terça-feira, 1 de abril de 2014

REVESTIDOS DO ESPÍRITO PARA A PREGAÇÃO DO EVANGELHO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - TERÇA-FEIRA

 MENSAGEM 2: Todo aquele que invocar o nome do Senhor Jesus será salvo – (At 2:21)
Leitura bíblica: At 2:1-24, 36

Ler com oração: Isto [Jesus] disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado (Jo 7:39). Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra (At 1:8).


REVESTIDOS DO ESPÍRITO PARA A PREGAÇÃO DO EVANGELHO

Vimos ontem que o Senhor, por meio do derramamento do Espírito, capacitou Seus discípulos a pregar o evangelho em Jerusalém, no dia de Pentecostes. Os que estavam em Jerusalém naqueles dias eram pessoas que, por certo, queriam cumprir o que Deus havia ordenado com respeito à celebração das festas anuais (Dt 16:16). Esse grupo era composto de judeus e prosélitos bem-sucedidos vindos do exterior, e de judeus de Jerusalém, que haviam crucificado o Senhor cinquenta dias antes. Embora os discípulos tivessem limitação cultural e número insuficiente para alcançar toda a terra, seu desejo era ajudar todos os moradores de Jerusalém a invocar o nome do Senhor e a crer que Deus O ressuscitou e O fez Senhor e Cristo (At 2:21-24, 36).
A Bíblia nos relata que os cento e vinte galileus permaneceram unânimes em oração durante vários dias, esperando ser revestidos de poder do alto, isto é, que o Espírito Santo fosse derramado sobre eles, conforme prometido (Lc 24:49; At 1:4). Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, “todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem” (2:4). Isso é exatamente o cumprimento da promessa segundo a qual seriam capacitados a falar em outras línguas para pregar o evangelho, pois naquele momento esse dom foi necessário devido à limitação cultural daqueles irmãos e às diferentes nacionalidades das pessoas que ali se encontravam (vs. 5-6, 8-11).
Os discípulos ficaram cheios do Espírito Santo e experimentaram o aspecto exterior do Espírito, revestidos com Seu poder para pregar o evangelho. Contudo ainda temos o aspecto interior do Espírito, que todos nós experimentamos quando cremos no Senhor Jesus. Ao crermos recebemos O Espírito em nosso espírito (Jo 1:12; 7:39). Esse Espírito é também chamado de Espírito da realidade, o qual inclui não apenas o Espírito Santo, como também o Pai e o Filho (veremos isto com detalhes posteriormente). Como O Espírito, o Senhor está sempre conosco (14:16-18)! Podemos a todo momento nos encher desse Espírito, invocando o nome do Senhor! Aleluia!