quinta-feira, 3 de julho de 2014

AS DIFERENÇAS ENTRE O ENCARGO DE PAULO E O DE JOÃO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 6 - QUINTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 14: As verdades na linha da vida [3] – (2 Pe 1:5-8)

Leitura bíblica: 1 Tm 1:3-7; 2:4; 2 Tm 2:2

Ler com oração: Nós também temos confiança em vós no Senhor, de que não só estais praticando as coisas que vos ordenamos, como também continuareis a fazê-las (2 Ts 3:4).

AS DIFERENÇAS ENTRE O ENCARGO DE PAULO E O DE JOÃO

Em seu evangelho, João registra a preocupação do Senhor Jesus em relação aos fariseus, pois eles examinavam as Escrituras, mas não queriam ir até Ele para ter vida (Jo 5:39-40). Da mesma forma, se nós hoje permanecermos apenas estudando e examinando a letra, o resultado será morte (2 Co 3:6). No entanto, se usarmos o nosso espírito para praticar a Palavra e andar na verdade, ganharemos mais da vida de Deus. Essa foi a ênfase do ministério de João em sua maturidade, quando ele saiu da ilha de Patmos e foi a Éfeso para restaurar os irmãos e levá-los a uma condição adequada.
Em seu ministério o apóstolo Paulo enfatizou que Deus “deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1 Tm 2:4), e que as verdades ministradas por ele fossem transmitidas a homens fiéis e idôneos, para instruir a outros (2 Tm 2:2). O ministério de João, por outro lado, dá ênfase muitas vezes à prática das verdades, ajudando outros a usarem o espírito para ganhar vida (2 Jo 4; 3 Jo 4; 1 Jo 3:18; 4:11, 20).
Apesar de Paulo haver cumprido seu ministério epistolar e registrado as palavras que recebera diretamente do Senhor, quando ele foi martirizado, as igrejas estavam em uma situação bastante degradada. Como exemplo, podemos ver na Primeira Epístola a Timóteo a preocupação de Paulo, rogando a ele que ficasse em Éfeso. O objetivo era admoestar os irmãos daquela igreja a que não se ocupassem com fábulas e genealogias que só geram discussões. Esse procedimento os levaria a desvios e afetaria o seu amor, levando-os a loquacidades frívolas (1 Tm 1:3-7). Vemos, então, que os irmãos haviam dado ênfase excessiva ao conhecimento e tomado as suas palavras na mente para discutirem e debaterem, resultando em morte espiritual. O resultado foi que perderam o primeiro amor, conforme lemos na carta à igreja em Éfeso, registrada em Apocalipse 2:4.
O ministério de João em sua maturidade vem nos ajudar, mostrando que nossa atitude para com as verdades deve ser de não apenas conhecê-las ou examiná-las, mas praticá-las usando nosso espírito. E para permanecermos no espírito, a maneira mais prática é sempre invocar o nome do Senhor. Isso é andar na verdade e essa é a vida normal da igreja.


Ponto-chave:
Não apenas conhecer as verdades, mas também praticá-las.