sexta-feira, 7 de junho de 2013

NVOCAR O NOME DO SENHOR EM QUALQUER SITUAÇÃO

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 4 - SEXTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 12: As sete igrejas (Ap 1:10-11)

Leitura bíblica:  Rm 12:3; 1 Pe 5:5b; Ap 3:7-22

Ler com oração:  Ó SENHOR, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome! (Sl 8:9). Prostrar-me-ei para o teu santo templo e louvarei o teu nome, por causa da tua misericórdia e da tua verdade, pois magnificaste acima de tudo o teu nome e a tua palavra (138:2).

INVOCAR O NOME DO SENHOR EM QUALQUER SITUAÇÃO

A condição da igreja nos primeiros séculos é retratada pelas primeiras três igrejas em Apocalipse 2. Embora duas delas tenham sido repreendidas pelo Senhor, sempre houve um grupo de cristãos que atendeu ao chamamento do Senhor, quer fosse para o arrependimento, quer fosse para Lhe ser fiel até o fim. Esses cristãos possuíam duas características: invocar o nome do Senhor e guardar Sua Palavra, mesmo que, devido às circunstâncias, não pudessem praticar isso de maneira pública.
Em Éfeso, havia aqueles que se arrependeram e restauraram o primeiro amor; em Esmirna, havia aqueles que deram um testemunho vitorioso da fé em Cristo e Lhe foram fiéis mesmo em face de perseguições e morte, obtendo a promessa da coroa da vida; em Pérgamo, certamente havia aqueles que invocavam o nome do Senhor ocultamente, mesmo debaixo do domínio do império romano.
Quanto às características das últimas quatro igrejas, segundo os intérpretes da Bíblia, elas permanecerão até a volta do Senhor. A cada uma delas também é feito um chamamento aos vencedores, sendo-lhes dada a oportunidade de se arrepender e fazer o que Deus determinou: em Tiatira, há aqueles que não se envolvem com doutrinas heréticas; em Sardes, há os que são dignos de andar junto com o Senhor, tendo suas obras aprovadas por Ele.
Quanto à igreja em Filadélfia, cremos que ela surgiu desta linha de vencedores que, ao longo das eras, perseveraram em invocar o nome do Senhor e guardaram Sua palavra. A esses o Senhor não lhes faz qualquer repreensão, mas os encoraja a conservar o que já têm, para que ninguém lhes tome a coroa (Ap 3:7-13).
A igreja em Laodiceia, por sua vez, retrata aqueles que perderam a simplicidade e, por se acharem possuidores de revelações bíblicas elevadas, se sentem ricos e abastados, rejeitando novas revelações da parte do Senhor. Embora essa igreja se considere rica e conhecedora de muitas verdades, na realidade está empobrecida, suas dificuldades estão expostas, e não consegue enxergar a própria condição de miséria (v. 17). Mesmo assim, podemos ver o desejo do Senhor que alguém se arrependa ali ao ser disciplinado por Ele, e se humilhe, abrindo-Lhe a porta (v. 19). A condição de Laodiceia nos adverte a ter o cuidado de jamais nos elevar sobre os outros, achando que temos mais conhecimento. Jamais pensemos de nós mesmos além do que convém (Rm 12:3). Busquemos sempre manter a simplicidade, invocando o nome do Senhor e procurando praticar Sua palavra conforme Sua revelação atual.


Ponto-chave:  Conservar o que temos: o nome do Senhor, Sua palavra e a chave do reino.

Pergunta:  Quais as diferenças entre a igreja em Filadélfia e a igreja em Laodiceia?