sexta-feira, 30 de outubro de 2020

UM VIVER IMPACTANTE E INSPIRADOR

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 2 – SEXTA-FEIRA (páginas 32 e 33)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
O PODER DO EVANGELHO – EZRA MA E PEDRO DONG
Mensagem: DEUS NOS CHAMA PARA SEU REINO E GLÓRIA – (1 TS 2:12)
Ministrada por Ezra Ma
Leitura bíblica:
Jo 13:14-16; 1 Co 9:1-12; 2 Co 11:9; 12:14; 1 Ts 2:8; 2 Ts 3:8
Ler com oração:
Embora pudéssemos, como enviados de Cristo, exigir de vós a nossa manutenção, todavia, nos tornamos carinhosos entre vós, qual ama que acaricia os próprios filhos (1 Ts 2:7).

UM VIVER IMPACTANTE E INSPIRADOR
Temos visto como a conduta de Paulo entre os tessalonicenses foi impactante. Atentemos ao que ele disse: “Embora pudéssemos, como enviados de Cristo, exigir de vós a nossa manutenção, todavia, nos tornamos carinhosos entre vós, qual ama que acaricia os próprios filhos” (1 Ts 2:7). Esse versículo é muito humano e muito doce. A tradução literal para “enviados” é apóstolos, e, como tal, Paulo tinha direitos sobre aquela igreja, de modo a dela exigir sua manutenção. Com base na autoridade apostólica que tinha, Paulo poderia impor aos tessalonicenses o peso de sua manutenção. Ele continua: “Porque vos recordais, irmãos, do nosso labor e fadiga; e de como, noite e dia labutando para não vivermos à custa de nenhum de vós, vos proclamamos o evangelho de Deus” (v. 9). No entanto, em vez de se fazer pesado aos irmãos, Paulo trabalhou com as próprias mãos, noite e dia, para não viver à custa de ninguém. Mesmo trabalhando e labutando, ele conseguiu pregar o evangelho. Que exemplo excelente!
Paulo também falou sobre os direitos que possuía por ser apóstolo (1 Co 9:1-12). Quando esteve em Corinto, Paulo trabalhou com as próprias mãos, humilhou-se e abriu mão de sua posição de dignidade para servir, seguindo o exemplo do Senhor Jesus. Nosso Senhor não reivindicou Sua posição; antes, até mesmo lavou os pés de Seus discípulos, e é com essa humildade que nós também devemos servir (Jo 13:14-16). Em vez de usar do direito de impor coisas sobre os tessalonicenses, Paulo se comparou a uma mãe que acalenta os filhos e deles cuida com carinho. Foi assim que Paulo se relacionou com a igreja em Tessalônica (1 Ts 2:7). É dessa forma carinhosa que devemos lidar com os irmãos, como nos foi ensinado por Paulo com seu exemplo.
Paulo não apenas pregou o evangelho aos tessalonicenses, mas lhes deu a própria vida (1 Ts 2:8). Note que “vida” aqui é “vida da alma”, psiquê, em grego, e isso envolve sacrifício, desdobramento, desprendimento. Paulo não enfatizou atos milagrosos, como cura, expulsão de demônios ou outras formas de demonstração de poder, mas apresentou seu testemunho de uma vida cristã normal, que inclui fé, amor e esperança.
O apóstolo trabalhou muito e nunca quis ser pesado a ninguém, pelo que chegou a trabalhar noite e dia (1 Ts 2:9; 2 Ts 3:8). Quanta disposição ele tinha! Mesmo envolvido em seus afazeres diários, jamais deixou de pregar o evangelho e dar testemunho do que o evangelho havia feito em sua vida. O trabalho nunca foi um impedimento ao exercício de seu ministério. Mesmo sendo apóstolo, separado para realizar a obra de Deus, Paulo tinha por profissão confeccionar tendas e, por onde passava, trabalhava, mas, principalmente, pregava o evangelho (At 18:3).
Veja como era sua vida por suas próprias palavras: “E nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos” (1 Co 4:12a). Ele sempre buscou trabalhar para não se fazer pesado a ninguém, embora os irmãos de Filipos se tivessem associado a seu apostolado e o suprido em algumas ocasiões (2 Co 11:9; Fp 4:15-16). Paulo nunca esteve interessado nos benefícios de ser apóstolo; antes, sua atitude sempre foi a de doar-se (2 Co 12:14). Esse foi seu testemunho entre os tessalonicenses e foi isso que causou impacto.
Por fim, ainda sobre sua conduta entre os tessalonicenses, Paulo escreveu: “Vós e Deus sois testemunhas do modo por que piedosa, justa e irrepreensivelmente procedemos em relação a vós outros, que credes” (1 Ts 2:10). A conduta piedosa é para com Deus, a conduta justa é para com os homens e a conduta irrepreensível é para com Deus, para com os homens e também para com Satanás, a fim de que este não tenha motivo de nos repreender ou acusar. No início do versículo 11, ele reforça: “E sabeis, ainda, de que maneira [...]”. A conduta do apóstolo Paulo deve inspirar-nos a buscar o mesmo tipo de viver piedoso, justo e irrepreensível. Louvado seja o Senhor!