domingo, 15 de novembro de 2020

A FÉ VEM POR OUVIR A PALAVRA DE CRISTO

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 4 – DOMINGO (páginas 70, 71 e 72)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
O PODER DO EVANGELHO – EZRA MA E PEDRO DONG
Mensagem: A OBRA DE FÉ – (1 TS 1:3; 2 TS 1:11)

Ministrada por Pedro Dong
Leitura bíblica:
Gl 2:20; Fp 3:21
Ler com oração:

A fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo (Rm 10:17).

A FÉ VEM POR OUVIR A PALAVRA DE CRISTO
É muito importante entender como recebemos a fé: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Rm 10:17). A fé não vem por obras ou por esforço humano, mas por ouvirmos a palavra de Cristo. Paulo foi a Tessalônica e pregou a palavra da fé. Aqueles que a ouviram receberam a fé e foram reconectados a Deus, tornando-se a nova criação.
Quando falamos de fé, precisamos entender a diferença entre Fé objetiva e fé subjetiva. Cristo é a Fé objetiva. Quer os homens acreditem ou não, Ele existe. Paulo escreveu: “Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gl 2:20). A tradução literal de um trecho desse versículo é: “vivo na fé, a fé do Filho de Deus”. Logo, podemos concluir que a fé diz respeito ao Filho de Deus. Então a Fé é o próprio Filho de Deus. Portanto a Fé objetiva é o próprio Filho de Deus, acreditem os homens ou não. Assim sendo, como a Fé consegue entrar em nós?
Nessa figura, vemos do lado direito três círculos concêntricos, representando o homem tripartido: corpo, alma e espírito. O círculo mais interior representa o espírito; o círculo intermediário, a alma; e o círculo exterior, o corpo. A Fé está fora dos três círculos, no lado esquerdo, ou seja, está fora de nós. Como eu posso receber a Fé? É por meio da Palavra. Na imagem, a Palavra está representada por um veículo, pois a Palavra transporta a Fé para dentro de nós. Quando ouvimos pela primeira vez a palavra do evangelho, esse veículo trouxe para dentro de nosso espírito elementos da Fé. Nossos ouvidos são como portões de acesso para que esse veículo entre em nosso ser. Se a palavra é falada a nós e não lhe damos ouvidos, essa palavra não entra em nós. Mas, se dermos ouvidos à palavra, ela entrará por nosso corpo, passando por nossa alma, isto é, por nossa mente. Se, ao ouvir a palavra, nossa mente se ocupar com pensamentos, a palavra não conseguirá alcançar nosso espírito. Mas, se ouvirmos a palavra de Deus e estivermos com nossa mente aberta e atenta, essa palavra entrará em nosso espírito.
Quando esse veículo, trazendo a Fé, entrar em nosso espírito, produzirá a fé subjetiva. A Fé objetiva, que estava do lado de fora, produz a fé subjetiva dentro de nós. É assim que nos reconectamos a Deus, na esfera do Espírito. Na esfera da criação, fomos desconectados do Senhor, mas, por meio da palavra da Fé, fomos reconectados a Deus na esfera, no nível mais elevado, o nível do Espírito.
Se continuamente recebermos a palavra de Deus, seremos mais constituídos com fé em nosso espírito, mais enchidos da vida do Filho de Deus e Sua natureza divina. E, quando nosso espírito estiver cheio da palavra, transbordará para nossa alma. Deus quer dominar nossa alma. Ele quer se conectar a nossa alma!
Já fomos reconectados a Deus em nosso espírito, ou seja, a Fé alcançou nosso espírito. Contudo o Senhor ainda não está satisfeito com isso; Ele quer se conectar também a nossa alma. Nossa mente, vontade e emoção ainda estão muito livres. Mas, ao receber, por meio da palavra, a vida e a natureza de Deus, nossa alma se enche cada vez mais de Cristo.
Por fim, de tanto receber a vida e a natureza divinas, obteremos a plena filiação. Seremos filhos maduros, prontos para receber a herança que nos está reservada. Era isso o que Deus queria fazer no jardim do Éden. Bastaria ao homem comer da árvore da vida.
Em Seu plano, Deus quer reconectar-nos a Si completamente, alcançando as três partes de nosso ser, a começar pela regeneração de nosso espírito até a transfiguração de nosso corpo em Sua volta (Fp 3:21). Hoje, devemos preocupar-nos em deixar a vida e a natureza divinas transbordarem para nossa alma, recebendo cada vez mais a palavra de Deus. Isso conectará nossa alma a Deus, e Ele passará a governá-la a ponto de pensarmos como Cristo, termos a mesma emoção do Senhor Jesus e cumprirmos plenamente a vontade de Deus.
Tal palavra nos deixa cheios de esperança. Mesmo com todo o caos da situação da humanidade, Deus não desistiu do homem; antes, preparou-lhe um caminho para reconectar-se a Ele por meio da fé. Que essa palavra nos encoraje a avançar e nos torne os vencedores que o Senhor tanto busca. Aleluia!
Pergunta: Qual é a diferença entre Fé objetiva e fé subjetiva?

Meu ponto-chave: