quinta-feira, 7 de novembro de 2013

ANDAR NA VERDADE VERSUS ANDAR NA VAIDADE DOS PENSAMENTOS

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 7 / QUINTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 Andar na graça e na verdade (Ef 4:1, 7, 17, 21)

Leitura bíblica: Ef 4:18-21; 2 Pe 1:12

Ler com oração: Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos (Ef 4:17).

ANDAR NA VERDADE VERSUS ANDAR NA VAIDADE DOS PENSAMENTOS

Até ontem vimos sobre o andar na graça e sua relação com o nosso aperfeiçoamento. À medida que exercitamos nosso dom, recebemos graça, para que ele se torne ministério. O CEAPE é uma importante ferramenta para que o dom se torne ministério. No CEAPE somos aperfeiçoados na Palavra e também nas questões práticas. No Brasil e no Exterior existem vários CEAPEs. Ainda que já tenhamos participado de algum deles, é interessante regressar periodicamente para fazer uma reciclagem, ser atualizado e renovado. Essa é uma maneira de andar na graça para ser aperfeiçoado e servir ao Senhor de maneira adequada.
O segundo tipo de andar é na verdade. Leiamos Efésios 4:17: “Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos”. Vaidade quer dizer oco, ou sem conteúdo. Isso está relacionado com o nosso testemunho. Paulo estava preocupado com o viver dos efésios, da maneira como eles estavam andando. Como filhos de Deus não podemos ser como os gentios, que vivem imoralmente: praticam o sexo antes do casamento, casam e se separam por qualquer motivo; eles não têm nenhum temor, pois não conhecem a Deus. O viver dos gentios é de mera aparência, sem conteúdo e totalmente desaprovado por Deus.
Em certa ocasião, após uma reunião da igreja, uma irmã procurou um cooperador e lhe disse: “Peça aos irmãos responsáveis que permitam eu vir morar com meu marido no local de reuniões da igreja”. O irmão surpreso perguntou-lhe: “Não estou entendendo! Você mora em uma excelente casa, com piscina, cozinha grande, sala espaçosa! Por que gostaria de morar no local de reuniões?”. Para seu espanto ela respondeu: “É porque no local de reuniões meu marido é amoroso, humilde e paciente. No local de reuniões, ele nunca grita comigo”. Essa história descreve o que é viver na vaidade dos próprios pensamentos, ou seja, uma vida de aparência (vs. 18-19). Quem vive assim, está enganando a si mesmo. O Senhor não está preocupado com nossa “embalagem”, isto é, nossa aparência no local de reuniões. Antes, preocupa-se com nosso conteúdo, com o que está dentro de nós. Ele deseja que vivamos em realidade.
Prosseguindo nos versículos 20 e 21 lemos: “Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus”. Juntando esses versículos com o 17, temos o andar na verdade. A palavra verdade pode ser traduzida para realidade. Isso reforça a vontade do Senhor para nós, o qual não quer que vivamos de aparência, mas na realidade. Essa é a realidade que o Espírito quer nos proporcionar, Ele é o Espírito da realidade, trazendo a realidade de Deus a nós (Jo 14:17).
Quanto ao nosso viver, andar na verdade tem duas aplicações. A primeira é no sentido coletivo, e a segunda, individual. O andar no sentido coletivo, diz respeito a praticarmos a Palavra, à pregação do evangelho do reino. Esse aspecto, porém, não se limita a ficarmos falando do evangelho do reino dentro de um local de reuniões, mas se estende a sair para cuidar de pessoas novas, cuidar dos irmãos que se reúnem conosco e de todos os filhos de Deus. Neste sentido é que vemos a importância do BooKafé, da colportagem e do aperfeiçoamento no CEAPE.
Com respeito à leitura de livros em grupos, também precisamos nos atualizar. Comparando isso ao mercado financeiro, vemos que os especialistas investem tempo em sua formação a fim de fundamentar os princípios que norteiam suas áreas de conhecimento. Entretanto, quando esses profissionais precisam tomar decisões, buscam os jornais atualizados para saber como está o mercado financeiro.
Em nossa experiência, não é muito diferente, precisamos das verdades essenciais e clássicas, como por exemplo, o exercitar do espírito, a Fé, as três partes do homem, invocar o nome do Senhor e a economia de Deus. Estas se tornaram nosso fundamento. Contudo, para a direção atual, precisamos ler o Alimento Diário, que sempre nos traz o alimento fresco, a palavra atual, a verdade presente (2 Pe 1:12). Por meio desse devocional não apenas temos acesso às riquezas da Palavra de Deus, como também ganhamos uma direção prática para o nosso viver e obra a fim de nos preparar para reinar com Cristo.
Agora, é o momento de colocarmos tudo em prática para apressarmos a volta do Senhor, pregando o evangelho do reino, usando as ferramentas atuais.


Ponto-chave: Viver de realidade e não de aparência.

Pergunta: Como podemos andar na verdade no sentido coletivo?