sábado, 16 de agosto de 2014

MINISTROS QUE ESTÃO ENVOLVIDOS NOS SERVIÇOS DA IGREJA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 4 - SÁBADO

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 20: Negar a vida da alma (Mt 16:24-28)

Leitura bíblica:  At 6:1-7; 7:54-60; 8:1a; Gl 4:2; 1 Pe 4:10


Ler com oração:    Os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus (1 Tm 3:13). Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino (5:17).

MINISTROS QUE ESTÃO ENVOLVIDOS NOS SERVIÇOS DA IGREJA

Quando falamos sobre todos sermos ministros da nova aliança, muitos consideram como algo muito elevado e inacessível na prática. No entanto não é assim que a Bíblia nos ensina quando fala dos diáconos ou presbíteros, pois ambos são ministros, isto é, os que servem. Os presbíteros devem se dedicar não apenas à administração da igreja, mas também à oração, ao ministério da Palavra e ao cuidado do rebanho de Deus (1 Tm 5:17; At 20:28); os diáconos, por sua vez, também devem fazê-lo, mas sua principal incumbência é cuidar dos assuntos práticos da igreja (6:2-6).
Naquela oportunidade, foram levantados sete diáconos, entre os quais Estêvão. Esses diáconos deveriam servir às mesas, para que os apóstolos se dedicassem integralmente à oração e ao ministério da Palavra (v. 4). No entanto vemos que o próprio Estêvão tinha o ministério da Palavra, de modo que os judeus, ao interrogá-lo, se sentiram expostos e incomodados com a sua defesa e decidiram apedrejá-lo (vs. 9-10, 57). Enquanto era apedrejado por seus perseguidores, ele invocava o nome do Senhor Jesus; naquele momento de crueldade, Estêvão também falou palavras muito profundas que demonstram o amor que ele tinha por eles (v. 60). Ele viu o Senhor em pé à destra de Deus (vs. 55-56). Tal fato nos mostra a grandeza de invocar o nome do Senhor e como Ele se apressa em nos socorrer quando O invocamos com realidade.
Essa história serve para ilustrar como deve ser um diácono, ou seja, um ministro da nova aliança. Este deve ser cheio do Espírito e de sabedoria, e deve estar envolvido nos serviços da igreja. No entanto não pode servir de qualquer maneira, mas precisa estar no espírito, sempre invocando o nome do Senhor.
Além de invocar o nome do Senhor, o viver normal da igreja implica negarmos continuamente nossa vida da alma, isto é, renunciar às nossas opiniões e afirmar nossa dependência Dele. De acordo com Mateus 16:24, essa é a grande condição para podermos seguir o Senhor.
Hoje, se somos herdeiros que ainda não atingiram a maioridade, precisamos do cuidado dos “tutores e curadores” para sermos aperfeiçoados em dois aspectos, quais sejam o conhecimento e o sustento (Gl 4:2). Então, quando alcançarmos a maturidade, poderemos enfim herdar o que o Pai tem preparado para nós (1 Pe 1:4). Não poderemos levar nosso ego para o mundo vindouro. Se queremos governar o mundo que há de vir, precisamos estar cheios da vida de Deus e, para alcançar esse estágio, devemos negar a vida da alma e abrir espaço para a vida divina crescer em nós.


Ponto-chave:  Servir no espírito.