sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

O ESPÍRITO DA REALIDADE NOS CONDUZ A TODA REALIDADE

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 4 - SÁBADO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 O Espírito da realidade (Jo 14:16-18; 16:13)

Leitura bíblica:  Jo 14:16-17, 26

Ler com oração:  Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir (Jo 16:13)

O ESPÍRITO DA REALIDADE NOS CONDUZ A TODA REALIDADE

Por meio de Maria, o Senhor Jesus, como Filho do Homem, ganhou a natureza humana; por meio de Sua morte e ressurreição, Ele foi designado Filho de Deus (Rm 1:4), isto é, Sua natureza humana foi glorificada com a natureza divina. Quando invocamos o nome do Senhor, nós recebemos a vida divina e nascemos de Deus. Agora devemos permitir que essa vida cresça até dominar nossos atos, pensamentos e preferências. Esse é o evangelho do reino.
Antes da morte e ressurreição do Senhor não tínhamos qualquer esperança de Ele habitar em nós e estar conosco para sempre, pois, como homem, Jesus estava limitado no tempo e no espaço. Todavia em João 14:16-17 o Senhor disse: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós”. A melhor tradução para Espírito da verdade é Espírito da realidade. No versículo 18, o Senhor continua: “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros”. Aleluia! Isso nos mostra que o Espírito é o próprio Senhor Jesus que está para sempre conosco.
O versículo 26 diz: “Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”. Pelo fato de ter recebido O Espírito em seu espírito, João pôde escrever seu evangelho aos noventa anos de idade. Isso nos mostra que o Espírito ainda tinha algo importante a revelar.
Em seu evangelho, João corrobora tudo que Paulo falou e ainda complementa os seus escritos. Paulo falou de andar na graça e na verdade; em João 1:17 lemos: “Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo”. A realidade da graça e da verdade é a própria pessoa do Senhor Jesus. Mas não é apenas isso, pois em 1 João 1:5 lemos que “Deus é luz, e não há nele treva nenhuma”; em Efésios, Paulo exorta que devemos andar como filhos da luz (5:8). Enquanto Paulo nos disse que devemos andar em amor (v. 2), João definiu que Deus é amor (1 Jo 4:16). Paulo também falou sobre nos encher do Espírito (Ef 5:18), e João afirmou em seu evangelho que, pelo fato de Deus ser Espírito, devemos adorá-Lo em espírito e em verdade, ou realidade (Jo 4:24). Esses versículos nos mostram que, no evangelho e nas epístolas, João complementou e reforçou o encargo do apóstolo Paulo.
Ainda em seu evangelho, João nos mostra que o Espírito da realidade nos guiará a toda a realidade e ainda nos anunciará as coisas que hão de vir (16:13). Isso se cumpriu no livro de Apocalipse, quando o Senhor notificou o seu servo João “para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer” (Ap 1:1). Da mesma forma, hoje o Senhor continua utilizando homens que falam pelo Espírito para nos mostrar Sua vontade para nossas vidas.


Ponto-chave: O Espírito nos conduz à realidade das coisas espirituais.

Pergunta: Como João pôde se lembrar das palavras do Senhor mesmo depois de tanto tempo?