quinta-feira, 6 de junho de 2013

VIGIAR E ORAR ATÉ O DIA DO SENHOR

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 4 - QUINTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 12: As sete igrejas (Ap 1:10-11)

Leitura bíblica:  Ap 2:19-20, 25; 3:1-2

Ler com oração:  Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti (Ap 3:3).

VIGIAR E ORAR ATÉ O DIA DO SENHOR

A igreja em Tiatira é uma continuação da igreja em Pérgamo. Embora o Senhor mencione o amor, a fé, o serviço, a perseverança e as últimas obras de Tiatira (Ap 2:19), essa igreja possui um forte aspecto negativo: é complacente com o ensinamento herético de uma mulher que induz os servos de Deus a praticarem idolatria (v. 20). Trata-se de uma doutrina que diz respeito às coisas profundas de Satanás. Felizmente, mesmo em tal situação negativa, há pessoas que não conhecem essa doutrina. Quanto a estas, Senhor não lhes imputará nenhuma sobrecarga; apenas as encoraja a conservar o que têm, até que Ele venha (v. 25).
A partir de Tiatira, surgiu uma reação contra a falta de acesso à palavra de Deus. Com isso, houve a Reforma Protestante que deu origem à igreja em Sardes. O nome Sardes significa restauração, ou seja, o objetivo da reforma era restaurar a igreja a uma condição de normalidade. De fato, muitos itens importantes foram restaurados, como a verdade sobre a justificação pela fé e o acesso de todos às Escrituras, sem nenhuma intermediação entre os homens e Deus. Infelizmente, essa restauração não foi consolidada (Ap 3:2).
A igreja em Sardes representa uma situação do cristianismo em que alguns se apegam às suas doutrinas particulares, instituindo grupos fundamentalistas que enfatizam determinados ensinamentos bíblicos em detrimento de outros. Por outro lado, existem os grupos que enfatizam o poder extraordinário do Espírito Santo, dando-se pouca atenção aos demais ensinamentos trazidos nas Escrituras. Atualmente, existem inúmeros grupos de ambas as vertentes. Essa situação desagrada ao Senhor, por isso Ele exortou a igreja com as seguintes palavras: “Conheço as tuas obras, que tem nome de que vives e estás morto” (Ap 3:1c).
Diante dessa situação, devemos orar e vigiar; do contrário, estaremos perdendo tempo ao discutir sobre pontos de vista diferentes dos nossos e correremos o risco de ser surpreendidos com a volta do Senhor, que virá como ladrão (v. 3). Qualquer que seja o ensinamento da nossa preferência, devemos buscar andar no espírito e negar a nós mesmos, a fim de nos prepararmos para a segunda vinda do Senhor.
Ao final da carta dirigida à igreja em Sardes, o Senhor afirma: “Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas. O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos” (vs. 4-5).


Ponto-chave:  Andar prudentemente, remindo o tempo.

Pergunta:  O que precisamos fazer para ser restaurados a uma condição de normalidade?