terça-feira, 8 de abril de 2014

USAR O ESPÍRITO PARA EXTRAIR VIDA DA PALAVRA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - TERÇA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 2: A nossa história – (Sl 78:3-4; 145:4)

Leitura bíblica: Jo 7:38-39; Ef 6:17-18


Ler com oração: Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração (Jr 15:16). Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida (Jo 5:39-40).

USAR O ESPÍRITO PARA EXTRAIR VIDA DA PALAVRA

Em 2 Coríntios 3:5c-6 Paulo afirma que “a nossa suficiência vem de Deus, o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica”. A nova aliança, da qual somos ministros, não é da letra, mas do Espírito. As palavras das Escrituras estão registradas em letras, porém, se as tomarmos apenas para estudá-las e nos aprofundarmos no conhecimento da letra, por certo, em vez de vida, provaremos morte.
Quando dizemos que a letra mata, não queremos dizer que as palavras das Escrituras matam, e sim que, se as tomarmos meramente como letra, como conhecimento objetivo, como doutrina, inclinamos nosso ser para a esfera dos conceitos naturais. Desse modo, não ganhamos a vida divina, mas a morte espiritual. Essa era a situação dos escribas e fariseus no tempo de Jesus: conheciam as Escrituras e até julgavam haver nelas a vida eterna, mas não iam ao Senhor para ter vida (Jo 5:39-40).
Hoje podemos correr o mesmo risco: ir às Escrituras, mas não ao Senhor. O Senhor hoje é o Espírito em nosso espírito (7:38-39). Como ministros da nova aliança, não podemos receber a Palavra em forma de letra, mas no espírito, ou seja, invocando o nome do Senhor e tomando as Escrituras com toda oração (Ef 6:17-18).
A revelação que Paulo recebera foi transformada em livros para que chegasse até nós. Através dos séculos, muitos foram ajudados por esses escritos no crescimento da vida espiritual. Mas isso não significa que, ao ler suas epístolas, vamos permanecer na letra; antes, vamos usar o espírito para extrair vida das Escrituras. Essa deve ser nossa atitude.