, não permanecemos os mesmos, mas nos arrependemos, e nossa condição muda. Essa foi a experiência de João, ao receber revelação para escrever o livro de Apocalipse: “Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta [...]. Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi [...]” (1:10a, 12a). João ouviu a voz do Senhor, voltou-se e viu quem falava com ele. Após ouvir o Senhor, ele mudou de direção, obedecendo à Sua palavra. Da mesma forma, hoje o Senhor está falando conosco, e também devemos nos voltar para vê-Lo. Em outras palavras, ouvir o Senhor nos leva ao arrependimento e, por fim, a obedecê-Lo, praticando Seus ensinamentos. Quando isso ocorre, não há como sermos os mesmos (1 Jo 1:1-3).
O Senhor nos concedeu revelação a respeito do ministério ulterior de João para que possamos segui-lo e praticá-lo. Vamos valorizar esse ministério e praticar o que já temos recebido, para participarmos ativamente da vinda do Senhor. Aleluia!


Ponto-chave: Ouvir a palavra do Senhor no espírito e nos arrepender para receber Sua direção.
Pergunta: Por que podemos dizer que Deus dá grande importância ao ministério de João?