domingo, 24 de novembro de 2013

O FOGO DO ESPÍRITO SANTO ELIMINA AS IMPUREZAS DA ALMA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - SEGUNDA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES

 Participantes da natureza divina (2 Pe 1:3-8)

Leitura bíblica:  Gn 2:17; Mt 16:21-23; 1 Co 1:10-11, 13-14; 1 Pe 1:5-7; 4:12

Ler com oração:  Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo (Mt 3:11).

O FOGO DO ESPÍRITO SANTO ELIMINA AS IMPUREZAS DA ALMA

Na semana anterior, vimos que o batismo com Espírito Santo e fogo é a “chave” para negarmos a nós mesmos, experiência fundamental na vida dos ministros da nova aliança, ministros do espírito (Mt 3:11). Tomando como exemplo a vida do apóstolo Pedro, podemos perceber que a vida da alma não é eliminada somente por meio de enfermidades e vários sofrimentos. É comum nos apegarmos mais ao Senhor durante as tribulações, no entanto, muitas vezes, quando elas cessam, notamos que o ego ainda está presente e forte. Em outras palavras, à medida que a pressão diminui, a vida da alma volta a manifestar-se.
A vida da alma, que tem sua origem na árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 2:17), tem dois lados: o lado mau e o lado bom. O primeiro é facilmente detectável quando se manifesta. O lado bom, entretanto, confundimos com as coisas espirituais. As experiências de Pedro nos mostraram o quanto esse lado bom não ajuda a Deus no cumprimento de Seu propósito. Em Mateus 16:22 lemos: “E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá”. Ele expressou seu amor e sua bondade pelo Senhor. O Senhor Jesus, no entanto, respondeu-lhe: “Arreda, Satanás!” (v. 23a). Essa resposta, por mais dura que pareça, expõe verdadeiramente que a fonte de onde saíram as palavras de Pedro não era Deus.
O Senhor acrescentou: “Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens” (v. 23b). Nossos pensamentos, mesmo os melhores, podem estar apenas naquilo que é humano. Deus precisa de alguém que cogite sobre Suas coisas, e somente o homem que vive no espírito é capaz disso (1 Co 1:10-11, 13-14).
Por falta de discernimento e pelo fato de confundirmos as coisas espirituais com as coisas boas da alma, valorizamos e apreciamos nossas opiniões e pontos de vista, porém desconsideramos seu perigo. A habilidade natural de fazer a obra de Deus, a eloquência para pregar o evangelho, nossa habilidade de ajudar os necessitados são bons exemplos do que o lado bom de nossa vida da alma é capaz de fazer sem depender de Deus.
Durante o período em que o Senhor esteve com os discípulos, Pedro foi o mais exposto dentre eles em seu modo de ser: impulsivo, precipitado, violento e às vezes covarde. Mas em todas as ocasiões o Senhor lhe ensinou algo (Mt 17:4, 24-27; Jo 18:10, 27). Certamente, ele aprendeu muitas lições e, por vezes, sentiu-se envergonhado quando isso acontecia (Mc 14:72). Pedro deve ter usado esse aprendizado para ajudar Silas (Silvano) e Marcos, que serviam com ele na Babilônia (1 Pe 4:1-2; 5:12-13).
O apóstolo Pedro também falou sobre a importância das provações para eliminar as impurezas de nossa alma quando escreveu: “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (1:6-7). A nossa fé é muito mais preciosa do que o ouro perecível e o seu valor será confirmado na vinda do Senhor com louvor, glória e honra. Por isso a nossa fé hoje está sendo provada como o ouro é provado pelo fogo. Sob alta temperatura o ouro é posto no cadinho e se liquidifica. Por ser pesado, o ouro decanta e desce, enquanto as impurezas, que são mais leves, sobem. Dessa forma, o ourives remove essas impurezas, deixando o ouro mais puro.
As provações que enfrentamos no dia a dia, muitas delas expondo nosso temperamento, egoísmo e outras manifestações de nosso ser natural, nos ajudam a reconhecer o quanto precisamos nos arrepender e negar a nós mesmos. Quando praticamos isso, o fogo que há no Espírito queima as impurezas em nós, que não agradam a Deus.
Por isso temos de exercitar nosso espírito, para mantê-lo sempre em alta temperatura, isto é, mantê-lo como uma “fornalha” sempre pronta. Dessa maneira o fogo do Espírito separará o que é de Deus e o que não é.


Ponto-chave:  Viver no espírito para cogitar das coisas de Deus.

Pergunta:  Como manter o espírito humano em estado de “fornalha ardente” para eliminar as impurezas da vida da alma?

PURIFICADOS PELO FOGO DO ESPÍRITO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - DOMINGO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 Espírito e fogo (1 Pe 1:3-7; 4:12-13; Mt 3:11)

Leitura bíblica:  Mt 3:11; 17:24-27; 24:14; 28:19-20; 1 Pe 4:12-13; Ef 5:17-18

Ler com oração:  Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo (1 Pe 4:12).

PURIFICADOS PELO FOGO DO ESPÍRITO

Mesmo após ter tido a revelação de que deveria ouvir somente ao Senhor Jesus, Pedro ainda cedia à influência de sua vida da alma (Mt 16:5c; 17:24-27). Pedro aprendeu que a vida da alma não pode ser eliminada pelos sofrimentos exteriores, pois essas circunstâncias nos levam a buscar a Deus apenas temporariamente. Uma vez cessada a dificuldade, temos uma forte tendência de voltar a estar sob o ego e suas inclinações. Para negarmos a vida da alma efetivamente, precisamos de algo muito mais poderoso do que o sofrimento; necessitamos nos arrepender cabalmente todas as vezes que o fogo do Espírito nos queimar interiormente a fim de eliminar nossas impurezas (Mt 3:11; 1 Pe 4:12-13). Como Pedro experimentou o queimar do fogo do Espírito, ele pôde atestar que o batismo com Espírito Santo e com fogo é eficaz para nos libertar da influência da vida da alma.
Conforme a parábola do semeador em Mateus 13, o coração do homem muitas vezes se assemelha a um terreno cheio de espinhos (v. 7). É muito difícil exterminá-los, pois, ainda que sejam arrancados, se os deixarmos ali, voltam a crescer. Assim é a nossa vida da alma. Quando somos contristados pelo sofrimento, podemos lidar com ela temporariamente, tornando-nos humildes e mansos, mas logo depois ela volta a se manifestar. Para eliminar gradativamente a vida da alma, precisamos do Espírito Santo, pois com Ele há fogo. Quando invocamos o Senhor e somos fervorosos de espírito, o fogo que está no Espírito queima nossas impurezas. Não somente isso, mas o fogo do Espírito também extingue todas as coisas negativas, como os pecados, a carne e o mundo. Quando permitimos que o fogo do Espírito queime essas coisas, podemos desfrutar da harmonia em nosso lar, em nosso viver da igreja, em nossa vida social e profissional.
Também precisamos ser fervorosos de espírito quando nos dedicamos a propagar o evangelho do reino (Mt 24:14; 28:19-20; Ef 5:17-18). Essa é a comissão que o Senhor nos confiou, essa é a nossa causa, por isso devemos lhe dar especial importância. Quando deixamos de pregar o evangelho do reino, passamos a dar espaço à vida da alma, discutindo questões que não têm importância. Quando, porém, o evangelho do reino é nossa meta, não nos preocupamos com outra coisa, senão fazer a vontade do Senhor para trazer o Seu reino. Aleluia!


Ponto-chave: Queima Senhor, minhas impurezas!

Pergunta: Como a vida da alma de Pedro foi sendo eliminada gradualmente?