quinta-feira, 22 de outubro de 2020

A OBRA DE FÉ, O LABOR DE AMOR, A PERSEVERANÇA DA ESPERANÇA E O PODER DO EVANGELHO

 *ALIMENTO DIÁRIO*

SEMANA 1 – QUINTA-FEIRA (páginas 14 e 15)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
O PODER DO EVANGELHO – EZRA MA E PEDRO DONG
Mensagem: O PODER DO EVANGELHO – (1 Ts 1:5))
Ministrada por Ezra Ma
Leitura bíblica:
1 Ts 1:8, 10; 2:19; 3:12; 4:9-10, 13-18
Ler com oração:
O nosso evangelho não chegou até vós tão somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós (1 Ts 1:5).

A OBRA DE FÉ, O LABOR DE AMOR, A PERSEVERANÇA DA ESPERANÇA E O PODER DO EVANGELHO
Lemos algo tremendo que diz respeito a nosso viver: “Recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Ts 1:3). Essa passagem nos apresenta a estrutura da vida da igreja. A tradução literal do grego dessa porção é a seguinte: “Recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da vossa obra de fé, do vosso labor de amor e da vossa perseverança da esperança”.
A fé relaciona-se à obra. Nossa obra não é uma obra qualquer, pois a natureza e a força que a move é a fé. Trabalhamos e servimos ao Senhor porque cremos. Por exemplo, o trabalho dos colportores dinâmicos é uma obra de fé. Toda manhã eles saem com fé: eles têm uma meta, oram e contatam as pessoas. Vidas são salvas por uma breve oração. Mas essa oração é cheia de fé! O amor está relacionado com o labor. O labor é mais do que um trabalho. Limpar a casa é um trabalho doméstico, mas, quando uma mãe cuida de seu bebê, isso é labor. O labor tem uma motivação que nos leva a afadigar-nos e dedicar-nos integralmente a uma atividade. Essa motivação é o amor. O amor é a característica do labor. E a esperança tem a ver com a perseverança. O que nos leva a perseverar até o fim é a esperança. Os tessalonicenses haviam perdido a esperança em relação aos que tinham morrido, mas Paulo revelou-lhes que a salvação é eterna, que o Senhor Jesus os livraria da ira vindoura e que eles também seriam arrebatados e estariam novamente juntos (1 Ts 1:10; 4:13-18). Essas palavras deram esperança aos cristãos de Tessalônica. A fé direciona-se para Deus (1:8), o amor direciona-se para os santos (3:12; 4:9-10) e a esperança direciona-se para a vinda do Senhor (2:19).
Paulo usa a expressão “nosso evangelho” (1 Ts 1:5), ou seja, o evangelho fazia parte de sua vida. O evangelho não deve ser apenas palavras para nós, mas deve ser parte de nosso viver. Querido leitor, foi esse fato que levou os tessalonicenses a ter uma grande transformação em tão pouco tempo; e esse é o evangelho que devemos ter e pregar. Paulo explicou: “O nosso evangelho não chegou até vós tão somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo” (1 Ts 1:5a). O evangelho não é só o que você prega, é o que você vive! Vemos a importância do evangelho no viver dos cristãos genuínos, e sempre precisamos lembrar que o evangelho não é somente palavra, o evangelho é poder. É o poder no Espírito Santo! O evangelho é o poder de transformar vidas, e não apenas a vida dos outros, mas a minha vida. Uma vida transformada é, por si só, uma poderosa pregação do evangelho!
Também vemos, nesses versículos iniciais, que não podemos ter dúvidas no coração: “E em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós” (1 Ts 1:5b). O procedimento de Paulo e seus cooperadores em Tessalônica foi uma verdadeira pregação do evangelho! As pessoas devem olhar para um cristão e pensar: “É essa vida que eu quero para mim”.
Leiamos: “Para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho” (2 Ts 2:14). Mais uma vez vemos Paulo usar a expressão “o nosso evangelho”, o que confirma que o evangelho fazia parte de sua pessoa. O evangelho é o poder de Deus. Querido leitor, queremos que todos tenhamos a plena convicção do poder do evangelho para nos transformar e para influenciar a vida de outras pessoas. Esse evangelho não é só o da graça para a salvação eterna, mas é o evangelho do reino, do poder que nos levará a ser um vencedor. Esse é o poder que Deus quer que tenhamos! Aleluia!