domingo, 15 de junho de 2014

A ATITUDE DE UM MINISTRO DA NOVA ALIANÇA PARA COM A PALAVRA

ALIMENTO DIÁRIO- SEMANA 3 - DOMINGO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 11: As verdades na forma da letra [5] – (1 Co 12:1-6)

Leitura bíblica: Jo 6:63; 10:11; Rm 8:6; Ef 6:17-18; Ap 10:8-10

Ler com oração: Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos (Jr 15:16).

A ATITUDE DE UM MINISTRO DA NOVA ALIANÇA PARA COM A PALAVRA

O Senhor Jesus nos compara a ovelhas (Jo 10:11). Dentre as características de uma ovelha, está a capacidade de ruminar o alimento até que se torna leite. Nós, como ovelhas do Senhor, não somos diferentes. Precisamos ter também essa habilidade de ruminar a Palavra de Deus no espírito a fim de extrair vida de seu conteúdo.
A atitude de tomar a Palavra de Deus no espírito é característica de um ministro da nova aliança. Em 2 Coríntios 3:6 vimos que as palavras registradas por Paulo estão na forma da letra, isto é, foram escritas em papel, mas ele nos alertou a tomá-las no espírito e pelo Espírito a fim de que ganhemos vida. Do contrário, a letra preta no papel branco será apenas uma doutrina morta e viveremos como se houvesse um véu entre nós e o Senhor (vs. 14-15).
Um ministro da nova aliança, porém, recebe a Palavra de Deus, que é Espírito, em seu espírito (Jo 6:63; Ef 6:17-18). Ele volta seu coração ao Senhor, invocando o Seu nome e, orando, coloca sua mente no espírito (Rm 8:6). Dessa maneira, os “véus” dos conceitos, tradições e entendimento natural são retirados. Assim, no espírito, ele contempla o Senhor e Sua glória como um espelho, compreende Sua vontade e é por Ele transformado (12:2; 2 Co 3:16-18).
O ministério da nova aliança é o ministério do Espírito (v. 8). Nesse ministério o Deus Triúno – Pai, Filho e Espírito – está disponível a nós; basta invocar o nome do Senhor Jesus (1 Co 12:3). Além disso, por estar no espírito, Seus ministros transformam as palavras na forma da letra em Espírito e vida. Por isso os ministros da nova aliança não têm medo de repetição, mas ruminam o que leem e ouvem para que a Palavra de Deus se torne sua realidade e seja praticada em seu viver diário.
Que as Palavras do Senhor sejam sempre gozo e alegria para nós (Jr 15:16; Ap 10:8-10) e nos transformem para que sejamos tais ministros com quem o Senhor pode contar para Sua obra.


Ponto-chave: Ruminar a Palavra no espírito até se tornar realidade em seu viver.