quarta-feira, 7 de maio de 2014

A EXPERIÊNCIA COM A ARCA DA ALIANÇA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 6 - QUARTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 6: A visão do tabernáculo [2] – (Êx 25:20-22)

Leitura bíblica: Êx 25:10-20; Ez 28:14

Ler com oração: Porás o propiciatório em cima da arca; e dentro dela porás o Testemunho, que eu te darei. Ali, virei a ti e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do Testemunho, falarei contigo acerca de tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel (Êx 25:21-22).


A EXPERIÊNCIA COM A ARCA DA ALIANÇA

Após passar o véu intermediário, temos o Santo dos Santos. Nele, está a arca da aliança. A maneira como ela foi construída também é muito significativa para nossa experiência: “Farão uma arca de madeira de acácia; de dois côvados e meio será o seu comprimento, de um côvado e meio, a largura, e de um côvado e meio, a altura. De ouro puro a cobrirás; por dentro e por fora a cobrirás e farás sobre ela uma bordadura de ouro ao redor” (Êx 25:10-11). Apesar de a arca ser feita de madeira de acácia, uma madeira resistente aos insetos, havia a necessidade, ainda, de cobri-la com ouro puro. Isso representa a humanidade revestida da divindade. Primeiramente Cristo, que, sendo homem, tinha a divindade dentro de Si; mas também nós, os pecadores, que, ao sermos regenerados, recebemos a vida de Deus e nos tornamos Seus filhos.
Outra importante característica da arca é a maneira como foi feito o propiciatório: “Farás também um propiciatório de ouro puro; de dois côvados e meio será o seu comprimento, e a largura, de um côvado e meio. Farás dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório” (vs. 17-18). Os querubins sobre o propiciatório foram feitos de “ouro batido”. Para a edificação da igreja precisamos ainda do labor de Deus sobre nossa pessoa. Quanto mais “golpes” recebermos em nossa alma, mais conformados à forma de Cristo estaremos.
Prosseguindo nos versículos 20 e 21, lemos: “Os querubins estenderão as asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; estarão eles de faces voltadas uma para a outra, olhando para o propiciatório. Porás o propiciatório em cima da arca; e dentro dela porás o Testemunho, que eu te darei”. Os querubins são responsáveis pelo velar da glória de Deus (Ez 28:14). Qualquer coisa impura que se aproximasse do Senhor no Santo dos Santos, era consumida por eles.
Em Êxodo 25:22 lemos: “Ali, virei a ti e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do Testemunho, falarei contigo acerca de tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel”. Por entre os dois querubins, o Senhor falaria com Moisés, ou seja, sobre o propiciatório. Isso quer dizer que, para alguém entrar na presença do Senhor, tinha de ser aprovado pelo olhar dos querubins. Ele precisava satisfazer ou atingir o padrão de Deus. Caso contrário, os querubins iriam agir.
Somente depois que o homem resolvesse o problema de seus pecados, a partir da experiência no átrio – no altar de holocausto e na bacia de bronze –, ele estaria em condições de adentrar o Santo dos Santos para ter comunhão com Deus. Ele precisaria experimentar a redenção para ter acesso à presença de Deus. Nada impuro poderia chegar até Ele, senão Sua santidade não seria satisfeita, e os querubins o consumiriam naquele lugar.


Ponto-chave: Cumprir a justiça para ter a presença de Deus.