domingo, 17 de novembro de 2013

ANDAR NO ESPÍRITO E PRATICAR A PALAVRA MUDA AS PESSOAS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 8 - DOMINGO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 Andar no amor, na luz e no espírito (Ef 5:1-2, 8, 18-21; 1 Jo 1:5-7; 4:7-9, 16)

Leitura bíblica: 1 Tm 1:3; 2 Tm 1:6; 3 Jo

Ler com oração: Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade (3 Jo 4).

ANDAR NO ESPÍRITO E PRATICAR A PALAVRA MUDA AS PESSOAS

Paulo escreveu aos efésios uma carta maravilhosa sobre a economia de Deus e sobre um viver que traz o reino do Senhor. Contudo, pelo que lemos em 1 Timóteo 1:3, alguns preferiam ocupar-se com fábulas e genealogias sem fim. Quando isso ocorre, a igreja cai na esfera da alma, da mente e morre espiritualmente. Depois de seu primeiro aprisionamento, ao passar novamente por Éfeso, Paulo deixou ali o jovem cooperador Timóteo para ajudar a igreja a permanecer na economia divina, mas aparentemente Timóteo não foi capaz de fazê-lo. Pela segunda carta que Paulo escreveu-lhe, percebemos que Timóteo fora subjugado pela situação negativa; ele estava fraco e a chama de seu dom espiritual se havia apagado (2 Tm 1:6).
Segundo a história, cerca de vinte anos depois desses acontecimentos, após seu exílio na ilha de Patmos, o velho apóstolo João foi para Éfeso. Por meio de sua terceira carta, escrita para Gaio, vemos que Éfeso se tornou um centro da obra, de onde saíam irmãos para propagar o evangelho. João já tinha maturidade e sabia que todo o segredo estava no espírito; desse modo, certamente levou os efésios a voltar para o espírito.
Em 3 João 4 lemos: “Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade”. Gaio era um presbítero, provavelmente de Corinto, que andava na verdade, e isso deixava João extremamente alegre. Nos versículos 5-6 lemos que ele não só hospedou bem os que foram pregar o evangelho do reino em Corinto, mas também os encaminhou na jornada. Encaminhar aqui tem o sentido de prover o que é necessário para a viagem.
Ao contrário de Gaio, havia um irmão chamado Diótrefes, que não dava acolhida ao que João escrevia. Além de falar palavras maliciosas, ele não acolhia os santos e até expulsava os que os acolhessem (vs. 9-10). Sempre há irmãos que são contra certas práticas com respeito à pregação do evangelho, a contatar pessoas, ter contato com outros grupos cristãos. Nós, porém, devemos ser como Gaio.
No versículo 12, aparece outro personagem, Demétrio. Em Atos 19:24, encontramos Demétrio em Éfeso como um fabricante de imagens da deusa grega Diana, que reuniu os demais artífices para matar Paulo, pois, por causa da pregação do evangelho, o nome de Diana poderia cair em descrédito. Em 3 João 12, vemos que todos davam bom testemunho de Demétrio, inclusive João. Viver no espírito muda as pessoas.
Em todas as igrejas que têm a prática de contatar pessoas e pregar o evangelho, o ambiente mudou. Antes havia conflitos, problemas entre os irmãos e o número de salvos era pequeno. Quando passaram a viver no Espírito, receber e praticar a Palavra, pondo de lado as disputas, houve bênção e acréscimo de pessoas. O segredo para uma igreja cheia de harmonia, com fruto do Espírito, é praticar a Palavra. Isso é o que o Senhor quer fazer por meio de nós: andar no espírito e pregar o evangelho do reino em toda terra habitada para trazê-Lo de volta (Mt 24:14). Então virá o fim. Devemos buscar encher-nos do Espírito, até mesmo “embriagar-nos” do Espírito, a fim de agradar o Senhor e servi-Lo! Que essa seja nossa vida!


Ponto-chave: Viver no espírito muda as pessoas.

Pergunta: Como podemos mudar as pessoas e o ambiente da igreja em que estamos?