quarta-feira, 15 de maio de 2013

A INCUMBÊNCIA DE DISPENSAR A GRAÇA DE DEUS


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 1 - QUARTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 9: O amor de Cristo (Ef 3:17-19)

Leitura bíblica:  Rm 1:14; 2:11; Ef 3:2-10, 14-19; Tg 2:9

Ler com oração:  Se é que tendes ouvido a respeito da dispensação da graça de Deus a mim confiada para vós outros (Ef 3:2). Se o faço de livre vontade, tenho galardão; mas, se constrangido, é, então, a responsabilidade de despenseiro que me está confiada (1 Co 9:17).

A INCUMBÊNCIA DE DISPENSAR A GRAÇA DE DEUS

Há esperança para todo homem receber a vida de Deus, pois todo ser humano possui um espírito. O Senhor deseja que todos tenham a oportunidade de receber as bênçãos do Deus Triúno e, para isso, Ele tem uma economia, um mordomado. Esse mordomado é a dispensação da graça de Deus, que foi confiada a Paulo e transmitida a nós (Ef 3:2).
Paulo recebeu a revelação acerca do mistério de Cristo, que diz respeito ao plano eterno de Deus, a ser cumprido por meio da igreja (vs. 3-4). Isso significa que, por sermos a igreja, nos tornamos canais para dispensar a bênção e a graça de Deus às pessoas. Praticamos esse mordomado quando, por exemplo, apresentamos o evangelho às pessoas que frequentam o BooKafé, pois cada pessoa que entra ali possui o espírito humano dentro de si. Essa é a função da igreja: dispensar as bênçãos e a vida de Deus a todo homem.
Não devemos fazer acepção de pessoas, mas sim acolher a todo aquele que o Senhor nos enviar (Rm 1:14; 2:11; Tg 2:9). No Antigo Testamento, a bênção de Deus era restrita povo de Israel (Ef 2:12), mas em razão da dispensação da graça, no Novo Testamento, ela alcançou a nós, os gentios (3:6). Fomos incluídos nessa graça e devemos prosseguir, transmitindo a bênção celestial a todos os que estão aptos a receber a vida de Deus em seu espírito.
Antes, alguns de nós, praticávamos o viver da igreja de maneira religiosa, pensando apenas em nosso próprio benefício, em nosso crescimento espiritual. Agora, estamos sendo aperfeiçoados para sermos canais mais eficientes da dispensação da graça de Deus. Que cada um de nós se torne um ministro para pregar o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo (vs. 7-8).
Durante o nosso dia encontramos tantas pessoas e não devemos nos restringir a suprir vida apenas a um pequeno grupo, mas sim levar a vida de Deus para todos. O amor de Cristo se revela dessa forma. Não se trata de buscarmos nossos interesses nem de sermos apenas simpáticos com as pessoas. Amar é dispensar a vida de Deus para alguém, é sacrificar interesses pessoais para apresentar o evangelho. Um dia o evangelho nos alcançou porque alguém pagou o preço para nos transmitir o amor do Senhor. Temos a importante incumbência de praticar esse amor em relação às pessoas, por isso devemos nos ajoelhar diante do Pai e orar para sermos fortalecidos, assim como fez o apóstolo Paulo (vs. 14-17). Vamos negar a nós mesmos, despojando-nos do egoísmo e da ambição pessoal. Éramos indignos do Senhor, mas recebemos tamanha graça, e o amor de Cristo nos constrange a viver por Ele. Dessa maneira, o evangelho do reino será pregado em toda a terra habitada (Mt 24:14).


Ponto-chave: A função da igreja é dispensar a vida de Deus a todo homem.

Pergunta: O que significa praticar o amor de Cristo?