segunda-feira, 1 de julho de 2013

O MUNDO DE OUTRORA, O MUNDO PRESENTE E O MUNDO QUE HÁ DE VIR

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 8 - SEGUNDA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 16: A edificação do Corpo de Cristo no ministério de João (3 Jo 3-4)
Leitura bíblica:  Is 14:13-14; Ez 28:17-18; Lc 4:6; Jo 16:11; Ap 12:10b.
Ler com oração:  Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos (Ap 20:6).

O MUNDO DE OUTRORA, O MUNDO PRESENTE E O MUNDO QUE HÁ DE VIR

O tema desta semana é “A edificação do Corpo de Cristo no ministério de João”. O encargo que o Senhor tem-nos dado é praticar o ministério de João em sua maturidade, encargo esse que inclui a pregação do evangelho do reino.
Um dos trechos da Palavra que nos incentiva a praticar esse encargo é Hebreus 2:5-8, que diz: “Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando; antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras das tuas mãos. Todas as coisas sujeitaste debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas a ele sujeitas”. Deus não sujeitou o mundo que há de vir aos anjos, e sim aos homens; porém não homens quaisquer, mas os que foram regenerados, cresceram em vida e se tornaram vencedores.
O mundo de outrora foi confiado a um querubim (cf. Lc 4:6). Entretanto o orgulho surgiu em seu interior e, não se contentando com a posição elevada que Deus já lhe havia dado, ele queria ser igual a Deus (Is 14:13-14). Deus não o tolerou e o arrojou para a terra (Ez 28:17-18). Esse querubim, então, se tornou Satanás, o adversário de Deus, e o diabo, o acusador (Ap 12:10b).
Satanás usurpou todos os reinos da terra, e tornou-se o príncipe deste mundo (Jo 16:11). Hoje, apesar de haver mais de duzentas nações soberanas, cada uma com seu governo, no fundo, por detrás dos bastidores, quem manipula todos esses países, é Satanás. Assim, o mundo presente foi usurpado por Satanás. Deus, ao criar o homem, o abençoou e disse: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra” (Gn 1:28). O plano divino é derrotar Seu inimigo por meio do homem.
Nós, que cremos no Senhor e recebemos a vida divina, devemos alimentar-nos da Palavra e negar a nós mesmos, permitindo que Ele trabalhe em nós. Desse modo cresceremos e amadureceremos para ser vencedores. Assim, a vontade do Senhor será feita, o príncipe deste mundo será derrotado, o Senhor voltará e reinaremos com Ele mil anos e, por fim, durante toda a eternidade (Ap 20:4, 6; 22:5). Aleluia!


Ponto-chave: Regeneração, crescimento, maturidade, reino.
Pergunta: Por que o governo do mundo que há de vir será entregue a homens e não a anjos?