domingo, 27 de julho de 2014

USAR O ESPÍRITO PARA EXTRAIR VIDA DA PALAVRA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - SEGUNDA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 18: As verdades no ministério de Paulo [2] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: Jr 31:31-34; Rm 7:9-11; 2 Co 12:1-4; Gl 3:21

Ler com oração: O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica (2 Co 3:6).

USAR O ESPÍRITO PARA EXTRAIR VIDA DA PALAVRA

Recebemos muita ajuda espiritual através das palavras contidas nas epístolas de Paulo. Ele registrou as visões e revelações que lhe foram dadas por Deus, a fim de que os ministros da nova aliança usem o espírito, sejam iluminados e pratiquem as verdades apresentadas em seus escritos. Os ministros da nova aliança devem estar no espírito para ler as Escrituras, sob pena de que, ao tomarem a Palavra de Deus apenas na letra, morrerão espiritualmente (2 Co 3:6).
Nenhum outro trecho da Bíblia apresenta a questão do ministério de maneira tão clara como 2 Coríntios 3 e 4. Nesses capítulos, percebemos que sem a aliança de Deus não há como ter ministério. Jeremias 31:31-34 nos ensina que Deus firmaria uma nova aliança com o Seu povo. Ele faria nova aliança não com o Israel do Antigo Testamento – que obedecia às leis externas –, mas com o Seu povo do Novo Testamento, os crentes em Cristo. Portanto, com base nessa nova aliança, a do Novo Testamento, foi estabelecido o ministério da nova aliança (2 Co 3:6).
As visões e revelações que Paulo ouviu do Senhor, quando foi arrebatado ao paraíso, são palavras inefáveis as quais não é lícito ao homem referir. Mas, graças o Senhor, ele as registrou na forma escrita para nosso desfrute (12:4).
Na época da lei havia exigências para o homem, mas a letra era incapaz de lhe dar vida (Gl 3:21). Nos dias de hoje vemos quadro semelhante quando usamos nossa mente desprovida do espírito, não conseguindo tocar a vida que está na Palavra (Jo 6:63). Se enveredarmos por esse caminho, isto é, tomando a Palavra como letra morta, jamais teremos a graça divina para praticá-la (Rm 7:9-11).
O apóstolo Paulo, como um ministro da nova aliança, certamente tinha um vasto conhecimento e visão do plano divino por meio das palavras inefáveis recebidas, as quais não fora lícito ao homem referir. Mas era a vontade de Deus que ele registrasse em suas epístolas as palavras que recebera no terceiro céu, com a intenção de que, hoje, as tomemos como vida, usando o espírito, e assim possamos ganhar mais da vida de Deus.


Ponto-chave: O ministério da nova aliança consiste em Espírito e vida.

O MINISTÉRIO QUE EDIFICA O CORPO DE CRISTO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - DOMINGO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 17: As verdades no ministério de Paulo [1] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: 1 Co 12:4-6; 2 Co 8:1-5; Ef 4:11-12; Cl 4:15; 3 Jo 5-8

Ler com oração: Assim, também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja (1 Co 14:12).

O MINISTÉRIO QUE EDIFICA O CORPO DE CRISTO

O ministério neotestamentário para a edificação do Corpo de Cristo inclui três aspectos: o ministério da Palavra, o ministério dos serviços e o ministério das ofertas de riquezas materiais. Além disso, Paulo menciona em 1 Coríntios 12:4-6 os dons, ministérios e operações. Isso nos encoraja a desenvolver tudo aquilo que o Senhor nos deu.
O ministério da Palavra está descrito em Efésios 4:11, sendo desempenhado na igreja pelos apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. Essas pessoas exercem a função de ministros da Palavra, para a edificação do Corpo de Cristo (v. 12).
Embora o ministério da Palavra seja o mais importante, não podemos nos esquecer do ministério dos serviços, nem do ministério das ofertas de riquezas materiais. Quanto ao ministério dos serviços, o apóstolo João menciona um irmão chamado Gaio, que tinha o ministério de hospedar os irmãos (3 Jo 5-8). Vemos ainda Paulo mencionando uma irmã que hospedava a igreja em sua casa (Cl 4:15). Quem desempenha esse ministério de hospedagem sabe que não se trata apenas de acolher e alimentar os irmãos, mas também de ofertar para aqueles que são enviados para a obra e atentar para suas necessidades. Certamente precisamos seguir esse exemplo ao desempenhar o ministério dos serviços.
Quanto ao ministério de riquezas materiais, vemos que nosso dom de ofertar pode ser tornar um ministério, e este, por sua vez, resultar em operações. Isso significa que nossa oferta pode ser tornar uma maneira de Deus operar, agir em nós e através de nós, em favor da edificação do Corpo de Cristo. Em outras palavras, as ofertas de riquezas materiais dão suporte ao ministério da Palavra e também ao ministério dos serviços, possibilitando que o Corpo de Cristo seja edificado por intermédio de cada um de nós. Por isso cada um pode e deve desenvolver os três aspectos do ministério: da Palavra, dos serviços e das ofertas de riquezas materiais.
Que o Senhor nos conceda a oportunidade de ofertar a Ele nossos bens, não somente de acordo com necessidade apresentada pela igreja, mas também além dessa necessidade, com generosidade e alegria (2 Co 8:1-5). Isso depende de uma reação rápida e positiva de nossa parte. Quando ouvimos acerca de alguma necessidade da igreja ou da obra, na pregação do evangelho, vamos participar. Agindo assim, certamente estaremos cooperando para o avanço do evangelho do reino e apressando a vinda do Senhor. Aleluia!


Ponto-chave: Desenvolver os três aspectos do ministério.