quarta-feira, 10 de julho de 2013

SALVOS PARA ANDAR CONFORME A VONTADE DE DEUS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - QUARTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 17: A experiência de Pedro (Mt 3:11; 1 Pe 1:6-7)

Leitura bíblica: Ef 1:4-5, 7, 13; 4:1, 7, 15, 17; 5:2, 8, 15, 18

Ler com oração: Vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus (Ef 5:15-16).

SALVOS PARA ANDAR CONFORME A VONTADE DE DEUS

Em sua prisão domiciliar, Paulo pregou o evangelho a várias pessoas. Foi na prisão que Paulo conheceu Onésimo, que era escravo de um irmão chamado Filemom, da igreja em Colossos. Pelos registros de Paulo, percebemos que Onésimo provavelmente causou prejuízo a seu senhor, defraudando-o e fugindo. Quando Paulo o conheceu, sua situação era negativa, mas Onésimo se converteu, foi apascentado e aperfeiçoado pelo apóstolo, e se tornou um servo amado e útil (Fm 10-18). Isso mostra que, quando pregamos o evangelho e apascentamos os irmãos, a vida de Deus pode crescer a ponto de transformá-los de servos inúteis em cooperadores úteis e preciosos. Que resultado maravilhoso!
Em Roma, Paulo escreveu suas principais epístolas: Efésios, Colossenses, Filipenses e Filemom. O livro de Gálatas, que fora escrito antes de seu aprisionamento, comparativamente falando, também tem muita importância do ponto de vista da economia neotestamentária de Deus. Gálatas apresenta uma visão panorâmica da revelação que Paulo recebera de Deus. Efésios, por sua vez, mostra o plano eterno de Deus na perspectiva da obra do Deus Triúno: o Pai, o Filho e o Espírito.
O capítulo 1 mostra que o Deus Triúno dispensou a nós toda sorte de bênçãos espirituais: Deus Pai nos escolheu, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis e nos predestinou para a filiação; o Filho, por sua vez, nos deu a plena redenção dos pecados; já o Espírito Santo está nos selando e aprovando quando andamos conforme a vontade de Deus (Ef 1:4-5, 7, 13).
O capítulo 2 de Efésios revela que estávamos mortos em nossos delitos e pecados, sendo nosso único destino a condenação eterna no lago de fogo. Éramos como um pedaço de madeira imprestável, destinado a se tornar carvão, mas Deus mudou nossa sorte e começou a realizar Sua obra em nós. Aleluia!
O capítulo 3, então, nos mostra o insondável amor de Deus. Estávamos sem Deus e sem esperança no mundo; nosso destino era a perdição, mas o amor do Senhor nos alcançou e nos salvou; por causa de Seu amor fomos introduzidos na igreja, onde recebemos o dispensar do Deus Triúno.
A partir do capítulo 4 de Efésios, o apóstolo Paulo nos mostra como devemos viver e andar, isto é, como praticar essa revelação tão grandiosa. De acordo com essa revelação, devemos andar na graça, na verdade, no amor, na luz e no espírito (Ef 4:1, 7, 15, 17; 5:2, 8, 15, 18). Foi com base nessa epístola tão preciosa que o apóstolo João ajudou os efésios a praticar a Palavra.


Ponto-chave: O Senhor nos salvou e está trabalhando em nós.
Pergunta: O que os quatro primeiros capítulos de Efésios nos revelam?