domingo, 22 de novembro de 2020

A PRÁTICA DO AMOR FRATERNAL

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 1 – DOMINGO (páginas 24 e 25)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
A VINDA DE CRISTO É CERTA – ANDRÉ DONG E MIGUEL MA
Mensagem:
A VONTADE DE DEUS: A VOSSA SANTIFICAÇÃO – 1 TS 4:3-4
Ministrada por André Dong
Leitura bíblica:
1 Ts 4:9
Ler com oração:
Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados (1 Pe 4:8).

A PRÁTICA DO AMOR FRATERNAL
Após exortar os santos tessalonicenses à prática da santidade, Paulo fala do amor fraternal: “No tocante ao amor fraternal, não há necessidade de que eu vos escreva, porquanto vós mesmos estais por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros” (1 Ts 4:9).Nesse capítulo, nós temos a obra de fé, o labor de amor e a perseverança da esperança. A estrutura do viver da igreja acompanha todas as duas epístolas aos tessalonicenses. O amor fraternal está relacionado ao labor de amor. Na Primeira Epístola de Pedro, há uma porção parecida: “Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados. Sede, mutuamente, hospitaleiros, sem murmuração. Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!” (4:8-11). Na vida diária dos irmãos, talvez alguns encontrem dificuldades de viver no espírito e acabem sucumbindo ao pecado. Pode acontecer que alguns não olhem para esses irmãos com bons olhos, considerando-os menos dignos. Por isso o Senhor fala do amor fraternal e diz que devemos amar-nos uns aos outros e ter amor intenso.
O amor intenso cobre multidão de pecados. Se não tivermos amor suficiente, enxergaremos todos os defeitos dos irmãos e os criticaremos. Alguns reclamam que na igreja um irmão tem esse defeito, aquele, outro; mas graças a Deus isso é a igreja, composta de homens em processo de santificação. Dessa forma, o Senhor tem mais chance de nos transformar, levando-nos a progredir: “Na verdade, estais praticando isso mesmo para com todos os irmãos em toda a Macedônia. Contudo, vos exortamos, irmãos, a progredirdes cada vez mais” (1 Ts 4:10). O pedido do apóstolo é que haja progresso. Sejamos ativos e dinâmicos na obra de fé, ativos no labor de amor e na perseverança da esperança da volta do Senhor.
Entre os tessalonicenses havia irmãos que andavam desordenadamente, e o apóstolo teve de falar sobre isso em sua epístola: “E a diligenciardes por viver tranquilamente, cuidar do que é vosso e trabalhar com as próprias mãos, como vos ordenamos; de modo que vos porteis com dignidade para com os de fora e de nada venhais a precisar” (1 Ts 4:11-12). Não é agradável tratar dessas questões, contudo Paulo teve de escrever sobre isso: “Nós vos ordenamos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebestes; pois vós mesmos estais cientes do modo por que vos convém imitar-nos, visto que nunca nos portamos desordenadamente entre vós, nem jamais comemos pão à custa de outrem; pelo contrário, em labor e fadiga, de noite e de dia, trabalhamos, a fim de não sermos pesados a nenhum de vós; não porque não tivéssemos esse direito, mas por termos em vista oferecer-vos exemplo em nós mesmos, para nos imitardes. Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma” (2 Ts 3:6-10). Alguns andavam tão desordenadamente que Paulo precisou falar sobre isso na carta para ajudá-los a corrigir esses problemas.
De qualquer modo, esse é o maravilhoso viver da igreja para alcançar a vida santa: progredir e continuar a progredir, buscando a transformação, sendo ativos e tendo um viver que agrade a Deus. Aleluia!
Pergunta: Como o amor fraternal pode ser manifestado entre os irmãos?
Meu ponto-chave: