domingo, 13 de outubro de 2013

O FIRME FUNDAMENTO QUE PERMANECE

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 3 / DOMINGO

SÉRIE: NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 03: O Senhor levanta o ministério de Paulo (At 9:3-6, 10-16; 22:12-16)
Leitura bíblica: 2 Tm 2:14-23
Ler com oração: O firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor (2 Tm 2:19).

O FIRME FUNDAMENTO QUE PERMANECE

O Senhor não está interessado em doutrinas profundas da teologia, mas em preparar-nos para reinar. Isso acontece quando negamos a vida da alma e permitimos que a vida divina cresça em nós. A maneira mais simples de termos essa experiência é invocando o nome do Senhor.
Na Segunda Epístola a Timóteo, vemos a situação negativa da igreja em Éfeso. Paulo estava ciente de que alguns irmãos tomavam suas palavras para contender entre si (2:14). Havia ali muitos “falatórios inúteis e profanos” que desviavam os irmãos da verdade (v. 18). No versículo 19 temos, então, o antídoto para toda essa situação negativa: “Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor”. Aleluia! A maior das verdades é invocar o nome do Senhor, não no sentido doutrinário, mas como verdade que permanece, mesmo diante de um cenário de profunda degradação.
No versículo 20, Paulo nos mostra que, em uma grande casa, há muitos vasos, uns para honra e outros para desonra. Ontem vimos o exemplo de Demétrio: assim como ele se tornou um vaso útil ao Senhor, igualmente, Deus deseja restaurar-nos para cumprir Sua vontade. A melhor maneira de nos tornarmos vasos úteis é fugir das paixões da mocidade; seguir a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. Esse é o segredo: invocar o nome do Senhor, não de qualquer maneira, mas de todo o coração.
Quando lemos as epístolas de Pedro e João, vemos a linha do Espírito e da vida, com ricas experiências pessoais que tiveram com o Senhor Jesus na terra. Nos últimos meses, enfatizamos o ministério ulterior do apóstolo João em sua maturidade, entretanto, ainda precisamos das epístolas de Paulo. A nossa necessidade é a mudança de atitude em relação a todas as verdades contidas na Bíblia. Ao tomarmos a Palavra de Deus, precisamos primeiramente nos voltar ao espírito, invocar o nome do Senhor e pedir-Lhe que nos esvazie de todos os conceitos que aprendemos no passado. Essa atitude certamente nos tornará aptos para reinar com o Senhor no mundo que há de vir. Louvado seja o Senhor!


Ponto-chave: Aplicar as verdades em nosso viver diário invocando o nome do Senhor.

Pergunta: Por que podemos dizer que invocar o nome do Senhor é a maior das verdades?